Você está aqui
Home > Agenda cultural > Festival do Cinema de Roma: ótimo evento para começar o outono

Festival do Cinema de Roma: ótimo evento para começar o outono

Onze anos após sua criação _que na época suscitou farpas com o Festival de Veneza_ o Festival do Cinema de Roma nos presenteia com mais uma edição e dez dias de tapetes vermelhos.

Em 2005, quando o Festival do Cinema de Roma foi criado, ele não suscitou outra coisa que muitas polêmicas. Os primeiros a dizerem “alto lá” foram os organizadores do tradicional e disputadíssimo Festival de Veneza.

Walter Veltroni, então prefeito de Roma, insistiu muito para que uma das cidades mais filmadas e fotografadas no mundo, cenário de inúmeras obras-primas da sétima arte, tivesse o seu festival de cinema. O objetivo não era concorrer com Veneza e nem enfraquecer o seu festival. Mas fazer algo “diferente”.

festival-di-roma

Hoje o Festival de Cinema de Roma é uma realidade bem presente na agenda cultural de Roma. Como acontece sempre em meados de outubro ele é o festival que marca o início da temporada de eventos do outono e inverno.

Além disso, a própria Unesco concedeu a Roma o título de Creative City of Film, porque o cinema é uma parte da identidade do cinema, também alimentando uma economia que gera mais de 1300 empresas que trabalham direta ou indiretamente com produções cinematográficas.

Hoje existem 116 Creative Cities no mundo, entre elas estão Sidney, Pequim, Montreal, Dakar, Buenos Aires, Praga e Berlim.

festival_cinema-roma1

Se comparado com Veneza, ele é um red carpet menos glamouroso, mas o cenário é um dos mais modernos e interessantes de Roma: o Auditorium Parco della Musica, obra do arquiteto italiano Renzo Piano.

Obviamente já tendo um grande festival de cinema em uma cidade fantástica e mágica como Veneza, o Festival de Roma já nasceu tendo que se “reinventar”. Se seu ponto mais forte não é a quantidade de estrelas de Hollywood, com certeza são invejáveis os encontros realizados com atores e diretores. E também os prêmios com participação do júri popular.

Geralmente após a projeção de algum dos filmes participantes do festival, é aberta uma mesa redonda, um bate-papo. Na edição de 2016 alguns dos entrevistados são Tom Hanks, Viggo Mortensen, Bernardo Bertolucci, Meryl Streep e Roberto Benigni.

ROME - OCTOBER 26: Actor Viggo Mortensen attends the 'Good' premiere during the 3rd Rome International Film Festival held at the Auditorium Parco della Musica on October 26, 2008 in Rome, Italy. (Photo by Venturelli/WireImage)

Durante a semana do festival, além das salas de projeção no Auditorium Parco della Musica, também há outros cinemas de Roma que projetam os filmes concorrentes ao prêmio de melhor filme, filmes fora do concurso, retrospectivas, além de curta-metragens.

Para saber mais, participar e quem sabe, ver seu ator ou atriz preferido, consulte o site oficial do festival em: http://www.romacinemafest.it/festa-del-cinema-di-roma/

Fotos: Divulgação



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top