Início Bairros e Áreas de Roma A curiosa história da estátua do Papa João Paulo II, em Termini

A curiosa história da estátua do Papa João Paulo II, em Termini

Publicado em:

Em uma cidade cheia de estátuas esplêndidas e esculturas deslumbrantes, aquela que homenageia o Papa (e agora santo) João Paulo II, não surtiu o efeito desejado.

Quem passa pela Piazza del Cinquecento, que abriga o terminal de ônibus bem na frente da estação Termini, não fica imune à feiúra (já retocada com algumas “cirurgias plásticas”) da gigantesca estátua dedicada a João Paulo II.

estatua-do-papa

Hoje esquecida pelo público, à época da sua primeira inauguração, ela causou inúmeras polêmicas, disses-me-disses e apelidos pouco respeitosos para a estátua de um papa. Um dos apelidos mais usuais da estátua era mictório, porque muitos diziam que lembrava os banheiros públicos existentes em muitas cidades do mundo.

A escolha de uma das praças mais anônimas de Roma também foi motivo de indignação para os simpatizantes e fiéis que admiravam o papa, e aguçou ainda mais a curiosidade e polêmica por parte da população.

estatua-do-papa-4

E, claro, em uma terra de polêmicas como a Itália muitos questionaram o porquê de gastar dinheiro público para fazer uma estátua tão medonha. Na verdade a estátua foi paga por um mecenas privado. E foi inaugurada com toda a pompa e circunstância, com a presença do então prefeito de Roma Gianni Alemanno e autoridades eclesiásticas.

Assim que a estátua foi inaugurada, L’Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, pronunciou imediatamente a sua opinião, dizendo que a escultura não parecia mesmo com o papa. Ainda acrescentou que era muito estranha porque seu manto parecia uma cortina aberta.

Para piorar ainda mais a situação do escultor Oliviero Rainaldi, a CNN Americana publicou uma lista incluindo a estátua entre os 10 monumentos mais feios do mundo.

estatua-do-papa-3

Em Janeiro de 2012, e passados sete meses da sua inauguração, a estátua passou por um remodelamento artístico e foi reinaugurada no final do mesmo ano.

Para evitar gafes e mais polêmicas, os assessores dos gabinetes de cultura disseram que as mudanças tinham sido feitas para dar mais estabilidade à estátua. Mas a verdade é que ela parecia ter passado pelas mãos de um cirurgião plástico.

Algumas fotos da versão anterior e trollagens feitas pela Internet:

Statua_di_Giovanni_Paolo_II_Stazione_Termini
Essa era a primeira versão da estátua. Era horrenda! Fonte: Nonciclopedia.

12_11_21_statue_03[1]
Houve quem propusesse uma versão Batman-Papa. Fonte: Cantule Antonianum

111406391-3d539b0a-6570-4ea1-84b7-2ac5af6a553b
Um artista de nome Krakov cobriu o rosto do papa com um pano vermelho, a causa da feiúra. Logo em seguida chegou a polícia e retirou o pano. Fonte: La Repubblica

Ela mudou, mas há quem ainda a considere feia. E você? O que acha?

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

7 COMENTÁRIOS

  1. Aauahauhauah nós estivemos lá no meio de fevereiro e não conhecíamos a “pérola”. Olhei, olhei, achei estranho… Mas, agora, com a sua explicação faz todo o sentido! O que eu não imaginava é que ela já foi pior! auahauhauahauha 😛 Adorei o post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -