Início Itália: Atrações Turísticas Visitar a Galleria degli Uffizi, em Florença

Visitar a Galleria degli Uffizi, em Florença

Publicado em:

A Galleria degli Uffizi está entre os trinta museus mais visitados do mundo. Possui um acervo preciosíssimo.

Com uma área expositiva de cerca 13.000 metros quadrados e cerca de 2 milhões de visitantes por ano, se localizada em Florença, no centro da Itália, e possui uma coleção indescritível de pinturas renascentistas italianas, sobretudo, artistas da escola florentina.

Além das pinturas, o acervo do museu engloba antiguidades, esculturas e gravuras.

O palácio que abriga o Uffizi, começou a ser planejado em 1559, quando Cosimo I dei Medici, então grão-duque da Toscana, contratou o grande arquiteto (além de pintor e historiador da arte) Giorgio Vasari, pedindo que ele planejasse um edifício para os escritórios (Uffizi ou Ofícios, em português) que abrigavam as cortes de justiça.

O Palazzo Uffizi constitui um dos exemplos mais importantes da arquitetura italiana, e após a sua construção (que durou de 1560 a 1580) ele foi remodelado e ampliado, seguindo o projeto original.

Turistas fotografando O Nadcimento da Vênus, de Botticelli | Fonte: Shutterstock

Após a morte de Cosimo I, o novo grão-duque, Francisco I dei Medici, contratou o arquiteto Buontalenti para transformar o último andar do Palazzo Uffizi em um depósito das obras de arte que a família Medici havia acumulado desde a fundação do clã, no século 14.

O Uffizi possui um corredor que o liga a outra residência que pertencera aos Medici: o corredor chamado Vasariano, o qual também abriga obras de arte, e será definitivamente aberto ao público em 2022.

Posteriormente, quando o grão ducado da Toscana passou para o poder da corte austríaca dos Lorena, oas galerias do Palazzo Uffizi foram apmpliadas.

O grão-duque Leopoldo I foi quem iniciou a transformação do Palazzo Uffizi em um espaço cultural, criando assim a Galleria degli Uffizi. Não mais um edifício com uma função administrativa, mas um museu de arte. Em 1769 o museu abriu suas portas ao público.

Ingressos fura-filas para as principais atrações da Toscana:

Galleria Uffizi de Florença sem filas

Davi do Michelangelo sem filas

Palazzo Vecchio, residência dos Médicis, sem filas

Firenze Pass: transporte e museus sem filas

Crédito: Shutterstock

O que ver na Galleria degli Uffizi

A Galeria degli Uffizi tem uma grande e abrangente coleção de pinturas, sobretudo (mas não exclusivamente) da escola de pintura florentina, abarcando sobretudo a arte do período gótico (período artístico que nasce oficialmente com a construção da Abadia de Saint-Denis, na França, no ano 1144) ao período maneirista (também conhecido como tarda renascença, surgindo no séc. 16, primeiro na Itália e depois no resto da Europa).

Algumas obras imperdíveis da Galleria degli Uffizi

Um museu com um acervo tão variado, porque além das pinturas, também há uma importante coleção de esculturas greco-romanas, mas a seguir selecionamos algumas obras para você não perder de vista ao visitar a Galleria degli Uffizi.

  • La Velata (Rafael Sanzio)
  • La Sacra Famiglia, também conhecida como Tondo Doni (Michelangelo Buonarroti)
  • O Nascimento da Vênus (Sandro Botticelli)
  • A Primavera (Sandro Botticelli)
  • Adoração dos Magos (Leonardo da Vinci)
  • Baco (Caravaggio)
  • Maestà di Ognissanti (Giotto)
  • Compianto su Cristo Morto (Pietro Perugino)
  • Testa de Medusa (Caravaggio)

Informações para visitar a Galleria degli Uffizi

A seguir algumas dicas e informações úteis para você visitar e curtir o seu passeio à Galleria degli Uffizi:

Onde fica a Galleria degli Ufizzi?

Ela fica bem no coração de Florença, próxima ao Palazzo Vecchio, ao Rio Arno e ao Ponte Vecchio. Portanto, dá para combinar a visita a outros passeios e atrações na cidade.

Endereço: Piazzale degli Uffizi. Veja o mapa a seguir para entender bem onde ele fica localizado.

Ingressos da Galleria degli Uffizi

A partir de 1 de Março de 2018, foi decidido que há dois preços para a Galleria degli Uffizi: alta temporada e baixa temporada. Os preços a seguir são da bilheteria oficial. Sites de revenda podem ter tarifas diferenciadas.

De 1 de Novembro a 28/29 de fevereiro: 12 euros preço integral, 2 euros preço reduzido (cidadãos da União Europeia de 18 até 25 anos).

De 1 de Março a 31 de outubro: 20 euros o preço integral, 10 euros o preço reduzido (cidadãos da União Europeia de 18 até 25 anos).

É possível comprar um ingresso de 5 dias que dá direito a visitar outras antigas residências Médici que hoje são museus. Como 38 euros pode-se visitar os Uffizi, o Palazzo Pitti, o Jardim dei Boboli.

Além disso há um passe anual, que custa 70 euros por pessoa, ou 100 euros por família (2 adultos e sem número limitado para as crianças). Esse passe também inclui o fantástico e imperdível Museu Arqueológico de Florença e o Museo Opificio delle Pietre Dure.

Quem tem direito a ingressos gratuitos?

Menores de idade (de qualquer nacionalidade), visitantes com deficiências visuais, auditivas ou físicas e seu acompanhante.

Horários

A Galleria degli Uffizi abre de terça a domingo, das 8:15 às 18:50. Fecha todas as segundas-feiras, 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e 1 de Maio.

A Primavera, de Sandro Botticelli | Foto: Shutterstock

Dicas de Tour e Ingressos na Toscana

Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios na Toscana: vinhedos com degustação de vinhos, cidades históricas e museus, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:

Mais dicas de viagem na Itália:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

7 COMENTÁRIOS

  1. Florença está na minha lista de cidades a conhecer na Itália, e é por conta de lugares incríveis como a Galeria Degli Uffizi que eu tanto quero ir! Obrigada pelas dicas, adorei!

  2. Acredita que eu não visitei a Galleria Degli Uffizi em Florença?! Passei uma semana na cidade, mas não fui lá! Pensa em um arrependimento rs

  3. Visitar a Galleria degli Uffizi é um passeio obrigatório em Florença. Ainda não conheço mas está em meus planos para 2022. Tenho paixão pelas obras de Caravaggio. Muito obrigada por compartilhar essas informações. Me ajudou muito.

  4. Tenho muita vontade de conhecer Florença desde que li um livro chamado Amor & Gelato. Adorei saber mais sobre a história da Galleria Degli Uffizi e também os detalhes sobre as opções de ingressos e as principais obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: