Início Museus Vaticanos Galeria dos Mapas ou das Cartas Geográficas, Museus do Vaticano

Galeria dos Mapas ou das Cartas Geográficas, Museus do Vaticano

Publicado em:

Consultando o site oficial dos Museus do Vaticano, a estupenda Galeria dos Mapas ou das Cartas Geográficas fica localizada no setor das “Gallerie Superiori” (Galerias Superiores).

As galerias superiores são na verdade enormes e largos corredores que estão mais ou menos na metade do percurso, antecedendo as Salas de Rafael e rumo à Capela Sistina.

A Galeria dos Mapas é um corredor de 120 metros e com 6 metros de largura.

Leia também:

galeria-dos-mapas-2

Nele há quarenta mapas que representam todas as regiões da Itália, incluindo as ilhas maiores (Sardenha, Córsega e Sicília), e as ilhas menores (Tremiti, Elba, Egadi, mas também Corfu e Malta que na época eram domínios italianos).

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

galeria-dos-mapas-5

Por fim, também existe a representação dos principais portos italianos da época: Veneza, Ancona, Gênova e Civitavecchia (Roma).

Os mapas afrescados foram pintados entre 1580 e 1585, por ordem do papa Gregório XIII. Esse é um papa muito importante para a história mundial. Afinal, é graças a ele que em 1582 foi “corrigido” o calendário juliano (em uso desde a época de Júlio César) e nasceu o calendário gregoriano, o que usamos hoje em dia em todos os países do mundo.

galeria-dos-mapas-4

Para que fossem pintados os mapas e retratada a Itália da época, foi convidado um Ignazio Danti, um frande dominicano, que também era um grande matemático e cientista.

galeria-dos-mapas-8

Era uma das primeiras (senão a primeira vez na história) que houve a preocupação de representar um mapa utilizando o azul para o mar, o verde para o campo, dando uma representação real da natureza!

Além da beleza, os mapas possuem uma importância prática: nos diz como era o mapa da Itália no século 16.

galeria-dos-mapas-6

Além disso, no teto monumental, são pintados milagres e acontecimentos religiosos importantes correspondentes a cada uma das localidades representadas.

Pessoalmente, junto com a Capela Sistina e as Salas de Rafael, esse é um dos momentos que eu mais aguardo quando visito o local: ver aquele teto luminoso e monumental!

Comer, Beber e Compras nos arredores do Vaticano

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: