Desde que descobri que existe “um mundo à parte” nas visitas noturnas aos monumentos romanos _e a primeira experiência foi poder contemplar os Museus Vaticanos vazios_ não perco uma oportunidade sequer de participar desses passeios guiados.
Com o início da primavera, dias mais quentes, ensolarados e com maior número de horas de luz, começam a pipocar vários eventos e passeios noturnos. Para mim, além da magia especial que pode ser uma visita noturna ao Coliseu, ou ver a Capela Sistina vazia e de pular a fila nos Museus Vaticanos, também existe aquela sensação vip, porque esses passeios costumam ser vendidos para um número pequeno de visitantes.
No passeio noturno no Coliseu, por exemplo, éramos um grupo de mais ou menos 25 pessoas. Naquele ao fórum romano éramos apenas dez.
Logo após apresentar-se ao grupo, a arqueóloga nos levou até o centro do Fórum Romano. Para esta visita, que dura 75 minutos, a entrada é pela Via dei Fori Imperiali. Como era final de Maio, e eu havia escolhido o passeio das 20:15, ainda não estava escuro quando começamos, mas foi muito interessante mesmo assim. Sabem por quê? Não estava quente demais, dava para ver a luz do sol dourada ficando mais vez menos intensa, e éramos um pequeno grupo em uma atmosfera completamente silenciosa.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Visitar os monumentos romanos sem multidões e com silêncio?! Não, não é uma lorota!
Acredito que tenhamos feito os primeiros trinta minutos de passeio ainda com bastante luz natural, quando o céu já se aproximava de um azul mais escuro, as luzes dos monumentos se acenderam.
Fiat lux! Foi um momento muito bonito e mágico.
Ao mesmo tempo que escutávamos as explicações sobre a origem do Fórum Romano, observávamos maravilhados as ruínas que sobreviveram até nós.
O passeio guiado é feito por uma arqueóloga, a qual nos explicou que no séc X a.C. ali existiam antigas catacumbas. No séc VI a.C. os reis etruscos drenaram a região, que era uma espécie de mangue, por onde passava o rio Velabro, construindo a Cloaca Máxima, a maior rede de água e esgoto de Roma.
Ter bonificado o terreno, fez com que o local se tornasse apto a hospedar construções, e assim iniciou a urbanização da área. O excursus nos levou até a fase imperial, com a construção dos templos, das basílicas, dos arcos triunfais e do amplo utilizo civil e legal do fórum romano.
Nesse meio tempo, a penumbra da noite nos alcançava e os monumentos iluminados reluziam cada vez mais, com uma brisa agradável que acariciava os nossos rostos.
A abertura extraordinária à igreja bizantina de Santa Maria Antiqua
Muitos não sabem, mas dentro do Fórum Romano, bem aos pés do Palatino, existe uma igreja bizantina antiquíssima, e não por acaso seu nome é Santa Maria Antiqua.
Ela foi construída no local que hospedou o anexo do palácio imperial de Calígula, posteriormente transformado em uma biblioteca por Diocleciano.
Foi construída no séc. VI, abandonada no séc. IX, em cima dela chegou a ser construída outra igreja, Santa Maria Liberatrice (Santa Maria Libertadora), até que esta foi destruída no séc. XIX para trazer à luz a igreja original.
Estima-se que a igreja possuía 1000 metros quadrados de afrescos, dos quais 250 metros quadrados chegaram razoavelmente bem conservados até os dias atuais. Trata-se de imagens pintadas do séc. VI até o séc IX a.C.
A igreja não é aberta ao público durante a visita diurna, mas somente em ocasiões especiais, como esse passeio noturno.
Como visitar o Fórum Romano à noite?
Vá ao site da Coopculture, a mesma empresa que possui a concessão da bilheteria on-line do Coliseu e compre o passeio: la luna al foro (a lua no fórum). Escolha o horário conforme o idioma. Nosso passeio tinha 10 pessoas, mas o grupo em inglês só tinha três. Se trata de fazer um passeio maravilhoso e exclusivo, longe das hordas e, principalmente, do calor que pode fazer no verão romano.
Quando: todas as sextas e sábados, das 20:15 à meia-noite (último ingresso às 22:45).
Preço: 20 euros
Leia também sobre outros passeios noturnos fantásticos:
- Passeio noturno do Coliseu: história, maravilha e contemplação
- Visita noturna: uma ótima maneira para ver os Museus Vaticanos vazios
- Passeio e show noturno com luzes e efeitos 3D nos fóruns imperiais
- Primavera e verão em Roma: abertura noturna de museus, monumentos e vilas históricas
- Teatro ao ar livre durante o verão romano
Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem
- Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
- Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Fura-filas para a Basílica de São Pedro e áudioguia
- Fura-filas para a Galleria Borghese
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até o Vaticano
- Transfer de ônibus do Aeroporto Ciampino até a Estação Termini
- Passeio de ônibus panorâmico em Roma
Oi, Luciana! Consultei o site para comprar os ingressos, mas parece que por enquanto essa visita está fechada, bem como o show 3D noturno. Você sabe dizer alguma coisa a respeito? Será que no verão eles vão reabrir?
Sim, eles reabrem todos os anos, da primavera ao outono.
O tour que vocês fizeram foi em italiano? Entrei no site indicado (coopculture) e vi que só tem opções em inglês e italiano.
Sim, foi em italiano. E só é oferecido em italiano e inglês.
uau! se a gente já fica impressionado com o Foro Romano de dia, de noite deve ser magico, ne? Vou anotar a dica para uma próxima visita a Roma!
Amo Roma e preciso voltar. Já passeiei pelas ruas de madrugada, mas não sabia que tinha esses tours à noite. Com certeza vou experimentar. Valeu pela dica!
Essa região é linda! Pena que não tive a oportunidade de fazer esta visita noturna, mas já anotei a dica! Obrigada
Que dica espetacular! Não sabia desse passeio e realmente é imperdivel! Valeu!
Clau
Que interessante! A visão dos monumentos com a iluminação noturna é super diferente e proporciona outra sensação do local. Obrigada por compartilhar.
Roma é uma das minhas cidade preferidas, de dia e de noite. Adoro a cidade. Estou sempre á procura de voos que façam escala em Roma para poder matar saudades. 😉
Visitas com poucas pessoas são do meu agrado! Desisti de visitar o Coliseu quando estive em Roma pela fila interminável! Obrigado pelas dicas
Nunca fiz tour noturno em Roma pq nunca me senti muito segura lá, mas fiquei com vontade ao ver as suas fotos lindas. Parabéns!
Visita noturna deve dar um charme extra pra coisa toda, né?! Fora que foge da muvuca de gente de dia.
que otima ideia! tudo mais tranquilo e com um brilho diferente! uma pena que a camera nunca capta o que nosso olho ve!
Uau que post mais lindo! Adorei e desejei muito esse passeio. Obrigada por compartilhar essa dica bonita!
Uau! Deve ser demais fazer essa visita noturna, a atmosfera deve ser outra, o lugar vazio, as luzes diferentes… que espetáculo! Valeu pela dica!
Que show! Realmente é uma ótima opção. Visitar lugares tão disputados com menos pessoas é sempre maravilhoso! Ótima dica!
Pois é, agora “viciei” nessas visitas com poucas pessoas. Outra percepção do passeio.
Abs,
Luciana
Uau! Não fiz a visita noturna mas, olhando as tuas fotos, acho que é mais lindo ainda!! Que grande sugestão! Obrigada!
A percepção do lugar é muito mais interessante: silêncio, pouca gente, etc. Agora só quero isso na vida kkkkk
Abs,
Luciana