Início Viver em Roma Halloween e o dia de finados em Roma

Halloween e o dia de finados em Roma

Publicado em:

A cada ano a festa de Halloween fica mais e mais popular aqui em Roma, mas, assim como acontece com o carnaval, me parece que ela tem dois públicos bem específicos: crianças e jovens e jovens adultos na idade para a balada.

Digamos que o boom do Halloween aconteceu na última década.

As escolas, academias, escolas de dança e qualquer clubinho de bairro organizam festinhas para os pequenos. E muitas dessas festinhas geralmente são pagas. Esse ano que Halloween caiu em um sábado, foi o dia perfeito para festinhas pagas de sábado à tarde.

halloween-na-italia-2
Tranqueiras que encontramos em lojas de chineses, estilo daquelas lojinhas do Saara (RJ) e da 25 de Março (SP)

 

Entendam bem, apesar de hoje ter feito “calor” em Roma, nesse período de temperaturas mais baixas, os pais de crianças pequenas procuram desesperadamente por atividades interessantes em ambientes fechados ou pelo menos cobertos. Por isso as Festinhas de Halloween pagas esse ano estão bombando em tudo quanto é canto.

Dolcetto ou Scherzetto? Doce ou Travessuras?

Sendo a Itália um país de idosos, acho que isso se reflete também na total ausência de crianças a caça de doces, pelo menos aqui em Roma. Vejam bem, nos dois antigos prédios onde eu morei, com respectivamente 20 e 9 apartamentos, por coincidência só existia 1 família com crianças pequenas além da nossa. Obviamente sempre apareceriam os sobrinhos ou netinhos dos meus vizinhos, mas apesar de depois terem chegado casais que tiveram filhos, nunca superamos 3 ou 4 famílias com filhos. No prédio onde moramos agora, temos um total de 16 apartamentos e somos somente 2 famílias com crianças pequenas e uma terceira família com uma menina pré-adolescente.

halloween_2013_roma
Um dos vários convites para baladas de Halloween em discotecas, sítios ou mansões. Há festas para todos os bolsos e gostos.

Então vocês podem imaginar que nesse “mortório” (para ficar no tema), a única vez que crianças bateram na minha porta pedindo doces, fiquei até surpresa. E, claro, eu não tinha doces para dar!

Todos os Santos e Finados

O que é comemorado mesmo é o dia 1 de novembro, feriado de Todos os Santos.

O dia de finados também é dia 2 de Novembro, data na qual muitas pessoas vão ao cemitério depositar flores nos túmulos dos entes queridos.

halloween-na-italia-3

Em algumas localidades italianas são preparados alguns doces para essa data, chamados de dolci dei morti (doces dos mortos). Na maioria das vezes esses doces na verdade são biscoitos. Também há o uso de preparar uma mesa de doces, ou encher uma jarra de água e deixar na mesa da casa para que o espírito dos defuntos da família possa encontrar o que comer ou beber.

Muito antes que Halloween virasse moda aqui na Itália, em muitas cidadezinhas da região Abruzzo já existia a tradição de representar a alma dos mortos com uma abóbora iluminada por uma vela. As crianças batem de porta em porta com a abóbora na mão e quando o dono da casa pergunta quem é, as crianças respondem: é a alma do morto

Porém, devo confessar que a primeira e única vez que vi os “dolci dei morti” à venda em todos esses anos que moro em Roma, se tratava de uma confeitaria napolitana. Será um mal de cidade grande onde as tradições populares são quase inexistentes?

Luciana Rodrigues
Guia de turismo credenciada para passeios guiados em Roma e no Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos, e também idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

1 COMENTÁRIO

  1. Que interessante, principalmente a parte dos “dolci dei morti”. Achei um tanto quanto bizarro as crianças com as abóboras falando “a alma do morto”. Prefiro o “doces ou travessuras”. hahaha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -