Início Atrações Galeria Alberto Sordi e Galeria Sciarra: elegância e charme perto da Fontana...

Galeria Alberto Sordi e Galeria Sciarra: elegância e charme perto da Fontana di Trevi

Publicado em:

Geralmente quem visita a Fontana di Trevi fica tão absorvido com a sua beleza (e lotação!)  que, muitas vezes, não se dá conta, ou, não sabe que existem outros pequenos tesouros a serem explorados ali por perto. Dois deles são certamente a Galeria Alberto Sordi e a Galeria Sciarra.

Galeria Alberto Sordi: pequeno e charmoso shopping center

Quem esteve ou morou Roma até o iniciozinho do nosso século, provavelmente conheceu essa galeria com outro nome: Galeria Colonna, porque ela fica situada bem de frente a uma das praças monumentais de Roma: a Piazza Colonna.

A Coluna de Marco Aurélio (séc. 1 d.C.) que dá nome à praça (Piazza Colonna) e também dava nome à galeria, até que ela fosse rebatizada como Galeria Alberto Sordi, famoso ator romano, falecido em 2003.

Construída no início do séc. 20, em um período de reurbanização do centro de Roma, após a demolição de um enorme palácio do séc. XVII, pertencente a uma importante e tradicional família italiana: os Ludovisi (família aristocrática e papal). Após décadas de projetos, acabou sendo definitivamente inaugurada nos anos 40. Este foi o destino de muitas obras iniciadas durante o regime fascista de Mussolini, que só foram terminadas após o término da segunda guerra.

Crédito: Julien 1978 – Licença Commons CC BY-SA 3.0

No final dos anos 90, entrou em decadência, e houve a tentativa de alojar vários projetos que nunca decolaram (me lembro de ter visto uma mostra de Salvador Dalí naquele período). Já no séc. 21 a galeria passou por uma reforma, foi reinaugurada em 2003, e rebatizada em homenagem ao ator italiano Alberto Sordi. Sordi, além de ter personificado inúmeros personagens romanos, havia iniciado a sua carreira de ator em um teatro (que hoje não existe mais) que ficava ali na galeria.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Crédito: Julien 1978 – Licença Commons CC BY-SA 3.0

Hoje a parte alta é destinada ao alojamento de alguns escritórios que pertencem à Presidência do Conselho dos Ministros. A parte baixa, aberta ao público é um pequeno (e ótimo) shopping center, com boas marcas para compras, livraria e bares.

Seu estilo lembra um pouco duas grandes e imperdíveis galerias monumentais italianas: a Galeria Vittorio Emanuele II, em Milão, e a Galeria Umberto I, de Nápoles.

Crédito: Julien 1978 – Licença Commons CC BY-SA 3.0

Galeria Sciarra: uma joia do estilo Liberty a ser descoberta

A colorida Galeria Sciarra foi construída no final do séc. 19 para ser um dos pátios cobertos do Palácio Sciarra Colonna di Carbognano, que pertencia a um príncipe com uma “boa estirpe”: era descendente dos Barberini (família aristocrática e papal), dos Sciarra e dos Colonna.

Todas essas grandes famílias incomensuravelmente ricas, e muitas das quais foram grandes mecenas de artistas como Bernini, Michelangelo, Rafael, Caravaggio, etc.

Apesar de pequena, foi empregado ferro e vidro para a construção do teto, como nas elegantes galerias da época, e nas já mencionadas “primas ricas”: Galeria Vittorio Emanuele II e a Galeria Umberto I.

Mas o que chama a nossa atenção são as pinturas em estilo Liberty. Todas as figuras são femininas, por isso os painéis se chamam “A glorificação da mulher”. Cada uma delas represente uma virtude, que uma mulher ideal deveria possuir. Ou seja, uma versão do “bela, recatada e do lar”.

As mulheres dos ícones pintados são: a pudica, a sóbria, a forte, a humilde, a prudente, a benigna, a senhora, a fiel, a amável e a misericordiosa. Todas elas são representadas em cenas de vida altamente rica e burguesa.

Onde ficam? Todas as duas estão bem perto da Fontana di Trevi.

Galeria Alberto Sordi

Site: http://www.galleriaalbertosordi.it/

Endereço: Piazza Colonna (Via del Corso)

Abre todos os dias, das 8:30 às 21h.

Galleria Sciarra

Endereço: Via di Santa Maria in Via 30-31

Abre de segunda a sexta, das 9 às 17h, para a entrada e saída dos funcionários que trabalham nos escritórios. Passagem e acesso consentido ao público.

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia de turismo credenciada para passeios guiados em Roma e no Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos, e também idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

3 COMENTÁRIOS

  1. Que galerias lindíssimas! Os detalhes dos edifícios são maravilhosos. Babei nos tetos! Não conheço nenhuma. Vi a Fontana di Trevi e passei batido por tudo que tinha na redondeza. Ótimas dicas. Já anotadas para minha próxima viagem.

  2. Não conheço nenhuma dessas duas galerias e marcarei esses locais no mapa para visitar quando for a Roma. Você disse tudo: quem vai a Roma fica absorvido com a beleza da Fontana di Trevi e acaba não se dando conta de outros locais por perto. Adorei a dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -