Reza a lenda popular, que uma das fontes mais famosas de Roma, no Gueto Judaico, foi esculpida graças a um desafio amoroso: falamos da Fontana delle Tartarughe.
Ela está localizada na Piazza Mattei, em frente ao Palazzo Mattei. Na verdade a riquíssima família Mattei possuía cinco palácios no Gueto Hebraico, e o quarteirão era chamado de “Isola Mattei” (Ilha dos Mattei).
Eles também eram grandes colecionadores de arte, tanto que parte do acervo do Palazzo Altemps era de sua propriedade.
Leia também:
- Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio
- La Gallina Bianca: ótima pizzaria perto da Estação Termini
- Patrimônio da Humanidade: sítios Unesco em Roma e arredores
A Fontana delle Tartarughe foi construída entre 1580 e 1588 graças à colaboração entre o arquiteto Giacomo della Porta e o escultor Taddeo Landini, e só ganhou vida graças a um desafio amoroso.
Diziam as más línguas da época, que o duque Mattei gostava muito de jogos de azar, e que havia perdido uma enorme quantia de dinheiro. Logo espalhou-se a notícia que ele estava à beira da falência. Com isso o pai da sua noiva resolveu romper o noivado, pois não queria que sua filha casasse com um nobre “pobretão”. Ah! O amor! [risos]
Para provar ao pai da sua amada, que não somente continuava muito rico, mas também era poderoso, o duque mandou construir rapidamente essa fonte para colocá-la na porta do seu palácio.
O gesto era simbólico mas muito claro: os maiores construtores de fontes em Roma eram os papas e cardeais. Com isso ele quis mostrar que tinha não somente dinheiro, mas poder e influência.
O estratagema fez com que o sogro voltasse atrás, e ele pode se casar com a sua amada.
A fonte passou por algumas modificações e em 1658, Gian Lorenzo Bernini adicionou as quatro tartarugas nas mãos dos quatro jovens. As tartarugas não faziam parte da fonte original, que quando foi construída chamava-se Fontana Mattei.
Esse é um cantinho muito gostoso do Gueto, bem próximo à sinagoga, e quem passa por lá pela manhã pode observar a fonte e escutar o som da água, dando ao ambiente uma enorme tranquilidade.
Aproveite também para conhecer o pátio de um dos palácios que pertencia à família Mattei. O Palazzo Mattei di Giove fica na Via Caetani 32 e nasceu graças ao projeto de Carlo Maderno (1598-1611).

Hoje ele abriga uma instituição cultural, mas o portão está sempre aberto e podemos admirar a riqueza do seu pátio interno. Ao contemplá-lo, uma única certeza: o duque não era pobre, mesmo! O pai da noiva se precipitou e pagou mico!

Onde fica:
A Fontana delle Tartarughe fica na Piazza Mattei, que muitos acham que se chama Piazza delle Tartarughe, por causa da fonte. Dista poucos metros do Teatro di Marcello e também está nas proximidades do Campo dei Fiori. Veja o mapa a seguir: