Você está aqui
Home > Passeios > A Fontana delle Tartarughe e a sua origem graças a um desafio amoroso

A Fontana delle Tartarughe e a sua origem graças a um desafio amoroso

Reza a lenda popular, que uma das fontes mais famosas de Roma, no Gueto Judaico, foi esculpida graças a um desafio amoroso: falamos da Fontana delle Tartarughe.

Ela está localizada na Piazza Mattei, em frente ao Palazzo Mattei. Na verdade a riquíssima família Mattei possuía cinco palácios no Gueto Judaico, e o quarteirão era chamado de “Isola Mattei” (Ilha dos Mattei). Eles também eram grandes colecionadores de arte, tanto que parte do acervo do Palazzo Altemps era de sua propriedade.

A Fontana delle Tartarughe foi construída entre 1580 e 1588 graças à colaboração entre o arquiteto Giacomo della Porta e o escultor Taddeo Landini, e só ganhou vida graças a um desafio amoroso.

Diziam as más línguas da época, que o duque Mattei gostava muito de jogos de azar, e que havia perdido uma enorme quantia de dinheiro. Logo espalhou-se a notícia que ele estava à beira da falência. Com isso o pai da sua noiva resolveu romper o noivado, pois não queria que sua filha casasse com um nobre “pobretão”. Ah! O amor! [risos]

litografia
Uma reprodução da Fontana em 1664, ainda sem as tartarugas.

Para provar ao pai da sua amada, que não somente continuava muito rico, mas também era poderoso, o duque mandou construir rapidamente essa fonte para colocá-la na porta do seu palácio.

2013-08-12 17.05.25

O gesto era simbólico mas muito claro: os maiores construtores de fontes em Roma eram os papas e cardeais. Com isso ele quis mostrar que tinha não somente dinheiro, mas poder e influência.

O estratagema fez com que o sogro voltasse atrás, e ele pode se casar com a sua amada.

A fonte passou por algumas modificações e em 1658, Gian Lorenzo Bernini adicionou as quatro tartarugas nas mãos dos quatro jovens. As tartarugas não faziam parte da fonte original, que quando foi construída chamava-se Fontana Mattei.

2013-08-12 17.04.38

Esse é um cantinho muito gostoso do Gueto, bem próximo à sinagoga, e quem passa por lá pela manhã pode observar a fonte e escutar o som da água, dando ao ambiente uma enorme tranquilidade.

Aproveite também para conhecer o pátio de um dos palácios que pertencia à família Mattei. O Palazzo Mattei di Giove fica na Via Michelangelo Caetani 32 e nasceu graças ao projeto de Carlo Maderno (1598-1611). Hoje ele abriga uma instituição cultural, mas o portão está sempre aberto e podemos admirar a riqueza do seu pátio interno. Ao contemplá-lo, uma única certeza: o duque não era pobre, mesmo! O pai da noiva se precipitou e pagou mico!

cortilematteigiove3
Pátio do Palazzo Mattei di Giove: Foto: Wikimedia Commons

 

RomaPMatteiDiGioveCortileLato
Pátio do Palazzo Mattei di Giove: Foto: Wikimedia Commons

Onde fica:

A Fontana delle Tartarughe fica na Piazza Mattei, que muitos acham que se chama Piazza delle Tartarughe, por causa da fonte. Dista poucos metros do Teatro di Marcello e também está nas proximidades do Campo dei Fiori. Veja o mapa a seguir:

Posts relacionados com dicas do que fazer nos arredores:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

2 thoughts on “A Fontana delle Tartarughe e a sua origem graças a um desafio amoroso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top