Início Calendário Feriados em Roma: Calendário de 2020

Feriados em Roma: Calendário de 2020

Publicado em:

Saber a data dos Feriados em Roma, é importante para que você possa programar bem a sua viagem à cidade.

Por isso nesse post, serão elencados tantos os feriados locais quanto os a Roma e/ou outras cidades da Itália, veja a seguir a lista de Feriados em Roma e também de eriados nacionais.

Mas mesmo que você tenha programado uma viagem a Roma em datas de feriado, saiba que isso não vai comprometer a sua programação porque a Cidade Eterna é um museu a céu aberto.

Leia mais:

Há uma grande parte de atrações turísticas espalhadas pelas ruas, e também obras de arte nas igrejas, portanto sempre haverá o que fazer.

O importante é se programar bem e, sobretudo, saber quais atrações abrem ou fecham nos feriados em Roma.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Desfile Histórico na data do aniversário de Roma: 21 de abril. Foto: Shutterstock

Feriados em Roma, Feriados nacionais e Datas comemorativas

A seguir uma lista geral dos feriados em Roma, das datas em que é feriado em toda a Itália e algumas datas comemorativas, que não são feriado, mas nas quais há comemorações na cidade, como a data do aniversário da cidade.

1 de Janeiro: Primeiro dia do ano. A maioria das atrações turísticas estará fechada. O Coliseu não abre nessa data e nem os Museus Vaticanos/Capela Sistina.

6 de Janeiro: Epifania, onde também comemora-se a Festa della Befana.

5 e 6 de Abril: Páscoa e Pasquetta. Na Itália, a sexta-feira santa não é feriado, mas sim a segunda-feira, onde comemora-se a aparição do anjo anunciando a ressurreição de Cristo. Portanto, esse feriado é conhecido como Pasquetta (mini-páscoa) ou Lunedi dell’Angelo (Segunda-feira do Anjo).

FESTA EM ROMA 21 de Abril: Natal de Roma, ou seja, comemora-se o aniversário da cidade de Roma, que foi fundada em 753 a.C.

Uma data muito legal porque são feitos vários desfiles do Coliseu ao Circo Máximo (pequenas agremiações) em trajes históricos: gladiadores, soldados romanos, sacerdotisas, imperadores, etc. A data é comemorativa, mas desde o fim do fascismo não é mais feriado.

25 de Abril: Liberação da Itália

1 de Maio: Dia do Trabalho. Algumas atrações fecham, dentre elas, o Coliseu.

2 de Junho: Festa da República Italiana

FERIADO EM ROMA 29 de Junho: Festa dos Santos Padroeiros de Roma, São Pedro e São Paulo.

15 de Agosto: Ferragosto ou Assunção de Nossa Senhora

1 de Novembro: Todos os Santos. Aqui o Dia de Finados (2 de Novembro) não é comemorado como feriado.

8 de Dezembro: Imaculada Conceição

feriados em Roma
Final do ano é uma época de feriados e de muito charme em Roma. Na foto, o presépio da Praça São Pedro. Foto: Shutterstock.

25 de Dezembro: Natal – Nota: dia 24/12 não é feriado e o comércio fica aberto até às 18h. As atrações abrem dia 24/12, algumas com horário reduzido, mas fecham completamente dia 25/12.

26 de Dezembro: São Estevão (em it.: Santo Stefano) primeiro mártir cristão

Nota: dia 31/12 não é feriado e o comércio fica aberto até às 18h. As atrações abrem dia 31/12, algumas com horário reduzido, mas fecham completamente dia 1 de Janeiro.

A seguir, dois sites legais, para você saber quando é feriado na Itália e no mundo todo. O site Feierstagkalendar calcula feriados nacionais, horário de verão e feriados locais. Muito bom!

http://www.feiertagskalender.ch/

http://www.ferie-nazionali.com/

Leia também:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá Luciana. Eu e uma amiga estaremos em Roma dia 30 de abril a tarde e dia 1.de Maio. O que sugere para visitarmos? Voltamos dia 2 pela manhã para o Brasil.

  2. Ola Luciana parabéns pelo site.
    Estarei na semana santa em Roma, ja pesquisei sobre o funcionamento do Coliseu na sexta-feira santa mas ainda tenho duvidas. Vc sabe me dizer se o mesmo abre nesta data e qual o horario?
    Obrigada.

    • Funcionam, sim. Só fecham dia 25/12 e 01/01. Mas a Villa Borghese só pode ser visitada com reserva antecipada. Abs, Luciana

  3. Vou chegar em Roma no dia 21 de Abril, não fazia idéia do feriado. Muita coisa fechada? Algum desfile ou outro evento legal de ir?
    Obrigada.

  4. Pelo menos o Coliseu e os Museus Vaticanos estarão abertos. A cidade não fica parada, não. Pelo menos o Centro Histórico (parte turistica) estará lotado! Os bairros residenciais, sim, ficam quietinhos.

  5. Olá, pessoal! Estou indo pela terceira vez a Roma, amo a cidade. Desta vez, irei no carnaval. Há chances de pegar o comércio fechado? Há alguma coisa “carnavalesca” na cidade nessa semana?? Adoro o site! =)

    • Querida, alguns pubs e discotecas organizam festas fechadas no sábado e na terça-feira gorda (aqui o carnaval termina na terça). Praticamente é uma festa que passa quase despercebida e tudo abre normalmente. Curta bastante a viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -