Início Uncategorized Feriados na Itália em 2021: Organize Suas Férias

Feriados na Itália em 2021: Organize Suas Férias

Publicado em:

Que tal saber quais são os feriados na Itália em 2021? Se você estiver programando uma viagem ao país da bota, sempre é importante saber se eventuais feriados na Itália poderão atrapalhar os seus planos.

Sabemos que com feriados, pode acontecer de algumas atrações turísticas fecharem, as linhas de ônibus serem desviadas ou alteração no trasporte local, o comércio pode até não abrir.

Outro motivo para prestar sempre atenção aos feriados ao viajar para a Itália, é porque em alguns deles, além de as cidades ficarem mais cheias, o preço dos hotéis pode aumentar significativamente: é o caso dos feriados de páscoa e de natal e ano novo.

Leia também:

Além dos feriados civis, na Itália, sendo um país católico, também há um número significativo de feriados religiosos.

Por isso, para evitar problemas na organização da sua viagem, conheça todos os feriados na Itália:

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Feriados na Itália em Janeiro

1 de Janeiro

Além de ser o primeiro dia do ano, também é dia de São Silvestre.

Muitos italianos começam o Ano Novo participando de uma tradicional corrida de 1 de Janeiro.

A maioria das atrações turísticas fecham nessa data.

Em Roma: Coliseu não abre nessa data e nem os Museus Vaticanos e Capela Sistina.

6 de Janeiro

Nessa data é comemorada a Epifania ou a famosa Festa della Befana.

Esse é um dos feriados mais esperados do ano: primeiro porque ele encerra as festividades de Natal, e é somente a partir do dia 7 de Janeiro que o ano novo realmente começa na Itália. Inclusive é a “data oficial” para desmontar a árvore de Natal.

Segundo porque, na Festa della Befana, as crianças ganham doces, então todas as lojas, confeitarias e supermercados ficam cheios de guloseimas.

Se você estiver viajando com crianças pela Itália, saiba como é comemorada a Epifania em todo o território italiano e divirta-se.

Apesar de ser feriado, as principais atrações turísticas abrem com horário normal.

Feriados na Itália em Abril

Em Abril temos três feriados na Itália: Pasqua, Pasquetta e 25 de Abril.

Pasqua e Pasquetta

Durante a semana santa, apesar de a sexta-feira santa ser muito comemorada e vivida de modo intenso com procissões, via crúcis e missas, a sexta-feira não é feriado.

Para os italianos, os feriados são domingo (quando é comemorada a ressureição de Cristo) e a segunda, conhecida como Pasquetta ou Lunedi dell’Angelo. Nessa data comemora-se a aparição do anjo às mulheres que visitaram o sepulcro de Cristo.

Como funcionam as atrações turísticas na páscoa?

Enquanto pontos turísticos mais famosos como Coliseu ou Pantheon permanecerão abertos. Ao invés, muitas igrejas celebrarão missas, e nos horários das mesmas não é possível fazer visitas turísticas.

Ademais, os Museus do Vaticano e Capela Sistina, fecham aos domingos e também na segunda-feira da pasquetta.

25 de Abril, Festa della Liberazione

25 de Abril é a data na qual os italianos começam a Liberação da Itália das forças nazistas e fascistas após o término da segunda guerra mundial.

Apesar de ser feriado, as principais atrações turísticas abrem com horário normal.

Feriados na Itália em Maio

1 de Maio, Dia do Trabalhador

Assim como no Brasil e em muitos países do mundo, dia 1 de Maio é o Dia do Trabalhador.

O show de 1 de Maio na Piazza San Giovanni, em frente à Catedral de Roma.

Nessa data são organizados vários eventos, concertos grátis por todo o país, do qual o mais famoso e tradicional é o show na Piazza San Giovanni, que fica na frente da Catedral de Roma.

A cidade fica bem cheia, as atrações turísticas funcionam em horário normal. No centro da cidade muitas atividades abrem normalmente. Os transportes funcionam, mas é um pouco mais demorado.

++ Como se locomover em Roma: metrô, ônibus, trem, uber

Feriados na Itália em Junho

2 de Junho, Festa della Repubblica

Outro feriado muito comemorado pelos italianos, é a Festa della Repubblica.

feriados na italia

Em 2 de Junho de 1946, após ter finalmente superado dos traumas da segunda guerra mundial, os italianos escolhem um novo sistema político, que é a República Parlamentar. Por isso, a Itália tem um Primeiro Ministro e um Presidente da República.

Na maioria das cidades há comemorações com as frecce tricolori (esquadrilha da fumaça) cortanto o céu com as cores da bandeira da Itália.

