You are here
Home > Cultura > Onde estudar italiano em Roma? Experiência testada e aprovada

Onde estudar italiano em Roma? Experiência testada e aprovada

Acho que a maioria das pessoas que sai do Brasil para aprender uma língua, dirige-se aos países de língua inglesa. Impossível negar que nas últimas duas décadas o inglês é a língua de quem busca uma carreira corporativa internacional. Isso sem falar em quem deseja simplesmente ter mais segurança para comunicar-se ao viajar pelo mundo afora.

20140206_135904
A fachada do prédio da escola, Palazzo Firenze, que também abriga a comissão italiana da Unesco.

Comparado com o inglês, o italiano ainda é lanterninha. Mesmo assim as boas escolas de italiano estão lotadas. O perfil dos alunos que estuda italiano é de alguém que deseja tentar uma carreira no setor do design, história da arte, sorveteria artesanal, moda, (alta) gastronomia, restauração de bens culturais. Ou seja: setores nos quais a Itália é um dos três primeiros líderes mundiais. Também há muitíssimos padres e freiras do mundo todo, que vem estudar disciplinas eclesiásticas, e aproveitam para aperfeiçoar o italiano.

estudar-italiano-em-roma-2

Quando cheguei aqui na Itália, já tinha praticamente concluído o meu curso de italiano no Istituto Italiano di Cultura, no Consulado Italiano do Rio de Janeiro. Mas como sabia que teria que ingressar na vida acadêmica, procurei me inscrever em uma escola de italiano para me aperfeiçoar. Já vim do Brasil com uma recomendação feita pelo próprio pessoal do Istituto Italiano e do Consulado: a Scuola Dante Alighieri. E acho que não poderia ter feito melhor escolha. A escola é uma das melhores opções para quem almeja estudar italiano em Roma.

estudar-italiano-em-roma-3
Sala de estudos e de espera para os alunos. Com Wi-Fi.

A Dante Alighieri é uma instituição sem fins de lucros, apesar, sim, de cobrar uma mensalidade. Mas já na época, comparando com outras escolas, o custo era bem pequeno, com uma qualidade e profissionalismo realmente ótimos e recomendáveis.

Uma coisa que me impressionou já no primeiro dia de aula: após as apresentações dos alunos e da professora, explicação do método e objetivos do curso, nos foi entregue uma lista com cerca 40 títulos de romances em italiano. Tínhamos 2-3 meses para escolhermos dois livros não muito extensos de literatura italiana moderna e contemporânea, que seriam tema de discussão na prova oral. Na época escolhi Italo Calvino e Luciano De Crescenzo.

estudar-italiano-em-roma-4
Esse é o corredor que conduz para as salas de aula. Todo o ambiente foi renovado e bem modernizado. Realmente, o tempo passou desde a última vez que estive aqui.

Nesses últimos anos sempre passei pela porta da escola, mas nunca mais tinha voltado lá. Essa semana resolvi dar uma espiadinha para contar para vocês.

Eu só vejo vantagens e realmente gostei muito do curso. Ademais a escola está bem no Centro Histórico. Ela está localizada perto da Via del Corso, do Pantheon, da Piazza Navona, da Ara Pacis, perto da famosa Via Condotti e suas grifes famosas (Ferragamo, Prada, Louis Vuitton, Burberry, Tod’s), inúmeros bares e restaurantes, livrarias, monumentos. Ou seja: você pode estudar pela manhã (como eu fazia) e depois ir flanar um pouco pelo centro da cidade.

Informações:

  • Nome da escola: Società Dante Alighieri
  • Site: www.ladante.it
  • Endereço e Telefone: Piazza di Firenze 27 – 06/6873694
  • Preços: a partir de 250 euros. Todas as informações podem ser encontradas no próprio site da escola, mais especificamente na página Costo dei Corsi.

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

2 thoughts on “Onde estudar italiano em Roma? Experiência testada e aprovada

  1. Querida Luciana, muito obrigada pelo artigo sobre a sua experiência na escola Dante Alighieri em Roma, gostamos muito dos seus comentários! Queriamos só avisar que o website certo da escola Dante Alighieri de Roma é http://roma.ladante.it/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top