You are here
Home > Vaticano > Encarando a fila para entrar na Basílica de São Pedro

Encarando a fila para entrar na Basílica de São Pedro

Assim como os Museus Vaticanos, é necessário enfrentar fila para entrar na Basílica de São Pedro, e geralmente o tempo de espera é de 30 a 50 minutos, a menos que você chegue lá muito cedo. Por muito cedo entendo dizer entre 7:00 e 8:30 da manhã. Nessa hora a entrada será rápida. A partir das 9h já tem gente chegando.

A Basílica observa os seguintes horários: das 7 às 19h de Abril a Setembro e de 7 às 18h de Outubro a Março.

A entrada é grátis, mas muitos cambistas tentarão vender um “fura-filas” para você. Geralmente o que eles vendem é um passe que inclui entrada sem fila e áudio-guia, que você mesmo pode comprar atravessando a calçada e indo diretamente ao escritório da OPA (Opera Romana Pellegrinagi) ou com a nossa parceira, a TicketBar.

Nem sempre foi assim, mas desde que houve a série de atentados terroristas nos EUA e em outros lugares do mundo, a Basílica é mantida sob segurança. Por isso é necessário passar por um detector de metais como aquele dos aeroportos.

fila-praca-sao-pedro

Enfrentei a fila em diferentes épocas do ano (verão, inverno) e diferentes horas do dia (manhã e tarde). Geralmente esperei menos no final do dia e no outono-inverno, a dizer, cerca de meia hora.

Em Agosto fui mais ou menos na hora do almoço. A fila estava na metade da praça e foram exatamente 48 minutos do momento em que cheguei, até ter acabado de passar no detector de metais. No final de outubro, fui por volta das 15:30 e aguardei 22 minutos. O tempo estava ensolarado e fresquinho, então não foi desagradável aguardar na fila.

Acesso para cadeirantes

Pensei que houvesse um acesso separado e sem filas para cadeirantes, mas a única coisa que vi foi uma placa indicando que há rampas. Porque para passar pelo detector de metais é necessário subir 3 degraus.

acesso-cadeirante-vaticano

Dress Code

fila-praca-sao-pedro-3

Os policiais não costumam controlar se os visitantes estão vestidos de modo adequado ou não, o papel deles é garantir a segurança. Mas antes de chegar pela basílica, existem os “guardiães da moral” (são minhas essas palavras, não existe esse nome, ok?). Acredito que sejam padres? Não sei! Mas muitassss meninas foram barradas. Uma delas retrucou dizendo que havia esperado cinquenta minutos na fila, e a resposta que escutou foi: “Com esse short curtinho, você deveria ir à praia e não querer entrar na Basílica de São Pedro!”

Depois da fila e até correr o risco de ser barrado(a), não me resta que deixá-los com algumas fotos estupendas e desejar… boa visita!

fila-praca-sao-pedro-4

fila-praca-sao-pedro-5

fila-praca-sao-pedro-6


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top