Feriados na Itália em Agosto

15 de Agosto, Ascenção de Maria ou Ferragosto

Ferragosto é um feriado que foi instituído no Império Romano, pelo Imperador Augusto e seu nome original era Feriae Augusti (Férias de Augusto). Foi instituído para que se pudesse descansar, naquele que era considerado o dia mais quente do ano.

Com a ascenção do Cristianismo e procurando cancelar festas pagãs, o feriado foi dedicado à Ascensão de Maria.

Nessa data muitos italianos fazem a famosa “scampagnata” ou “gita fuori porta”, ou seja, fazem passeios breves para o campo, praia, e comemoram com muita comida e grandes churrascos com os amigos e familiares.

++ Roma em Agosto: é mesmo verdade que fecha tudo?

Apesar de ser feriado as principais atrações turísticas abrem com horário normal, com exceção do Vaticano. Na própria Basílica de São Pedro costumam acontecer uma celebrações ao longo da manhã, portanto, pode acontecer de a basílica abrir somente após às 14h para visitas turísticas.

Muitas igrejas celebrarão missas, e nos horários das mesmas não é possível fazer visitas turísticas.

Em Roma: Museus do Vaticano e Capela Sistina fecham nessa data religiosa.

Feriados na Itália em Novembro

1 de Novembro, Dia de Todos os Santos

Na Itália, comemora-se Feriado de Todos os Santos, mas apesar de rememorado nas famílias, o Dia de Finados (2 de Novembro) não é feriado.

Apesar de ser feriado as principais atrações turísticas abrem com horário normal, com exceção do Vaticano. Na própria Basílica de São Pedro costumam acontecer uma celebrações ao longo da manhã, portanto, pode acontecer de a basílica abrir somente após às 14h para visitas turísticas.

Muitas igrejas celebrarão missas, e nos horários das mesmas não é possível fazer visitas turísticas.

Em Roma: Museus do Vaticano e Capela Sistina fecham nessa data religiosa.

Feriados na Itália em Dezembro

Finalmente chegamos a Dezembro, um dos meses mais esperados por causa dos feriados na Itália, férias escolares de fim de ano e comemorações.

Crédito: Shutterstock

8 de Dezembro, Imaculada Conceição

Nessa data, dedicada à Imaculada Conceição, o Papa Francisco costuma celebrar tanto na Basílica de São Pedro, quando colocar uma coroa de flores na estátua da Imaculada, que fica a poucos metros da Piazza di Spagna.

Geralmente, dia 8 de Dezembro também é a “data oficial” em que as famílias montam as árvores de Natal, e também é dada a largada para a compra de presentes natalinos.

25 e 26 de Dezembro, Natal e Santo Estevão

Diferente de nós , brasileiros, que estamos acostumados a ter dia 24 como feriado, na Itália tudo abre e funciona normalmente no dia 24 de Dezembro. O comércio abre até as 18h. As atrações turísticas costumam funcionar em horário reduzido.

Já dia 25 e 26 são comemorados Natal e Santo Stefano (Santo Estevão), primeiro mártir cristão.

Como funcionam as atrações turísticas nos feriados de Natal?

A grande maioria abre em horário reduzido no dia 24 e fecha completamente no dia 25, com exceção das igrejas, as quais abrem para as missas de Natal (exemplo: a Missa do Galo).

No dia 26 as atrações turísticas abrem. Para quem visitar Roma: os Museus do Vaticano e Capela Sistina fecham nessa data religiosa.

Dia 31 de Dezembro não é feriado na Itália. Tudo abre e funciona até as 18h, as atrações turísticas costumam funcionar em horário reduzido.

Mais dicas para a sua viagem à Itália

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

7 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito importante pesquisar os feriados do destino de férias para evitar vários problemas! Em geral, os hotéis encarecem, mas o pior de tudo é quando as atrações que vc quer visitar ficam fechadas… Na minha última viagem, consegui aproveitar um feriado na Polônia, mas a cidade lotaaaada de turistas foi bem inconveniente em diversos aspectos. Quando for pra Roma volto pra consultar este post pq é uma cidade bem mais turísticas e a situação seria ainda pior!

  2. Adorei esse post de feriados na Itália, eu ia esse ano e tive que cancelar em função da pandemia, agora vou me organizar com esse seu post.

  3. Sempre muito válido saber os feriados na Itália em 2021. Às vezes a gente se baseia só pelos feriados globais e se ferra. Experiência própria. Um ano fui para Milão em pleno feriado de 25 de Abril e não entendia por qual motivo os hotéis estavam tão caros. Foi um sufoco conseguir um hotel bem localizado e com preço justo.

    • Pois é. Aqui um dos grandes problemas, além do preço caro, é que em alguns feriados a cidade fica muitooo cheia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -