Início Passeios A Famosa Fontana delle Tartarughe, no Gueto Hebraico de Roma

A Famosa Fontana delle Tartarughe, no Gueto Hebraico de Roma

Publicado em:

Reza a lenda popular, que uma das fontes mais famosas de Roma, no Gueto Judaico, foi esculpida graças a um desafio amoroso: falamos da Fontana delle Tartarughe.

Ela está localizada na Piazza Mattei, em frente ao Palazzo Mattei. Na verdade a riquíssima família Mattei possuía cinco palácios no Gueto Hebraico, e o quarteirão era chamado de “Isola Mattei” (Ilha dos Mattei).

Eles também eram grandes colecionadores de arte, tanto que parte do acervo do Palazzo Altemps era de sua propriedade.

Leia também:

A Fontana delle Tartarughe foi construída entre 1580 e 1588 graças à colaboração entre o arquiteto Giacomo della Porta e o escultor Taddeo Landini, e só ganhou vida graças a um desafio amoroso.

Diziam as más línguas da época, que o duque Mattei gostava muito de jogos de azar, e que havia perdido uma enorme quantia de dinheiro. Logo espalhou-se a notícia que ele estava à beira da falência. Com isso o pai da sua noiva resolveu romper o noivado, pois não queria que sua filha casasse com um nobre “pobretão”. Ah! O amor! [risos]

fontana delle tartarughe roma
Uma reprodução da Fontana em 1664, ainda sem as tartarugas.

Para provar ao pai da sua amada, que não somente continuava muito rico, mas também era poderoso, o duque mandou construir rapidamente essa fonte para colocá-la na porta do seu palácio.

roma fontana delle tartarughe

O gesto era simbólico mas muito claro: os maiores construtores de fontes em Roma eram os papas e cardeais. Com isso ele quis mostrar que tinha não somente dinheiro, mas poder e influência.

O estratagema fez com que o sogro voltasse atrás, e ele pode se casar com a sua amada.

A fonte passou por algumas modificações e em 1658, Gian Lorenzo Bernini adicionou as quatro tartarugas nas mãos dos quatro jovens. As tartarugas não faziam parte da fonte original, que quando foi construída chamava-se Fontana Mattei.

fontana delle tartarughe

Esse é um cantinho muito gostoso do Gueto, bem próximo à sinagoga, e quem passa por lá pela manhã pode observar a fonte e escutar o som da água, dando ao ambiente uma enorme tranquilidade.

Aproveite também para conhecer o pátio de um dos palácios que pertencia à família Mattei. O Palazzo Mattei di Giove fica na Via Caetani 32 e nasceu graças ao projeto de Carlo Maderno (1598-1611).

fontana delle tartarughe
Pátio do Palazzo Mattei di Giove: Foto: Wikimedia Commons

Hoje ele abriga uma instituição cultural, mas o portão está sempre aberto e podemos admirar a riqueza do seu pátio interno. Ao contemplá-lo, uma única certeza: o duque não era pobre, mesmo! O pai da noiva se precipitou e pagou mico!

Pátio do Palazzo Mattei di Giove: Foto: Wikimedia Commons

Onde fica:

A Fontana delle Tartarughe fica na Piazza Mattei, que muitos acham que se chama Piazza delle Tartarughe, por causa da fonte. Dista poucos metros do Teatro di Marcello e também está nas proximidades do Campo dei Fiori. Veja o mapa a seguir:

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: