Início Dicas práticas Como sobreviver a uma greve dos transportes em Roma

Como sobreviver a uma greve dos transportes em Roma

Publicado em:

Em Roma temos uma média de pelo menos uma greve dos meios de transporte por mês, exceto em Agosto, clássico mês de férias e quando a cidade está mais vazia.

Mesmo com greve haverá circulação de ônibus. Mas peraí, se tem ônibus que greve é essa?

Bom, amigos, é uma greve italiana! Vou explicar como funciona e como você pode mudar seu  roteiro ou horário de uso dos meios de transporte.

Leia também: 

Antigamente as greves eram sempre às sextas-feiras. E por que às sextas-feiras? Sexta é o dia que muita gente que trabalha em outra cidade volta pra casa, sexta é o último útil da semana e quando todos querem chegar em casa rápido para curtir o fim de semana, sexta é o dia em que muitos partem para viagens bate-volta no final de semana.

Ou seja: uma greve na sexta-feira realmente causava um caos no já caótico sistema de transporte romano. Agora também temos tidos greves em outros dias da semana, com maior concentração às quartas, quintas e sextas feiras!

Por que tem greve e os meios de transporte continuam funcionando?

Existe um horário estabelecido pelo governo que chama-se fascia protetta (horário protegido).

Geralmente os grevistas devem garantir que os trabalhadores e estudantes possam sair e voltar para casa, então, geralmente os transportes em Roma circulam de modo que o último ônibus ou metrô sai do ponto final às 8:30h.

Dependendo de onde você estiver esperando o seu meio de transporte, considere que até 9:30 da manhã ainda pode ser possível encontrar os ônibus circulando.

terminal_roma_termini

Depois os ônibus voltam a funcionar das 16:30 até as 20h. O primeiro ônibus da tarde sairá do ponto final por volta das 16:30 e o último ônibus da noite também sairá do ponto final por volta das 20h.

Depois disso ele só volta a funcionar à meia-noite.

Praticidade: Passeio em Roma em um ônibus panorâmico hop on-hop off

E das 9 às 16:30, o que acontece?

Obviamente sendo a Itália um país muito sui generis, às vezes alguns motoristas não aderem à greve, e circula um ônibus a cada 90-120 minutos!

Mas, peraí de novo, se tem greve há motoristas que não aderem? Como assim?

Sim, simples assim! Ele pode ser um motorista de direita e a greve ser organizada por um sindicato de esquerda, daí ele decide não participar.

Dei um exemplo um pouco radical, mas pode ser assim! Ou ele pode simplesmente estar contente com o seu salário e horário de trabalho, e decidir não aderir.

Como se organizar?

Consulte o site da companhia municipal de transportes (ATAC) http://www.muovi.roma.it/ ou siga o Twitter @InfoAtac para saber quando haverá um sciopero dei mezzi (greve dos transportes).

Se você estiver viajando com smartphone ou tablet, use a App da ATAC para ver se seu ônibus está passando ou não. Pode ser baixada no próprio site: http://www.muovi.roma.it/

E quem estiver viajando de trem de/para o aeroporto Fiumicino?

Se você pegar o trem parador (linha de trem regional), provavelmente vai esperar muito. Fora do horário protegido pode passar um trem a cada 90 minutos.

O trem expresso Leonardo (que é bem mais caro), é garantido e geralmente em caso de greve continua circulando com pontualidade.

Pobre sofre, né? O serviço mais caro funciona, o mais barato não, mesmo usando os mesmos trilhos e as mesmas estações!

++ Leia Mais | Leonardo Express: trem expresso do aeroporto ao centro de Roma

E os táxis? Ou se você estiver viajando de carro?

Você terá que disputar um táxi (quase) a tapa. A média de espera de táxis na última greve foi de duas horas, para quem fica na fila nos aeroportos e nas estações de trem.

Use seu smartphone ou tablet para chamar um táxi se você estiver na rua. Ao invés, se tiver alugado um carro e for dirigir por Roma, prepare-se porque todos sairão de casa com seus carros. O tráfego ficará ainda mais pesado.

Para chamar um táxi com um torpedo, com a cooperativa 3570, mande uma mensagem para o número: 366-6730000. Essa dica só vale para quem está com um chip italiano, porque a cooperativa manda um torpedo de volta.

Caso contrário, baixe aplicativos para chamar um táxi. Os principais são:

++ Leia Mais | Táxis em Roma: preços e dicas para evitar furadas

O metrô funciona durante as greves?

greve-em-roma-3

Pode funcionar, como pode não funcionar fora do horário protegido. Os trens passarão com atraso e, se você for usar a linha A (a que vai para o Vaticano) pode não conseguir entrar nos vagões.

++ Leia Mais | Como usar o metrô de Roma

Se conseguir, muito cuidado com os batedores de carteira e proteja seus pertences!

Boa viagem e… boa sorte!

Leia também:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -