Início Bairros e Áreas de Roma As 4 fontes renascentistas da Via delle Quattro Fontane

As 4 fontes renascentistas da Via delle Quattro Fontane

Publicado em:

Em um dos cruzamentos mais movimentados de Roma e perto da Fonte do Tritão (Fontana del Tritone), encontram-se as 4 fontes renascentistas que dão nome à rua na qual se encontram: a Via delle Quattro Fontane. As fontes também batizaram a igreja que fica quase de frente para elas: a Igreja de San Carlo alle Quattro Fontane, considerada uma das obras-primas do barroco italiano e projetada por Borromini, o “eterno rival” de Bernini.

fontes de roma

As quatro esculturas são do séc XVI e seu autor é desconhecido. Elas foram construídas porque era necessário trazer água de um dos aquedutos romanos para abastecer a população dos bairros Quirinale e Viminale. Por que não aproveitar a ocasião e construir uma fonte ornamental?

fontes de roma

Geralmente passo ali perto às segundas-feiras, então aproveitei para fotografar na ida (ainda com a luz da tarde) e na volta (com iluminação noturna). Na volta o ritmo da cidade já etsva começando a ficar mais tranquilo, e escutar o barulho da água, com a luz relfetindo e aquela brisa de primavera, foi T-U-D-O! Um desses momentos “Mastercard”. Roma pode ser uma cidade caótica, mas o que eu gosto é geralmente saber onde ir, quando ir, para aproveitar os pontos turísticos sem confusão. Um dia vou contar para vocês a experiência divina que é ver a Fontana di Trevi às 7 da manhã, quase sem ninguém!

fontes de roma

Voltando a nós… as quatro fontes são divididas em duas figuras femininas de deusas e duas figuras alegóricas masculinas:

As deusas Diana e Juno representam força e fidelidade.

fontes de roma

As duas figuras alegóricas masculinas representam o rio Tibre e o rio Arno, de Florença. Ao invés, algumas fontes citam que, a outra estátua represente o rio Aniene, o segundo maior rio de Roma, que desagua no rio Tibre.

O curioso é que apesar de bem famosas, muitas pessoas as descobrem por acaso. Existem fontes maravilhosas em Roma, mas, claro, quem está poucos dias na cidade acaba optando por aquelas mais famosas, como a Fontana di Trevi.

fontes de roma

Onde ficam?

No cruzamento da Via delle Quattro Fontane e Via del Quirinale (que bem ali no cruzamento transforma-se em Via Venti Settembre). O metrô mais próximo é a parada Barberini, da linha A.

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -