O ingresso do Coliseu é uma daquelas coisas que você tem que comprar durante uma visita a Roma.

E por que é uma coisa a se fazer? Porque o Coliseu tem muitas filas e a partir de 2019 só é possível entrar com data e hora marcada.

Mesmo quem deixa para comprar na hora (há quem goste de filas!), só pode entrar no monumento no horário marcado. E na alta temporada, finais de semana e feriados, mesmo chegando cedo na fila os bilhetes podem acabar rápido e você terá que esperar o primeiro lote de horário vago.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para o Museu do Vaticano com Capela Sistina

visita ao subterráneo do Coliseu


Ingresso do Coliseu: quais são os tipos de ingressos fura-fila?

Ao entrar nos sites de venda de ingressos, tanto o site oficial do Coliseu www.coopculture.it, quanto os sites de revenda oficiais autorizados, como o Get Your Guide, você vai se deparar com vários tipos de bilhetes do Coliseu, com preços e modalidades variadas. Logo vem uma dúvida: qual ingresso comprar para o Coliseu?

Por isso, a seguir há explicação de todos os tipos de ingresso do Coliseu, que podem ser comprados tanto no site oficial do Coliseu, quanto nos sites autorizados, como já dito acima.


O ingresso “simples”: Coliseu, Fórum Romano e Palatino

O ingresso “simples” de 16 euros é o tipo mais vendido dentre os ingressos do Coliseu. Ele não dá direito a visitar nem os subterrâneos, nem a arena e nem o terraço panorâmico.

Falando assim pode parecer o bilhete menos interessante, mas não é. Porque ele é um ingresso sem limite de tempo. Enquanto os bilhetes com visitas ao subterrâneo, por exemplo, tem os minutinhos contados para essas partes especiais.

Praticidade: Compre aqui o seu ingresso e evite filas no Coliseu


Ingresso do Coliseu com visita à arena, o palco dos gladiadores

O ingresso do Coliseu com direito a visitar a arena, inclui a possibilidade de entrar e pisar por 10 minutos na reconstrução de parte da arena onde os gladiadores lutavam.

Dali temos uma visão privilegiada dos subterrâneos. Essa é a grande vantagem desse ingresso. Mas como ele tem horário marcado para pisar na arena por 10 minutos, na verdade é necessário chegar bem antes ao Coliseu para estar no ponto de encontro.

Após os 10 minutinhos na Arena, é possível entrar no circuito normal de visita do monumento, o mesmo circuito do ingresso “simples” de 14 euros, podendo ficar quanto tempo quiser. Somente a entrada na arena do coliseu é que tem o limite de tempo de 10 minutos.

Importante saber, porém, que esse bilhete é reservado só para quem entra acompanhado de um guia de turismo autorizado. Visitantes sem guias não podem visitar a arena.

ingresso do coliseu com arena

Emoção: Reserve o seu passeio guiado em português, com visita à arena


Ingresso do Coliseu com acesso aos subterrâneos

O Ingresso para o Coliseu com acesso aos subterrâneo dá direito a entrar na arena (mesmo que rapidamente), descer até os subterrâneos e depois entrar no circuito normal.

Esse passeio aos ambientes especiais (arena e subterâneo) pode ser realizado somente com um guia de turismo credenciado e para grupos com mais de 14 pagantes. Como nem sempre é possível formar um grupo com 14 pessoas, o próprio Coliseu e os revendedores autorizados como o Get Your Guide formam grupos e vendem a visita em inglês, italiano, francês e espanhol. Terminada a visita aos ambientes especiais, você vai continuar (sozinho e sem guia) a visita ao Coliseu.


Ingresso do Coliseu com acesso ao terraço panorâmico (e uma passadinha nos subterrâneos)

Atualmente há duas visitas com possibilidade de ir até os andares superiores do Coliseu: o terzo livello (terceiro nível) e o belvedere (mirante).

O Terceiro nível é uma visita a um andar superior ao andar máximo ao qual os visitantes do ingresso de 14 euros têm direito, que é o segundo andar. Até o segundo andar todos vão, ao terceiro è necessário pagar mais.

O mirante é a visita mais panorâmica de todas porque chegamos ao andar mais alto do Coliseu, que era o quinto andar.

Esses passeio aos terraços panorâmicos pode ser realizado somente com um guia de turismo credenciado e para grupos com mais de 14 pagantes. Como nem sempre é possível formar um grupo com 14 pessoas, o próprio Coliseu e os revendedores autorizados como o Get Your Guide formam grupos e vendem a visita em inglês, italiano, francês e espanhol. Terminada a visita aos ambientes especiais, você pode continuar (sozinho e sem guia) a visita ao Coliseu.

No momento atual, a visita ao Belvedere (Mirante) não está disponível.

Preço: a partir de 27 euros por pessoa.

Menores de 18 anos têm direito à gratuidade para o Coliseu, mas não para a parte das visitas ao terraço panorâmico.

Menores de 12 anos têm direito à gratuidade para o Coliseu e também para a visita ao terraço panorâmico.


Ingresso do Coliseu S.U.P.E.R

O ingresso SUPER é um bilhete de 16 euros, sem visita guiada e que dá direito a visitar algumas partes especiais do Fórum Romano e do Palatino, não abertas normalmente ao público, durante dois dias consecutivos. Ele também dá direito a uma visita ao Coliseu.

Quais são essas partes especiais?

  • Criptoportico do palácio do Imperador Nero
  • Museu do Palatino
  • Aula Isiaca – Loggia Mattei
  • Casa do Imperador Augusto
  • Casa da Lívia (esposa do imperador Augusto)
  • Templo de Rômulo
  • Igreja de Santa Maria Antiqua com o Oratório dos Quarenta Mártires e rampa de Domiciano

ingresso do coliseu


Ingresso do Coliseu para a visita noturna

Exceto no inverno, mas demais estações do ano, é possível visitar o Coliseu à noite. Confesso para vocês que essa é uma das visitas mais legais.

O passeio guiado dura 1 hora e meia e é vendido diretamente pelo Coliseu e pelos revendedores autorizados, como o Get Your Guide.

As explicações são em italiano, inglês, francês e espanhol. Visitamos o andar térreo, o primeiro andar e os subterrâneos e geralmente o guia escolhido pelo Coliseu é um arqueólogo.

Digamos que é uma visita um pouco menos abrangente do ponto de vista da mobilidade e talvez não dê para fazer fotos lindas e cenográficas como podemos fazer durante o dia, mas a experiência sensorial é bem envolvente.

O lado negativo é que esse passeio noturno não dá direito a visitar o Fórum Romano e o Palatino. Portanto, se você quiser visitar essas duas áreas arqueológicas será necessário comprar outro ingresso.


Domus Aurea: as ruínas da casa do imperador Nero

Não sei se vocês sabem, mas o Coliseu foi construído em cima dos jardins da mansão de 140 hectares outrora pertencente ao Imperador Nero. Por isso, também pode ser muito interessante poder ver o que restou dessa residência, hoje localizada nos subterrâneos da cidade.

Para visitar a Domus Aurea, é necessário reservar uma visita guiada no site do Coliseu www.coopculture.it, com os arqueólogos que trabalham na conservação das ruínas.

A visita dura 1 hora e 15 minutos e prevê uso de óculos de realidade virtual e está disponível em inglês, espanhol, italiano e francês.

Disponível somente aos sábados e domingos.


Visitas ao Coliseu com áudio-guia

Uma vez que não for possível fazer uma visita guiada com guia, é possível requisitar (a pagamento) um áudio-guia para o Coliseu (ao custo de 6 euros por aparelho) e um áudio-guia para o Fórum Romano e Palatino (ao custo de 6 euros por aparelho)


Visitas guiadas em português com guia credenciada

Eis-me aqui! A autora do Roma Pra Você também é uma guia de turismo credenciada em Roma. Então, se você quiser um passeio com explicações culturais e históricas, clique aqui e veja todos os passeios guiados de faço em Roma, incluindo o Coliseu.