Início Planejamento Google Flights: Comparador de Voos Para Economizar

Google Flights: Comparador de Voos Para Economizar

Publicado em:

É inegável que, para muitos de nós, uma das parte mais cansativas da fase de organização de uma viagem seja fazer a pesquisa de voos e depois comprar uma passagem aérea.

Encontrar o itinerário, a data e o melhor horário para uma passagem aérea sem gastar muito tempo pode parecer um sonho.

Mas com um grande aliado como o Google Flights, ou Google Voos, em bom e velho português, é possível encontrar uma passagem para o seu destino preferido.

Vamos ver como funciona essa ótima ferramenta para encontrar voos ao melhor preço.

Leia também:

O que é o Google Flights?

O Google Flights ou Google Voos é uma ferramenta poderosa criada pelo maior mecanismo de busca. Sim, o Google!

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Na verdade ele não faz nada que já não existisse antes: comparação de voos.

Mas a grande novidade e poder do Google Flights é que além de fazer uma enorme e abrangente comparação, ele também gera gráficos simples e de fácil compreensão, como só o Google sabe fazer.

Se você já conhece algumas das ferramentas do Google como o Analytics, Search Engine ou Google Data Studio, vai ser bem fácil se acostumar à gráfica do Google Voos.

Uma vez que você coloque as datas e os destinos, ele vai cruzar todas as informações para obter uma passagem com ótimo preço para você.

Como usar o Google Flights?

A primeira coisa a fazer é ir até o site www.googleflights.com

Se você tiver uma caixa posta do Gmail, pode escolher acessar a sua Google Account.

Algumas das funções principais para começar a busca: cidade de partida, destino, número de passageiros, passagem de ida (e volta), datas e moeda na qual exibir a compra.

Assim, ao entrar no site do Google Flights, ele vai reconhecer a localidade onde você mora, vai imediatamente identificar o aeroporto mais perto da sua casa e dar as melhores opções de passagens aéreas.

No meu caso, como moro em Roma, assim que abri o Google Flights com a minha conta do Google, ele reconheceu voos saindo de Roma.

Mas se eu quisesse comprar voos saindo de outro aeroporto, é só mudar a escolha.

Assim como todos os produtos do Google, a tela de seleção é bem minimalista. E se vocês perceberem os campos que evidenciei de vermelho, dá para personalizar também a língua, país e inclusive a moeda.

Obviamente na interface do Google Flighs também é possível e/ou necessário colocar o lugar para onde você quer comprar a passagem, ou seja, o destino de chegada e as datas de ida e volta.

Na minha simulação coloquei voos de Roma para o Rio de Janeiro, ida e volta, e a busca foi feita com cerca 90 dias de antecedência. Antes mesmo que selecionar as datas, somente ao passar o mouse no calendário do Google Flights, ele já mostra quais são os preços para todas as datas do mês.

Como encontrar os melhores voos com Google Flights?

Uma vez que você selecionear as datas, o Google Voos exibirá as companhias aéreas e os horários dos voos. Assim fica fácil comprar a passagem aérea de ida para o Rio de Janeiro e a passagem aérea para Roma, na volta.

Na minha opinião, uma das grandes sacadas da ferramenta é que ela permite buscar a passagem aérea mais barata, mas também colocar outros parâmetros: hora de partida e hora de chegada do voo, duração do voo, ou deixar que o Google Flights escolha o voo melhor.

Geralmente ao deixar o Google Flights escolher, o parâmetro dele será de acordo com o preço e o menor número de horas/escalas.

Outras características interessantes:

Monitorar voos

Você pode ativar um botãozinho e o Google Flights vai monitorar os voos e vai mandar avisos para o seu e-mail.

Saiba, porém, que essa função só se ativa se você se conectar com uma conta Gmail.

Tela de preços

Existem duas telas para você visualizar facilmente os preços. Uma tela por cores, onde o verde são os voos mais baratos e o vermelho são os voos mais caros. Ou também visualizar o aumento de preços graças a um gráfico.

Pessoalmente eu prefiro a visualização por cores, do que a interface com o gráfico. Mas vai do gosto de cada um.

As melhores opções para desfrutar do Google Flights

Para poder usar da melhor maneira todo o potencial desse comparador de voos, é sempre bom saber usar as funções principais do Google Flights:

Companhias aéreas: Você pode escolher uma determinada companhia aérea e o comparador irá usá-la como parâmetro principal de busca.

Horários: dependendo da distância da sua casa para o aeroporto, alguns  horários podem ser mais cômodos do que outros.

Aeroporto de partida e de chegada: Selecione qual aeroporto é o mais cômodo para você, tanto na cidade de destino quanto na de chegada.

Passageiros, Adultos e Crianças: se você estiver viajando acompanhado de outro adulto e/ou de crianças, já pode simular os preços de todos os membros do grupo

Bagagens: Outra opção muito importante é indicar se você viaja somente com bagagem de mão, ou se embarcará bagagens. Esse dado pode ser fundamental para calcular o preço caso você voe com empresas aéreas low cost, ou as companhias que cobram franquias para bagagem.

Reservar voos com Google Flights

Você conseguiu encontrar o voo certo? Depois de selecionar o voo de volta, o Google Flights mostrará onde fazer a reserva: na verdade, ao lado do preço, você encontrará o link que o redirecionará para o site onde poderá comprar o voo.

Pode ser o site da companhia aérea ou sites que revendem voos ou sites de operadoras de turismo. Neste ponto, cabe a você escolher em quem confiar.

Aconselhamos dar uma olhada direto no site da companhia aérea: os preços são mais claros e as diferentes opções de bagagem, lugares e seguro de viagem são explicadas ao pormenor e sem surpresas.

Dá mesmo para economizar com o Google Flights?

Crédito: Shutterstock | Por: Dennizn

O maior segredo para você conseguir economizar com o Google Flights é usar todos os recursos que o Google disponibiliza.

A maior chance de economizar é ser flexível. Por exemplo, dê uma certa flexibilidade de datas e horários. Eu geralmente dou uma chance do Google me mostrar voos uns 2-3 dias antes e o mesmo, sempre que possível na volta.

Outro recurso que você nunca deve esquecer é o de rastreamento. Desse modo o Google vai te avisar qual é o melhor momento para reservar o seu voo.

Dicas da Itália para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: