Início Bairros e Áreas de Roma Volpetti: mercearia e rotisseria imperdível em Testaccio

Volpetti: mercearia e rotisseria imperdível em Testaccio

Publicado em:

Essa é uma ótima dica de gastronomia em Roma: a pequena mercearia de frios e delícias gastronômicas, chamada Volpetti, localizada do bairro Testaccio, é uma certeza absoluta. Lugar onde encontrar os melhores produtos.

Tudo por lá é gostoso, exceto os preços, um pouco mais altos do que a média das mercearias italianas. No local você também encontra ótimos vinhos e destilados… e até Caviar!

O lugar é pequeno e simples, não vá esperando por nada sofisticado. Mas, somente ao olhar as vitrines, você vai começar a descobrir o tesouro que existe ali dentro.

Leia também:

Serviço sempre gentil e impecável, e falam um pouco de inglês também. Ainda me lembro quando há muitos anos comprei algumas massas frescas para preparar em casa. O balconista me deu uma receitinha escrita a mão e xerocopiada. Sim! Eles se preocupam até se o cliente vai saber preparar bem o prato.

O simpático senhor além de me dar a receitinha, deu vários “pulos do gato” para que eu preparasse os raviolis recheados. Achei tudo isso simplesmente fantástico.

Quis o destino que meu cunhado se mudasse para Testaccio e ir ao Volpetti virou uma espécie de ritual. Principalmente quando alugaram uma lojinha ao lado e abriram uma rotisserie, a Volpetti Più, e começaram a servir ótimos pratos quentes na hora do almoço.

Lá você encontrará alguns pratos clássicos da gastronomia romana, mas também da culinária italiana em geral.

Funciona no mesmo estilo do nosso restaurante a quilo, mas o serviço não é self-service. Se a comida for acompanhada por um copo de vinho, com uma média de 12 euros é possível comer uma refeição bem melhor do que muitas trattorias e restaurantes de menu turístico do centro de Roma.

O único defeito: o lugar é pequeno e não há muitos lugares para sentar (acho que não acomoda mais do que 35 pessoas sentadas), então a solução é chegar um pouco antes das 13h ou depois das 14h.

Um pouco mais sobre a mercearia:

Por lá vocês encontrarão a melhor seleção de queijos italianos e alguns outros ótimos queijos “gringos”, como os franceses ou holandeses. Os melhores presuntos produzidos na Itália (San Daniele e Parma) e Espanha (Pata Negra), uma quantidade infinita de embutidos, pães, massas, vinhos… o lugar é uma loucura!

Aconselhamos que faça como os italianos: peça 100 gramas de vários diferentes produtos. Ou, se preferir, diga que quer uma provinha (assaggino) e eles não se incomodam em cortar 50-75 gramas dos frios.

Para mergulhar mais ainda na cultura italiana, peça um sanduíche (panino) que pode ser servido com um dos pães italianos ou com pizza bianca (pizza branca) recheada. O supra-sumo gastronômico da romanidade è comer pizza bianca con mortadella (pizza branca com mortadela). E se for uma mortadela com pistache (pistacchio), com trufas (tartufo) ou com pimenta chili (peperoncino), melhor ainda!

E já que você está em Testaccio, aproveite para conhecer um pouco mais do bairro, que hoje concentra o melhor da gastronomia a bom preço de Roma.

++ Leia Mais | Morde e Vai: o melhor da Street Food romana em pleno mercado de Testaccio

Endereço:

Volpetti (Mercearia)

Via Mamorata 47 – Tel.:  06/5742352 – Site: http://www.volpetti.com/

Volpetti Più (Rotisserie)

Via Alessandro Volta 8 – Aberto de 2af a sáb das 10:30 às 15:30 e das 17:30 às 21:30h. No mês de Agosto abre somente para o almoço.

Bom Passeio e Bom Apetite!

Mais dicas da Itália para a sua viagem:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -