Início Cultura Filmes em Roma | Filmes e Séries que se Passam em Roma

Filmes em Roma | Filmes e Séries que se Passam em Roma

Publicado em:

Que a sétima arte desperte as nossas emoções e nossos sentimentos mais profundos, não é novidade.

Quem nunca sorriu, chorou, se sentiu melancólico ou teve imediatamente vontade de comprar uma passagem para algum lugar, depois de assistir um filme?

incontáveis filmes que passam em Roma, e selecionei alguns dos meus preferidos.

Leia Mais:

A seguir uma lista com filmes em Roma, onde (re)ver o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Vaticano, praças monumentais como a Praça Navona e tantos outros pontos turísticos famosos de Roma. Mas também há cenas para descobrir cantinhos inusitados da cidade.

Preparou o pacote de pipoca e a latinha de guaraná? Então vamos viajar através de filmes!

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Para Roma com Amor (2012)

Para Roma com Amor despertou sentimentos contraditórios nos italianos. Inclusive cineastas locais o apelidaram de “americanata” (ou seja: um produto caricato e bom somente para o gosto dos americanos). Muitos disseram que Woody Allen pintou os italianos como “grosseiros bonachões”.

to-rome-with-love-image-fountain02
Fontana di Trevi

A trama é composta de quatro estórias que não possuem continuidade. Todas elas tendo Roma como pano de fundo e em períodos diferentes da história: o arquiteto John faz amizade com um homem que têm os seus mesmos dramas existenciais e sentimentais, o diretor de óperas Jerry descobre um novo talento musical que pode alavancar a sua carreira, a jovem americana Hayley que conhece o advogado italiano Michelangelo e se apaixona. E, por fim, Antonio e Milly que se perdem pelas ruas da cidade.

Woody Allen escolheu locações fantásticas e um dos bairros mais pitorescos de Roma. Não, não falo do Trastevere e, sim, de Monti. Localizado bem pertinho do Coliseu, o bairro é cheio de ruas charmosas, prédios com caramanchões, lojinhas de artesanato e moda, boa gastronomia e até uma sala cinematográfica cinéphile.

Mas um dos pontos altos do filme é a gravação de algumas cenas dentro das ruínas dos Mercados de Trajano e do Fórum de Augusto.

Ainda não assistiu Para Roma com Amor? Não sabe o que está perdendo!

++ Leia Mais | Fontana di Trevi: a mais majestosa e famosa fonte de Roma

Only You (1994)

Only You é uma comédia romântica, daquelas que passou milhões de vezes no canal de TV a cabo (foi assim que o descobri) e na sessão da tarde.

Para mim foi um “choque”. Era estudante de italiano, tinha acabado de fazer a minha primeira viagem à Itália e, quando dei de cara com esse filme… gamei! Recordei momentos maravilhosos.

only-you-1994-roman-holiday-reference
Boca da Verdade

A trama é bem simples. Quando jovem, a personagem vivida por Marisa Tomei vai a um parque de diversões. O irmão e os amigos pagam uma “falsa cigana” para ler a sua mão e dizer que ela se casará com um homem chamado Damien Bradley. Ela cresce, sua vida passa por várias peripécias e ela descobre que existe um carinha com o nome Damien Bradley na Itália. Tudo isso acontece às vésperas do seu casamento.

Ela viaja de mala e cuia dos EUA para a Itália junto com sua amiga e cunhada (esposa do irmão). Rodam vários lugares da Itália e uma boa parte do filme se passa em Roma, vão à Piazza di Santa Maria in Trastevere, Ilha Tiberina, à Praça Navona e à Fontana del Mascherone, na Via Giulia. Acho muito romântica a cena na qual eles atravessam a Ilha Tiberina à noite, vindo do Gueto Judaico em direção ao Trastevere.

Além de Roma, uma das locações mais liiiiiindas é quando percorrem a Costa Amalfitana em um carro conversível.

Um filme para pessoas declaradamente românticas.

++ Leia Mais | A Boca de Verdade: a máquina da verdade mais antiga do mundo

A princesa e o plebeu (1953)

Gravado em preto branco, com a graciosa e elegante Audrey Hepburn como protagonista e Gregory Peck como ator coadjuvante, A princesa e o plebeu é mais um daqueles filmes em que Roma é exaltada.

Sufocada pela sua vida de princesa, Ann (Audrey Hepburn) resolve passar um tempo em Roma, escondendo a sua verdadeira identidade. Conhece o jornalista Joe (Gregory Peck) e entre passeios de vespa, sorvetes na escadaria da Piazza di Spagna e até uma visita à Boca da Verdade…. ploft… os dois se apaixonam.

audrey_hepburn_and_gregory_peck_on_vespa_in_roman_holiday_trailer-1
Via del Corso

O filme também teve algumas cenas rodadas na super charmosa e pitoresca Via Margutta, uma pequena rua nos arredores da Piazza di Spagna, local onde por muitos anos residiu o cineasta italiano Federico Fellini.

Um filme para curtir o charme e Audrey Hepburn, e também para ver a Roma do pós-guerra.

++ Passeio Guiado pelas Fontes de Roma: Contrate uma guia brasileira em Roma

O Talentoso Ripley (1999)

Um dos meus preferidos ever!

O Talentoso Ripley é uma adaptação cinematográfica que ganhou duas versões. A primeira francesa, com Alain Delon como protagonista, cujo título é Plein Soleil (francês) e Purple Noon (em inglês). Ele é de 1960.

Em 1999, o romance ganhou uma adaptação hollywoodiana, com um elenco de peso: Matt Damon, Jude Law, Philip Seymour Hoffman), Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett.

d2ea1cfd0728461ae27d216e742a57f2
Gueto Judaico/Fontana delle Tartarughe

O filme mostra várias cidades italianas fantásticas, entre elas Veneza.  A localidade fictícia de Mongibello, foi gravada nas ilhas de Procida e Ischia, que ficam ao largo de Nápoles, e podem ser alcançadas de barco saindo de Capri.

Mas é Roma a grande protagonista do filme. Enquanto o sociopata Ripley mente, falsifica assinaturas, mata, seduz, e faz da vida de Marge Sherwood (Gwyneth Paltrow) um verdadeiro inferno, são exibidas cenas na Fontana di Trevi, no Fórum Romano, na Escadaria da Piazza di Spagna.

O suntuoso hotel onde Ripley se hospeda é o St Regis Grand Hotel, local preferido da cantora Madonna para se hospedar em Roma.

Mas também há cenas do Gueto Judaico e da Fontana delle Tartarughe, além de algumas ruazinhas charmosas nos arredores da Piazza Navona.

Com certeza um thriller com muitos momentos de tensão, percorrendo inúmeros cenários fantásticos da Cidade Eterna.

++ Leia Mais | Pantheon de Roma: história, arquitetura e curiosidades

Anjos e Demônios (2009)

Anjos e Demônios, adaptação do homônimo romance de Dan Brown, é um daqueles filmes que mais inspirou vários roteiros de viagem a Roma.

A trama do livro conta vários mistérios ligados ao Vaticano, desencadeados pelo sequestro de quatro cardeais que poderiam ser eleitos como o próximo Papa, além de um atentado a bomba durante o conclave.

angeli_e_demoni_trailer
Piazza del Popolo

Para desvendar tais mistérios, o Professor Robert Langdon junto com a cientista Vittoria Vetra correm atrás de pistas que possam salvar o Vaticano e a vida do próximo papa. Obviamente as pistas e segredos e estão espalhados pela cidade.

Nas cenas podemos ver o Vaticano, a Piazza del Popolo e os quadros de Caravaggio na Igreja de Santa Maria del Popolo, o Pantheon, a Piazza Navona, o êxtase de Santa Teresa d’Avila, escultura que é uma das obras-primas de Bernini.

Mesmo para alguém, como eu, que não é absolutamente fã de Dan Brown, o filme é um daqueles imperdíveis para quem quer conhecer ou relembrar momentos vividos na Cidade Eterna.

++ Leia Mais | O êxtase de Santa Teresa: entre escândalo e espiritualidade

Caro Diario (1993)

Caro Diario é mais um dos filmes pelo qual tenho ótimas recordações, porque foi uma descoberta da época em que ainda era estudante de italiano.

O diretor e ator principal é o famosíssimo Nanni Moretti que, com esse filme, ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, no Golden Globe e no prêmio italiano cinematográfico David de Donatello de 1994. Caro Diario foi o grande nomeador e vencedor de vários festivais cinematográficos de 1994.

O filme é dividido em três episódios, todos eles narrados como se fosse um diário, fazendo jus ao título do filme.

O primeiro episódio é rodado completamente em Roma, no escaldante calor de Agosto, mês de férias e no qual a cidade fica praticamente deserta. Com sua vespa, o personagem passa por vários bairros, sobretudo populares e da periferia de Roma.

Um ponto interessante do primeiro episódio é que ele termina em Ostia, no monumento em homenagem ao grande intelectual, autor, poeta e diretor de cinema Pier Paolo Pasolini.

++ Leia Mais | Ver os achados de Pompeia e Herculano no Museu Arqueológico de Nápoles

La Dolce Vita (1960)

Um dos filmes mais falados e premiados do cinema italiano, de direção de Federico Fellini.

Se trata de um filme em eposódios, que conta a história de vários personagens da burguesia, do high society e de celebridades que moram em Roma.

Cena épica dos personagens tomando banho na Fontana di Trevi

O personagem que une grande parte da histórias é o paparazzo Marcello Rubini, interpretato pelo célebre ator Marcello Mastroianni.

Um das cenas mais famosas do filme é quando os personagens interpretados por Marcello Mastroianni e Anita Ekberg tomam banho na Fontana di Trevi.

O filme ganhou o prêmio Oscar de melhor figurino em 1962, e em vários festivais europeus foi vencedor como melhor direção e melhor roteiro original.

++ Leia Mais | Quando visitar Roma: temperatura, clima, melhores épocas

A Grande Beleza (2013)

A Grande Beleza é uma ode à beleza de Roma. Ganhou o Oscar como melhor filme estrangeiro (2014) e abocanhou vários prêmios em festivais cinematográficos

A ideia não é simplesmente mostrar as belezas e monumentos turísticos dignos dos cartões postais.

Roma é contada no dia a dia, às vezes tedioso, outras vezes em pela crise existencial do bon-vivante e jornalista Jep Gambardella.

Entre jantares, peças teatrais, festas e jantares da mais fina burguesia romana, o protagonista entre e sai de palácios, museus, ambientes luxuosos que nos faz conhecer essa beleza íntima dos “bons salões” que permeia a Cidade Eterna.

No filme podemos ver locações fantásticas como a Praça Navona, as ruínas dos aquedutos romanos e os Museus Capitolinos.

Para quem curte cinema, ótimas leituras recomendadas:

Filmes épicos gravados em Roma

Obviamente que uma cidade tão antiga como Roma, com mais de 2770 anos de idade, também é protagonista de filmes épicos. Alguns deles, inclusive, vencedores de vários prêmios Oscar. Vejamos os mais famosos

O Gladiador (2000)

Talvez um dos filmes que mais faça parte do imaginário coletivo. Como guia de turismo credenciada em Roma, digo que muitos dos turistas brasileiros aos quais eu acompanho ao Coliseu, dizem ter visto o filme para entrar no clima antes da viagem.

Vencedor de cinco prêmios Oscar, o filme de Ridley Scott narra a apopeia de Maximus Decimus Meridius.

De favorito do Imperador Marco Aurélio à sucessão ao trono de Roma, Maximus passa a ser perseguido pelo ambicioso Comodus.

Após perder as honras militares, a família, ser vendido como escravo e ter que lutar na arena do Coliseu, o nosso herói dá a volta por cima. Não antes de comer o pão que o diabo amassou e quase ser devorado por leões.

++ Leia Mais | Roma Noturna: passeio e projeções nas ruínas do Fórum de Augusto e de César

Ben Hur (1959) com remake (2016)

Ben Hur tem duas versões. A primeira, cujo protagonista era o ator Charlton Heston.

A história começa em Jerusalém, onde o príncipe Judas Ben-Hur é traído pelo seu melhor amigo/irmão adotivo.

Assim como no filme O Gladiador, em Ben Hur o personagem vira escravo dos romanos, tendo que se transformar em um auriga, ou seja, um corredor de bigas.

Foi considerado um dos filmes mais colossais e caros de Hollywood. Quase tudo foi gravado em Roma, nos estúdios cinematográficos de Cinecittà e também em Matera (na região Basilicata).

Ganhou 11 prêmios Oscar e esse recorde foi quebrado somente pelo filme Titanic.

Uma das cenas mais épicas é a corrida de quadrigas, que evoca as corridas de bigas do Circo Máximo.

++ Leia Mais | Como participar de uma missa do papa. Dicas aqui!

Spartacus (1960)

Spartacus é mais um dos fantásticos filmes épicos, dirigidos por Stanley Kubrick e estrelado por Kirk Douglas. Ganhou 4 prêmios Oscar e além de Kirk Douglas, teve vários outros atores importantes no seu elenco.

O filme retrata uma história verdadeira, que aconteceu na Roma Repúblicana, cerca de meio séculos antes de Cristo.

Conta a vida do escravo Spartacus, prisioneiro romano que trabalhava nas mineiras. Graças à sua força, passa a ser explorado como gladiador.

Não aceitando o domínio, escravidão e abusos dos romanos, Spartacus lidera uma rebelião de escravos e de classes sociais mais baixas.

Infelizmente, Spartacus e os rebeldes não tiveram um final feliz.

++ Leia Mais | Saiba como evitar multas na Itália

Séries ambientadas em Roma

Se você também quiser curtir Roma através das séries televisivas, aqui vão algumas dicas de séries contemporâneas e também de séries que reconstruem a Roma Antiga:

Roma (2005-2007)

A série Roma é uma produção televisiva do canal americano HBO, e co-produzida pela própria HBO, pela BBC e pela rede de tevê italiana RAI.

Dividida em duas temporadas, a série conta as intrigas, guerras civis, insurreições que aconteceram no 1 século a.C.

Inclusive é retratato um dos assassinatos mais famosos da história, a morte de Júlio César.

Spartacus (2010-2013)

Uma série com muitas cenas picantes e muito eróticas, Spartacus conta em muitos capítulos, a rebelião guiada pelo escravo que virou gladiador.

Romanzo Criminale (2008-2010)

Depois do sucesso nos cinemas, Romanzo Criminale conta a história de uma das maiores organizações criminais que nasceu em Roma: La Banda della Magliana.

Entre cenas de gangster, sexo, vendas de drogas, vemos de maneira romanceada, a verdadeira história de bandidões (alguns deles ainda vivos), que fizeram parte da cena criminal e do submundo da Cidade Eterna.

A série foi campeã de audiência.

Suburra

Suburra é uma espécie de continuação de Romanzo Criminale, inclusive o diretor é o mesmo.

Conta como um ex membro da Banda della Magliana, sobrevive no novo mundo do crime dos anos 2000, juntando-se aos “gangsters modernos”:  agiotagem, extorsão, alianças entre máfia e política.

Gostou das dicas? Sentiu falta de algum filme?

Mais dicas de Roma para a sua viagem

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

26 COMENTÁRIOS

  1. Luciana, acabei de achar vc na web. kkkk
    Estou planejando minha primeira viagem pra Italia. São tantos lugares, suas dicas vão me ajudar muito. Adorei !!!

  2. Uma filme do ano passado tem algumas cenas por Roma, chama-se Amarican Assassin. O protagonista é Dylan O’Brien, um filme de espiões, tem cenas perto do Coliseu, na Piazza Navona e proximo à estação Termini. Está no Amazon Prime. Acabei de voltar da Italia e curti muitas dicas durante a viagem! Obrigada pelo site!

  3. Adorei tuas dicas e comentários, vou tratar de assistir os 2 que faltam antes de viajar e incluir via Margutta nos passeios. Já escolhi me hospedar em Monti em razão de Para Roma com Amor. Obrigada por dividir suas observações. Muito úteis.

  4. Viajo todos os dias pelas belas cidades da Itália apesar de nundo ter ido. AS câmeras ao vivo SKYLINE WEBCAMS me levam a Itália que um dia quem sabe irei conhecer.

  5. Estamos indo neste momento para Roma motivadas pelo filme “Lizzie Mcguire em Um sonho Pop Star”. Esse filme é da Disney, e minha filha desde os 8 anos de idade é apaixonada por Roma por causa deste filme, na qual a protagonista viaja para lá e realiza seus maiores sonhos. Roma também habita os sonhos de crianças e adolescentes… Minha filha é prova disso!

  6. Realmente todos esses filmes dão saudades de Roma. Mas, curiosamente, aquele filme, que devo admitir, não é um roteiro nada linear, chamado La Grande Bellezza, foi o que me deu mais vontade de comprar uma passagem na hora para ver o que eu ainda não tinha visto.

    • Realmente A Grande Beleza é um filme lindo demais. Então, espero que você compre essa passagem e venha!
      Um abraço,
      Luciana

  7. Ainda não vi nenhum destes, mas também não sou a maior fã de Roma. Sim, é bonito e histórico mas acho que dão demasiada importância à cidade. Porém ja anotei no caderno e quem sabe um dia nao veja um dos filmes? Obrigada pela partilha!

  8. Adorei a seleção. Daí só não assisti o do Tom Hanks, mas os demais são ótimos.
    E Roma é uma cidade apaixonante, né? Qualquer filme já tem pontos sobrando só de escolhê-la como cenário!

  9. Ahhhh Roma! Como não amar 🙂 Eu já vi o Anjos e Demônios e também o Pra Roma com amor! O que gosto mesmo são os vários documentários sobre o destino que existem por aí e inspiram a gente a viajar! Abração!

    • Obrigada, Dani.
      Em breve vou abordar os filmes italianos e, com certeza, incluirei A Grande Beleza.
      Obrigada por comentar e um beijinho,
      Lu

    • Que legal, Nathalia. Eu gosto muito do Talentoso Mr. Ripley. Assisti a versão moderna, mas vou buscar a dos anos com o Alain Delon.
      Beijocas,
      Lu

  10. Adoro as duas coisas: viajar (e amo Roma!) e cinema 😀 Já vi esses filmes todos (e mais do que uma vez) e ainda há poucos dias revi O Talentoso Mr Ripley, que é meio assustador 😀 Ehehehe! mas são uma boa forma de viajarmos para lá de novo! 😀

    • Verdade, Mr Ripley é um pouco assustador.
      Quero ver a versão dos anos 60 com o Alain Delon. Você já o viu?
      Beijocas e obrigada por comentar,
      Luciana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -