Início Museus Vaticanos Museus Vaticanos: a Galeria dos Mapas

Museus Vaticanos: a Galeria dos Mapas

Publicado em:

O site oficial dos Museus Vaticanos chama esse setor do museu de “Gallerie Superiori”. As galerias superiores são na verdade enormes e largos corredores que estão mais ou menos na metade do percurso, antecedendo as Salas de Rafael e rumo à Capela Sistina.

Hoje quero mostrar um dos ambientes que eu realmente mais gosto dos Museus Vaticanos: a Galeria dos Mapas, ou, Galleria delle Carte Geografiche, em italiano.

galeria-dos-mapas-2

Vocês poderão perceber que por ter fotografado mais teto do que mapas, o que eu acho mais lindo nesse corredor é esse teto simplesmente deslumbrante. Não sou uma boa fotógrafa, mas as fotos não têm filtro e nem flash. Mesmo com pouca luz, vejam como o teto afrescado e dourado resplandece!

Os mapas expostos

No corredor que possui 120 metros de comprimento há quase quarenta mapas que representam todas as regiões da Itália, incluindo as ilhas (Sardenha, Córsega e Sicília), além dos antigos domínios italianos como a ilha de Malta, e também a cidade francesa de Avignon, que foi sede do papado de 1309 a 1378.

galeria-dos-mapas-5

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Ademais, também existe a representação dos principais portos italianos da época: Veneza, Ancona, Gênova e Civitavecchia (Roma).

Os mapas afrescados foram pintados entre 1580 e 1585.

galeria-dos-mapas-4

Por que a minha preferência pelo teto e não pelos mapas?

Os mapas são lindos, mas devo confessar uma coisa. As fotos desse post foram tiradas durante a visita noturna que fiz aos Museus Vaticanos. Durante as visitas diurnas sempre visitei o local em um horário lotado de visitantes.

galeria-dos-mapas-8

Inicialmente a minha paixão pelo teto maravilhoso nasceu pelo fato de… ser a única coisa que eu podia observar sem levar cotoveladas! Ou aquela multidão que te arrasta, guias com grupos, gente que quer tirar foto! Tudo isso junto sempre me causou irritação!

galeria-dos-mapas-6

Apesar do motivo “prático”, acho que junto com a Capela Sistina e as Salas de Rafael, esse é um dos momentos que eu mais aguardo quando visito o local: ver aquele teto luminoso! Fico sempre boquiaberta com a sua beleza.

Leia mais sobre os Museus Vaticanos

Comer, Beber e Compras nos arredores do Vaticano

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia de turismo credenciada para passeios guiados em Roma e no Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos, e também idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -