Você está aqui
Home > Dicas práticas > Estação Termini, Roma: Dicas Práticas e de Segurança

Estação Termini, Roma: Dicas Práticas e de Segurança

A Estação Termini de Roma é a maior estação de trens da Itália e quarta maior da Europa por número de passageiros. Por ali passam mais de 500.000 pessoas por dia.

Essa estação é de grande importância para os transportes locais, porque dali saem e chegam os transportes para os aeroportos de Roma: Aeroporto Fiumicino e Aeroporto Ciampino.

A Estação Termini também é a principal estação de embarque de trens de Roma para Florença, trens de Roma para Milão, trens de Roma para Veneza, Nápoles, Gênova, Cinque Terre e uma enorme quantidade de localidades de norte a sul do país. Ademais, por ela também passam as linhas do metrô e uma infinidade de linhas de ônibus.

Leia também:

estação termini roma


Onde fica a Estação Termini em Roma?

A Estação Termini fica no centro de Roma, entre os Bairros Esquilino e Castro Pretorio. Apesar de ficar no centro, ela fica um pouco afastada do que chamamos de “centro histórico de Roma” que é a área onde ficam as principais atrações turísticas da cidade.


Como chegar na Estação Termini de Roma?

Chegar em Termini vindo do aeroporto Fiumicino:

Para chegar na Estação Termini de Roma vindo do aeroporto Fiumicino, as opções são:

  • Pegar o trem Leonardo Express, que custa 14 euros e leva 32 minutos
  • Pegar linhas de ônibus que custam entre 6 e 7 euros e levam em média 50 minutos
  • Pegar um táxi com preço tabelado de 48 euros

Chegar em Termini vindo do aeroporto Ciampino:

Para chegar na Estação Termini de Roma vindo do aeroporto Ciampino, as opções são:

  • Pegar o trem Ciampino Link (de Roma Termini até a Estação de Ciampino) e dali um ônibus que em 5 minutos liga a estaço ao aeroporto. O Serviço Ciampino Link (trem + ônibus) é oferecido pela Trenitalia, custa 2,70 euros
  • Pegar linhas de ônibus que custam entre 6 e 7 euros e levam em média 40 minutos
  • Pegar um táxi com preço tabelado de 35 euros

Chegar em Termini vindo do Porto de Civitavecchia

O Porto de Civitavecchia é um dos principais portos de embarque e desembarque de cruzeiros no mediterrâneo

Ele dista cerca de 40 minutos de trem e há vários trens diários de alta velocidade (trem-bala) e trens paradores (Regionale Veloce e Regionale) que partem da Estação Termini e param na Estação Civitavecchia que dista cerca de 700 metros da entrada do Porto de Civitavecchia.


Como ir da Estação Termini aos principais pontos turísticos de Roma?

Os arredores da Estação Termini concentram a grande parte dos hotéis mais baratos de Roma. Portanto, se essa for a sua escolha, saiba que é bem fácil se deslocar dali para quase todo canto da cidade.

pegar metro em roma

Como ir da Estação Termini ao Vaticano

De Termini ao Vaticano o mais fácil é pegar o metrô (linha A) e descer nas Estações Ottaviano (para ir à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano) ou na Estação Cipro (para ir maos museus do Vaticano). O trajeto de metrô leva uma média de 10-12 minutos.

Quem preferir faze ro trajeto de ônibus, pode pegar as linhas 40 ou 64, que saem dos pontos de ônibus que ficam na Piazza del Cinquecento (um enorme largo que fica bem na frente da Estação) e dali até o Vaticano são mais ou menos 20 minutos de ônibus.

Como ir da Estação Termini ao Coliseu

Ir da Estação Termini ao Coliseu é muito fácil: é só pegar o metrô e são duas paradas. Caso você goste de caminhar, leva-se cerca de 20 minutos a pé.

Como ir da Estação Termini à Fontana di Trevi

A Estação do metrô mais próxima à Fontana di Trevi é a Barberini (que no momento da redação de post está fechada para obras). A alternativa é pegar o ônibus 85 ou caminhar cerca de meia hora a pè.

Como ir da Estação Termini ao Trastevere

O meio mais fácil para chegar ao Trastevere saindo da Estação Termini é pegar o ônibus H.

As linhas de ônibus H, 64, 170 e 40 saem da Estação Termini e deixam relativamente perto de vários pontos turísticos, sobretudo as linhas 64 e 40, porque atravessam todo o centro de Roma para chegar ao Vaticano.


Falando sobre segurança em Roma: a Estação Termini é perigosa?

A seguir vários comentários feitos na nossa fanpage do Facebook, e também comentários de algumas comunidades de viajantes das quais fazemos parte. Ocultamos as fotos e nomes para preservar a privacidade.

estacao-termini-e-perigosa-2

Então, no que consiste a famosa “periculosidade” de Termini?

Em primeiro lugar, Termini está do lado do bairro mais “mal encarado” do Centro. O Esquilino não é perigoso, mas está longe de ser aquele bairro que os turistas sonham em conhecer na Europa.

Você não correrá nenhum risco físico, não precisa ter medo de ser roubado (com um ato de violência), mas sim furtado e, principalmente, de ser vítima de algum golpe aplicado em turistas. A Europa está cheia de golpistas. Leia o que contam os nossos colegas blogueiros sobre outras capitais europeias:

Portanto, nossa série de conselhos ao circular pelo local:

1) Nunca dê papo para desconhecidos. N-U-N-C-A. Mesmo que seja aquele cara lindo, alto, simpático. Ou aquela menina legal que quer lhe ajudar a chegar ao seu hotel.

2) Muito cuidado ao aceitar ajuda de desconhecidos. Se a pessoa começar a insistir, se lhe molestar, seja grosseiro mesmo! Veja bem… quer quem ajudar, não insiste, de forma agressiva, né?

estacao-termini-e-perigosa-3

3) Se alguém fizer de conta que está perdido e precisa de informação. NÃO DÊ CONVERSA e se o fizer FIQUE DE OLHO NOS SEUS PERTENCES. E principalmente olhe para os lados e para trás. Esse golpe geralmente é aplicado por duas pessoas: uma vai lhe distrair e outra vai lhe furtar. Se algo der errado, elas vão jurar que não se conhecem. Ou a pessoa que pediu informação vai fazer de conta que está chocada por você ter sido roubado e até vai oferecer ajuda, etc.

3) PROBLEMAS NAS BILHETERES AUTOMÁTICAS: Algumas pessoas se oferecem para ajudar a comprar bilhetes nas máquinas. Muitas exigirão dinheiro ao final da “ajuda”. Geralmente exigem 2 euros. Seja firme e diga não. Existe policiamento na estação, se alguém lhe incomodar, dirija-se a um policial. Se tiver dificuldade nas máquinas, utilize a bilheteria onde há funcionários da companhia de trens. A bilheteria é para os trens da Trenitalia, mas a ItaloTreno colocou um guichê “muito micho” com uma funcionária, em frente à livraria que fica no andar térreo. Para evitar aborrecimentos com intrusos e filas nos guichês, nosso conselho é: sempre que puder, compre seus bilhetes on-line e os imprima.

Existe um guichê servido por funcionário exclusivamente para quem vai pegar o trem Leonardo Express, o trem rápido que vai para o aeroporto. Esse guichê bem pequeno está na plataforma 24, a mesma onde fica o embarque desse trem.

Ademais, os bilhetes dos trens para o aeroporto, ou trens que circulam dentro da região (por ex.: se você for a Castel Gandolfo) podem ser comprados nas tabacarias e bancas de jornais.

4) MUITO CUIDADO COM MALAS E OBJETOS PESSOAIS: Se precisar abrir sua bolsa e não se sentir seguro, caso se sinta observado, minha dica é: entre em alguma loja. Claro, fique sempre atento, mas dentro das lojas existe maior controle.

5) TENTE NÃO DAR PINTA DE TURISTA: Tenha já seus mapas imprimidos, sempre que possível saiba a direção do seu hotel. Sempre que precisar de ajuda, se possível, entre em alguma atividade comercial. Tenha cuidado com pessoas muito solícitas. Muitas vezes o golpista está justamente observando pessoas “atrapalhadas”, mulheres sozinhas que estão puxando malas pesadas e que provavelmente aceitarão ajuda. Ou casais com malas e carrinhos de bebê. A intenção dessas pessoas não é cometer uma violência contra você, mas aproveitar uma chance para furtar seus pertences, ou trocar sua mala (por exemplo, se você estiver com uma mala preta e sem algum tipo de identificação) rapidamente sem que você perceba.


O que fazer na Estação Termini: serviços úteis, compras e gastronomia

Dentro da estação há uma série de opções do que fazer, tanto no quesito utilidade, quanto no quesito “passatempo”.

Serviços úteis na Estação Termini

  • Compra e venda de passagens de trem (nas bilheterias automáticas, nas bilheterias com atendimento personalizado e, dependendo do tipo de bilhete, nas bancas de jornais e tabacarias)
  • Compra e venda de bilhetes dos ônibus, trens e metrô
  • Agência dos correios
  • Guarda-volumes
  • Venda do Roma Pass
  • Locação de automóveis
  • Guarda-volumes
  • Lojas que vendem chips para celulares
  • Caixas eletrônicos
  • Banheiros (pagos) inclusive com possibilidade de tomar banho

Compras: O Shopping Center da Estação Termini

Dentro da Estação funciona um shopping center com várias marcas como Victoria Secrets, Mas Cosmetics, Kiko Cosmetics, Lush, Svarowski, Nike, só para citar algumas. As lojas ficam espalhadas entre o térreo e o subsolo.

O shopping abre todos os dias das 8h às 22h e o site é http://www.romatermini.com/en/


Onde comer na Estação Termini

Ao lado da Plataforma 24 fica o Mercato Centrale, um pólo gastronômico com 24 quiosques que oferecem vários tipos de culinárias a um preço abordável (um prato de massa em média custa 7 euros). O Mercato funciona das 8 às 24, 7 dias por semana.

Além do Mercato Centrale também existe a Terraza Termini, O terraço, que, na verdade é um gigantesco mezzanino todo branco, com uma enorme vidraça que se debruça para os trilhos dos trens, possui mais de 3.000 metros quadrados e atualmente abriga seis restaurantes/bares.

No entanto, se você só estiver procurando um lugar para tomar um rápido cafezinho, há vários bares e lanchonetes espalhados pela Estação, e inclusive dois Mac Donald’s.

Em Termini também há uma “casa de carnes”, a Road House, que serve inclusive picanhas na chapa.


Pegar trem na Estação Termini para outras cidades da Itália: os portões de embarque

Se você embarcar na Estação Termini em direção a qualquer cidade da Itália, saiba que é sempre necessário ter seu bilhete de trem em mãos para ter acesso à plataforma.

Há anos algumas das grandes estações de trem italianas começaram um processo para proibir o acesso as plataformas para todos aqueles que não tem um bilhete de embarque. O objetivo é coibir furtos e evitar que pessoas sem bilhetes embarquem nos trens.

Por isso há algum tempo a Estação Termini estava bem cheia de tapumes, mas agora as obras já foram praticamente concluídas e de qualquer modo, atualmente para ter acesso à plataforma é necessário passar por um “gate” ou portão de embarque como fazemos nos aeroportos.

Obviamente não existe detector de metais e nem um controle rigoroso do passageiro, mas é importante ter em mãos o bilhete de embarque imprimido ou mostrar o bilhete na tela do seu dispositivo móvel, como celular ou tablet.


O que fazer perto da Estação Termini?

  1. Perto da Estação Termini há uma variedade enorme de culinárias étnicas. Em menos de 5 minutos, caminhando pelo bairro, você passa do italiano ao chinês, do chinês ao indiano, do indiano ao bengalês, do bengalês ao egípcio-siriano. Ali encontra-se o melhor restaurante chinês de Roma: o Restaurante da Sonia.

hospedagem-em-roma-termini4

2. Você vai estar coladinho em uma das quatro principais basílicas de Roma: a Basílica Papal de Santa Maria Maior. Sem falar dos mosaicos bizantinos (visita guiada a cada meia hora), que são de tirar o fôlego.

A Basílica papal de Santa Maria Maggiore, seus mosaicos bizantinos e a escala de Bernini

3. Estará a menos de 15 minutos de três bairros que hoje fazem parte da movida romana: Monti, San Lorenzo e Pigneto. Os dois primeiros podem ser alcançados a pé.

Monti, o bairro pitoresco que pode destronar o Trastevere

4. Estará cercado por alguns dos museus mais importantes de Roma: o Museu Palazzo Massimo alle Terme e o Museu delle Terme di Diocleciano.

hospedagem-em-roma-termini6

5. Grave esse nome na memória: Panella. É um dos melhores e mais famosos panifícios de Roma. Na hora do almoço fica cheio. Todos os dias a partir das 17h tem um ótimo happy hour e nos finais de semana um brunch delicioso. Tudo a ótimo preço. Dica quente: um dos poucos bares de Roma que possui mesas self service onde não se paga pelo couvert/serviço sentado. Mas é você que deve transportar a própria comida até as mesinhas.

Panella: panifício + happy hour + brunch que bombam em Termini

6. Caso se interesse por arquitetura e requalificação, poderá ir a pé até o Campus da Universidade de Roma “La Sapienza”, para ver como um antigo quartel desativado se transformou na Faculdade de Estudos Orientais.

7. Poderá conhecer a Casa dell’Architettura. Um espaço cultural que nasceu graças a um convênio entre a Prefeitura de Roma e a Ordem dos Arquitetos de Roma. O espaço oferece mostras, convenções, filmes, etc. tudo tendo a arquitetura como tema central. Todos os anos hospedam o Festival Internacional dos Documentários sobre Arte e Arquitetura.

hospedagem-em-roma-termini7

8. Poderá conhecer o Mercado de Piazza Vittorio com suas barracas super coloridas e onde há maravilhosos tecidos africanos e indianos.

9. Fazer compras na Via Nazionale. Essa é uma das melhores ruas de compras de Roma.

hospedagem-em-roma-termini5

10. Assistir a um musical no vizinho Teatro Brancaccio: um dos poucos teatros de Roma especializado em musicais.

11. Se você gosta de óperas e bales, saiba que o Teatro dell’Opera está a cerca de 5 minutos a pé da Estação.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

132 thoughts on “Estação Termini, Roma: Dicas Práticas e de Segurança

  1. Vim este final de semana para Roma e gostaria de ter visto essa matéria antes. Fechamos um Airbnb bem próximo ao Mercado Central, a zona estranha. E realmente é. Não nos sentimos seguros aqui. Vimos assim que chegamos um rapaz jogar uma bolsa (provavelmente roubada) em baixo de um carro. No mesmo dia a noite, uma briga na rua. Hoje ao sair de um restaurante, um rapaz começou a falar e andar atrás de nós. Estou com um grupo de americanos, estamos falando em inglês, não sei se isso está chamando atenção. Enfim, Roma é linda…os pontos turísticos são incríveis, mas fora isso,não tenho intenção de voltar. Não achei segura.

    1. Oi, Adriana
      Eu moro em Roma há 20 anos. Nunca fui assaltada ou furtada, mas, confesso que aquele lugar ali onde vcs ficaram é meio feio mesmo.
      Acho até que é mais feio do que efetivamente perigoso.
      Caso tivessem ficado algumas quadras mais pra lá, a sensação teria sido completamente diferente.
      Um abraço e volte,
      Luciana

  2. Olá Luciana, adoro as tuas dicas! Tu sabes quando a Barberini vai abrir novamente? A Spagna também está fechada? Obrigada!

  3. oi luciana, irei a Roma em julho, e ficarei no hotel center 1-2, sairei no flumicino, qual é a melhor transporte tendo em consideração que deverei chegar ao aeroporto às 23h, do dia 02/07/2019, e no dia 04/07, gostaria de ir ao vaticano, qual é o melhor trajecto,
    cordiais saudações!

  4. Olá Luciana.
    Tenho uma duvida e gostaria de saber se pode me auxiliar.
    Estaremos, minha esposa e eu, em Roma ainda este mês. Certo dia vamos até Florença de trem. No retorno de Florença, nosso trem chega à estação Termini às 23:50. Nosso hotel é próximo da estação.
    Minha dúvida é se há risco em ir a pé este horário para o hotel?
    Desde já agradeço sua atenção.

    1. Risco não há, porém, o entorno da estação é meio feinho.
      De qualquer forma tem sempre muita gente circulando por ali a qualquer hora do dia e da noite.
      Abs,
      Luciana

  5. Olá Luciana,
    Irei em julho para Milão e início de agosto para Roma. Ficarei em Roma 8 dias na Villa Letizia -Aurelio. Como faço? Para pegar um trem de Milão para Roma? Irei sozinha.
    Abraços

    1. Oi, Simone
      Esse lugar é um tanto afastado.
      Chegando em Roma Termini você deve pegar o metrô até a estação Cornelia e de lá ainda pegar um ônibus.
      Se você der uma olhadinha no Google Maps, ele sinaliza todas as paradas e linhas de ônibus perto do seu hotel.
      Abs,
      Luciana

  6. Bom dia Luciana
    Vamos a Roma em setembro, por favor gostaria de saber região aonde ficar que é mais fácil para deslocar e conhecer os principais ponto turísticos, com deslocamentos a pé ou de metrô, não perigosas e mais econômica. Obrigada.

  7. Bom Dia, gostaria de algumas dicas.
    1 – Aluguei um apartamento no bairro Aventino, proximo ao Eataly e a estação Piramide de metro, gostaria de saber se o bairro é tranquilo, se consigo me deslocar facilmente caminhando até o Coliseu ou seria melhor me deslocar de onibus ou metro?
    2 – É interessante realizar Hop on Hop off para conhecer os pontos turisticos de Roma ou o melhor seria ir caminhando??
    3 – É tranquilo me deslocar do Aeroporto Fiumicino até Roma Ostiense de trem?
    Obrigado

    1. 1) Não é super perto do Coliseu. E se estiver muito perto do Eataly e da estação Piramide, o bairro não é mais Aventino (bairro bem chique, mas completamente deserto à noite), mas Piramide (bairro popular e bem animado, com atividades comerciais).
      2) Pessoalmente acho melhor a pé
      3) Sim, é só pegar o trem.
      Boa viagem,
      Luciana

  8. BOA NOITE
    ESTAREI INDO PRA ROMA DIA 04/12 E IRIA ME HOSPEDAR THE HIVE HOTEL FICA NA Via Torino 6, Estação Termini, É UM LUGAR BOM PRA SE HOSPEDAR FICA PROXIMO ATRAÇÕES TURISTICAS, POIS PREÇO DELE É BOM E HOTEL PARECE SER NOVA, QUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇÕA OU SUGESTÃO.
    ATT.
    FERNANDO

  9. Olá, gostaria de uma ajuda. Estou em duvida em qual Hotel ficar (Augusta Lucilla Palace- Via Massimo D´ Azeglio 24 ou Eurostars Saint John – Via Mattel Boiardo 30) ambos parecem ser perto dos pontos turisticos. Como posso chegar até ao hotel depois das 23:55 meu voo é de Lisboa(tem opção de ônibus noturno que liga o aeroporto ao centro?) Gostaria de fazer a maior parte das visitas á pé com meu marido por este motivo gostaria de um hotel próximo aos pontos turisticos. Se tiver alguma sugestão de Hotel não muito caro chegamos no dia 25 dezembro e partimos no dia 1º . Desde já obrigado!

    1. Bom dia, Cleide

      Nenhum dos dois hotéis é super perto das atrações turísticas. Sobretudo, o Eurostars é mais longe ainda. Porém, ali tem bastante linhas de ônibus que em 10 minutos os deixam
      no centro histórico (onde estao os monumentos) e tb tem metrô.

      Aqui estão algumas boas sugestões de hotel bem centrais, onde dá para fazer tudo a pé.

      https://www.booking.com/hotel/it/madrid.pt-br.html?aid=368940
      https://www.booking.com/hotel/it/delle-nazioni.pt-br.html?aid=368940
      https://www.booking.com/hotel/it/adriano-roma.pt-br.html?aid=368940

      Abs,

      Luciana

  10. Olá vamos nos hospedar pelo airbnb no bairro Pigneto, ele parece ser a Lapa do rio de janeiro ! Alguém sabe alguma informação?

    1. Bairro bem badalado, com bastante bares e botecos e alguns traficantes de drogas nas esquinas.
      Ou seja: nada mais nada menos e nem melhor do que pior do que a Lapa. E olha que eu conheço bem a Lapa!
      Beijos,
      Luciana

  11. Olá bom dia estarei viajando com minha esposa no final de fevereiro para Roma e vou a Napoles e Costa Amalfitania. Gostaria de ir de trem para Napoles e depois continuar viajando de trem pela costa e retornar a Roma onde fico 8 dias. Voce acha melhor fazer este roteiro de trem ou de Automovel, obrigado

    1. Para a Costa Amalfitana um carro ajuda/facilita enormemente o deslocamento, mas os estacionamentos são poucos e caros.
      Para Roma e a Nápoles será menos dor de cabeça viajar de trem.
      Abs,
      Luciana

  12. Boa noite!
    O hotel que vamos ficar é o IQ bem próximo da estação termini. Os taxistas fazem corridas de curta distância? Desde já agradeço.

  13. Boa tarde! Ficaremos hospedados no Hotel IQ próximo a Termini. Os motoristas de táxis fazem pequenas distâncias tranquilamente ? Obrigado desde já .

  14. Olá Luciana.
    Seu site é show de bola! Aproveitando a ocasIão…
    No começo deste agosto, pretendemos ir de Roma à Assis (pernoite) passando por Civita di Bagnoregio e Perugia. Considerando que vamos de carro, saindo de Roma +/- 10h de uma quinta-feira, teríamos tempo suficiente para visitar Civita di Bagnoregio e Perugia?

  15. Olá, vou a Roma, mais minha mulher em Agosto, de comboio a partir de Nápoles, para uma estadia de dois dias e 1 noite. Em que zona me aconselha a ficar hospedado? perto da estação Termini ou melhor noutro lugar? A ideia é só usar o hotel para dormir, o que queremos é conhecer o mais possível a zona histórica. Obrigado.

  16. Olá Luciana! Vou me hospedar no bairro San Lorenzo, especificamente na Via deu Reti! Trata-se de um bairro seguro? Vamos nas férias, em julho, portanto, provavelmente as ruas e bares estarão mais tranquilos por lá. O que poderia nos dizer sobre esse bairro? Seguro andar a noite?

  17. Luciana, eu e minha namorada vamos nos hospedar no bairro chamado San Lorenzo, especificamente na Via dei Reti.

    Como vamos nas férias, em julho! Provavelmente as ruas e os bares estarão mas vazios. Você diria que é um bairro seguro, tranquilo para se andar a noite, o que poderia nos dar de conselho?

    1. Tranquilo e seguro é, com certeza. Só é meio isoladinho para passeios, então dá um certo trabalho ir e vir para os pontos turísticos.
      Abvs,
      Luciana

  18. Oi, vou ficar hospedada com o meu namorado perto de porta maggiore, logo no começo da via prenestina, é um local perigoso?

    1. Não é perigoso, mas é meio contra-mão para chegar às atrações turísticas e à noite é meio escuro. Não é um bairro super iluminado. Mas, definitivamente não é perigoso.
      Abs,
      Luciana

  19. Olá! Parabéns pelo site!! Vou daqui a menos de um mês para Roma e tenho uma dúvida em relação aos hotéis: Scott House perto do Termini ou Tolentino perto de Barberini. Qual a melhor zona para ficar? Obrigada!

  20. Olá chegarei no aeroporto FIumicino em Roma as 21h30
    E seguro ir de metro para região da estação termini?
    Achei o táxi mto caro 55 euros .

    Alguma dica ou sugestão?
    Obrigado

  21. Boa noite Luciana, estou pretendendo levar o meu neto de 6 anos para passar 3 semanas em Roma, em julho. Tem alguma dica sobre curso de italiano para crianças estrangeiras? Vi na internet o koiné na Praça da Basilica de San Giovani in Laterano. Mas o local é dificil de hospedagens.conhece outros cursos?
    Grato
    Sergio Oliveira

  22. Olá. Estou indo a Roma. Está tudo organizado. Só uma dúvida. Meu vôo de volta será às 6 horas. Qual o melhor meio de chegar até o aeroporto FCO na madrugada? Estarei em um hotel perto da Termini. Aguardo. Obrigado.

  23. Bom dia. Estou indo a Roma em novembro. Dormirei uma noite e depois vou a Monte Sant’Angelo. Preciso de orientação para pegar ônibus Roma-Monte Sant’angelo ou trem. Pode me ajudar? Horários, terminais, datas? Obrigado.

  24. Boa Tarde, gostaria de saber qual é a melhor opção para ir da estação termine para o hotel pallazzo Nova-Roma?
    Estarei chegando de Florença, e estarei com malas.
    Agradeço desde já!

  25. Boa tarde, tudo bem?

    Li todos os comentários daqui que envolvessem a palavra “Termini” hehe. Eu e minha namorada vamos ficar hospedados no bairro em novembro, pois o nosso voo para o Brasil sai as 6:00 da manhã. Logo vi que próximo ao Termini tem uns 2 ou 3 horários (madrugada) de ônibus da empresa Cotral. Gostaria de saber se é perigoso para nós caminhar do hostel, que fica próximo à estação, até o ponto de ônibus da Cotral. Pretendemos chegar com minutos de antecedência, seria perigoso ficarmos ali no ponto de partida perto de 1 hora da madrugada?

    Obrigado.

    1. Marcos,
      Perigoso não é, mas também não é muito ameno. Ficam alguns moradores de rua nas calçadas.
      O Mercato Centrale fecha à meia-noite e a estação fica aberta a noite toda (somente as portas laterais).
      Abs,
      Luciana

  26. Oi, Lu! Como identificar um transfer individual autoridade a ir ate o pier do meu navio? Estarei com mala grande pois vou para Londres e Paris, Ou seja, guarda roupas para o frio tambem. Grata

  27. Olá,
    Como faço para ir de Roma fiumicino até a cidade de Cosenza ou belvedere marítimo de trem?
    Qual a estação, como chegar e qual o nome do trem e media de valor ?
    Muuuuuito obg,

  28. O Termini é um “Brás” melhorado, ficamos hospedados ali perto na semana passada, circulamos ao redor, dentro da estação, no shopping, sem nenhum problema. Tem que andar por ali (e em todo lugar) sempre se precavendo, tomando os cuidados, por isso seu post é muito bom, parabéns pela iniciativa. Estar hospedado perto do Termini quebra um galhão pela facilidade de pegar metrô, ônibus e trem. A prevenção e cuidados são os mesmos de qualquer cidade grande.

  29. Olá pretendo ir a Roma saindo de Lisboa, chegarei no último vôo 23h35, ao chegar na estação termini encontro taxi na madrugada? meu hotel fica próximo, mas a pé não me arrisco sozinha.

    1. Oi, Adriana,
      Encontra, sim. O único problema é que o trem do aeroporto até Termini encerra os serviços às 23:20h.
      Portanto, você já teria que se servir de um táxi em Fiumicino, ou contar com um trasfer privativo.
      Boa viagem.
      Luciana

  30. Parabéns pelo site!!!!! Está me ajudando muito no planejamento de minha viagem!!!! Como vou sozinha estou preocupada em sair a noite! Ficarei hospedada prox. termini!!! Qto custa um táxi do centro histórico pra termini? Com essa informação vou me organizar no transporte!!!! Obgda

    1. Oi, Carmem,
      O centro histórico dista 2-3 km de Termini, então com uns 10 euros você se desloca de táxi à noite.
      De antemão digo que Termini é feinho, mas não é perigoso.
      Abs,
      Luciana

  31. Boa tarde, adorei as dicas, mas fiquei preocupada. Estou com duas reservas de hotel, gostaria de saber o melhor e qual a melhor região. O Luce del Colosseo e o Casa per ferie Domus Helena, o segundo é mais barato, mas fica próximo a estação termini, como sou mulher e vou sozinha estou com medo, principalmente de assédio, estupro… Pode me ajudar?

    1. Wylnara,
      Roma não é um paraíso, mas não há razão para medo de estupro. Não precisa ter medo!
      Por favor, cole aqui os links dos hotéis, porque de nome não sei onde são.
      Boa viagem,
      Luciana

  32. Olá, seu blog é maravilhoso!!!
    Chegamos em Roma/Termini em novembro por volta das 21 horas, depois de uma longa jornada(S.Paulo/Milão/Roma). Ficaremos hospedadas no Hotel Barberini. Como estaremos em 06 jovens senhoras, seria arriscado irmos de metrô? Grata

    1. Boa noite, Silvia,
      Não é arriscado, mas sempre importante estar atentas às bolsas e malas.
      Como vocês são seis, considerem também a possibilidade de fazer um transfer com motorista em uma van. No final o preço sai quase o mesmo de ir de trem até Termini (o trem expresso custa 14 euros por pessoa) e acredito que a van deve custar 80 euros. Contate essa empresa aqui: http://www.elmocar.com
      Façam uma ótima viagem,
      Luciana

  33. Olá, muito legal seu site e ajuda bastante! Estarei chegando em Fiumicino por volta das 12:30, Farei o trajeto até Termini no Trem Leonardo Express, Ficari hospedada no residenza francesco colosseo, Qual melhor opção para o trajeto Termini — corso d` itália? Metrô ou táxi? Tem ideia do valor do taxi? Muito Obrigada

    1. Jeovania,
      Metrô você vai ter que arrastar um pouco a mala. A distância não é enorme (10 min da estação Colosseo) a pé, mas… com mala pesada, sabe como é, né?
      De táxi, saindo de Termini, daria no máximo 12 euros.
      Abs e boa viagem,
      Luciana

  34. Olá, muito legal seu site e ajuda bastante! Estarei chegando em Fiumicino por volta das 12:30, Farei o trajeto até Termini no Trem Leonardo Express, Ficari hospedada no residenza francesco colosseo, Qual melhor opção para o trajeto Termini — corso d` itália? Metrô mesmo ou táxi? Tem ideia do valor do taxi? Muito Obrigada

  35. Boa-noite,
    Viajo para Roma com o meu filho de 7 anos no próximo mês, juntamente com 2 amigas. Ficaremos no ap Art and Relax Suites, na Via Giolitti, bem perto do Termini. É a zona pior ou mais “arrumadinha”? É perigoso ir com uma criança? Sair para jantar? Com tudo o que já li estou com receio desta zona… Obrigada!

    1. Oi, Gina,
      A Via Giolitti é realmente a mais bagunçada das ruas, porque fica ao lado mesmo da Estação. Não é perigosa, mas não é um lugar bonito, principalmente à noite.
      Repito, não é perigosa.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  36. Olá, viajarei à Roma em maio deste ano e sairei de lá para Florença. Estou olhando um trem que sai de Tiburtina às 05am há perigo? O metrô já está funcionando?

    1. Oi, Camila,
      O metrô só começa a funcionar às 5:30. Não acredito em perigo, mas a verdade é que a essa hora da manhã a rua vai estar bem vazia. Exceto linhas que possuem ônibus noturnos (passam a cada hora da meia-noite às 6h), os onibus só começam a circular às 5h. Então, você teria que pegar um táxi.
      Boa viagem,
      Luciana

  37. Olá! Viajarei para roma em setembro, estou vendo de ficar hospedada no hotel regio, via voltuno, próximo a termini, a região é muito perigosa e feia? Daria para fazer a pe com malas? Obrigada!

    1. Oi, Michelle,
      A Via Volturno fica do lado “mais arrumadinho” de Termini.
      Pode ir sem medo! Não é feia e nem perigosa.
      Boa viagem!
      Luciana

  38. Olá, boa tarde! Estou com uma dúvida,quando descer do Leonardo Express na estaçao termini, como faço para chegar na Praça São Pedro? Ouvi dizer que tenho que pegar a linha A e descer na estação Ottaviano.O ponto de descida do Leonardo é distante do trem da linha A ? Desde já, obrigada!

  39. Blog bem objetivo e pratico. Parabéns. Em MAIO, estarei indo a Roma. Pretendo ficar no Hotel Villa Rosa.A duvida e se vale a distancia pra pegar o taxi ate Estacao Termini ou outro ponto turístico.Voce poderia me ajudar

    1. Se for o Villa Rosa que fica na Via Giovanni Prati, você estará pertinho da Estação Trastevere. Pode ir de trem: https://www.romapravoce.com/como-chegar-em-trastevere/
      E o bairro tem meios de transporte e um bondinho que circula a noite toda.
      Esse tipo de bairro não justifica pegar taxi. Você está no início de Monteverde (que faz “fronteira” com o Trastevere).
      Boa viagem 🙂

  40. Olá! Parabéns pelo blog!
    Planejo descer na estação San Giovanni para conhecer a Basilica San Giovanni in Laterano, depois seguir caminhando pela Via Merulana até a Basilica Santa Maria Maggiori e ainda à pé seguir pela Via Torino até a Piazza della Republica.
    Você considera perigoso caminhar por essa região? Vi que fica próximo do bairro (ou no próprio) Esquilino.

    1. Absolutamente não! Vai tranquila! Essa semana fiz o mesmo caminho, mas ao contrário (De Termini até San Giovanni) e ainda tirando fotos com a minha máquina fotográfica.
      Um abraço e curta a viagem,
      Luciana

  41. Olá,

    Vou para Roma dia 14/12, vou ficar hospedado no Best Holidays In Rome, Via Principe Amedeo, 148, bem perto da estação de Termini, consigo ir do aeroporto até a estação de metrô e a pé para o hotel? A região é perigosa? Ou como vou estar com malas, é melhor pegar um táxi, aeroporto – hotel. Obrigada

    1. Yara,
      A distância a pé é muito pequena. O lugar não é perigoso, mas tem umas lojinhas meio feinhas e tals (comércio de chineses e bengaleses). Não é a parte mais glamour de Roma, mas
      é super prática, não precisa ter medo, só tenha a normal atenção com seus pertences.
      Ah! Como essa região tem muito hotel, albergue, etc… o vai e vem de turistas é enorme. Também tem um campus da universidade La Sapienza, museus, etc.
      Qualquer dúvida, é só perguntar!
      Luciana

  42. Boa tarde,
    Penso ir a Roma em janeiro para ficar 3 dias, qual o melhor bairro para se hospedar? Que seja possível visitar a maior parte dos pontos turísticos a pé.

    Obrigada,
    Gisele

  43. Boa Noite
    A região do hotel Verona, próximo a Santa Maria Maggiori a noite é perigosa e de dia? pessoas dormem ali na rua? Vou em janeiro a Roma.

  44. Boa tarde,
    Preciso se informação relativamente a estação de termini. O meu hostal não guarda malas mas informou-me que na estação guardam. Preciso de guardar malas no último dia pq o voo é só à noite. Sabe me dizer onde é é quais os custos? Obrigado.

  45. Oi Luciana, vou à Roma em março e gostaria de saber se vc conhece o Hotel Augustea. Caso sim, a localização é boa não é? Obrigada pela ajuda através do seu blog.

    1. Conhecer, não conheço. Mas justamente hoje passei pela porta e o achei meio “caidinho”.
      Mas a localização é muito boa.
      Abraços,
      Luciana

  46. Lu, gostaria de te parabenizar pelo blog, estou pegando muitas dicas de roteiros. Li que a região do Vaticano é um pouco perigosa, estamos pensando em visitar os museus do Vaticano a noite, vc acha perigoso voltarmos de trem/metro visto que estaremos perto do Termini ou é melhor táxi?

    Abs.

    1. A região do vaticano não é perigosa, mesmo! Muito pelo contrário! Peguem o metrô sem problemas e sem medo de circular por lá (de dia ou de noite). Só tomem normais precauções com seus pertences.
      Um abraço,
      Luciana

  47. Olá! Primeiro, parabéns pelo blog, tem me ajudado muito no planejamento da minha viagem! Bom, em dezembro viajarei pela Itália e meu trem de Florença chega em Roma por volta das 22h. Meu hotel está a 350m da estação Termini. Minha pergunta é: você acha muito perigoso ir à pé da estação ao hotel nesse horário? Estaremos eu e meu marido, cada um puxando uma mala grande mais uma mala de mão. Obrigada pela ajuda!

      1. Olá.
        Obrigada pelas dicas.
        Vou sozinha a Roma e fico perto do Termini, tenho algum receio de sair para jantar e voltar perto das 21h/22h. Acha que posso faze-lo? Obrigada

        1. Pode e deve! O lugar às vezes é meio feinho, mas não é perigoso. E como tem muito hotel por perto, tem sempre gente na rua.
          Um abraço,
          Luciana

  48. Vamos 3 pessoas para Roma aterram no aeroporto fiumicino qual o transporte que nos aconselho a tomar vamos par um hotel junto do jardim vittorio Emanuele ll .

  49. Olá, seu site está ajudando muito! Eu e minha esposa chegamos em Fiumicino por volta das 18:30, Farei o trajeto até Termini no Trem Leonardo Express, Ficaremos hospedados na praça Barberini, Qual melhor opção para o trajeto Termini — Barberini? A pé, Metrô mesmo ou táxi? Tem ideia do valor do taxi? Muito Obrigado

    1. Pegar o metrô, linha A, e descer na parada Barberini. São duas paradas e leva uns 2 minutinhos.
      Um táxi deve custar no máximo 5 euros.
      A pé com malas eu acho cansativo, mas não é impossível
      Um abraço,
      Luciana

  50. olá, vou pegar o trem em Termini as 0615 da manhã… o hotel esta mais ou menos 30 minutos andando, é perigoso fazer dessa forma ou que horas abre o metro e se for de taxi qual o valor aproximado? obrigado!

  51. Ola, vou a Roma em novembro e tenho reserva no hotel Mirage & Halifax, proximo da estação Termini. Tem alguma referencia deste hotel? O local é perigoso?

  52. Boa Noite,Estarei indo para Itália em dezembro ,vou chegar em pescara no dia 23 e gostaria de ir para roma pois estarei hospedada la. você me recomenda ir de trem? Vou estar hospedada perto da estação termini. Vamos eu meu esposo e minha mãe .Obrigada.

    1. Tania,
      A viagem dura mais ou menos 4 horas, mas deixa você na estação tiburtina (a segunda maior de Roma). Dali mesmo você pode pegar um trem ou metrô para Termini. De trem é 1 estação e de metrô são 4 estações, mas é um trajeto de 5 minutinhos.
      Boa viagem!
      Luciana

  53. Olá. Quando chegar em Termini do aeroporto vou pro terminal San Giovanni. Terei que comprar outro bilhete? Qual direção pegar? Obrigada.

  54. Fiquei hospedada no Hotel Aprhodite em frente ao Termini, bem em frente, não tivemos problemas, mas o lugar realmente dá medo. A noite várias pessoas dormem na calçada, mas não vimos eles incomodarem ninguém.

  55. Luciana, poderia me informar se conhece alguma empresa que possa me indicar para fazer o passeio para 4 pessoas?
    Grata,

  56. Olá… quero fazer bate e volta para Pisa. É muito complicado comprar a passagem na hora e embarcar? Tem alguma recomendação?
    Grata pela orientação

    1. Complicado não é, mas passagens compradas na hora custam muito mais. E dependendo do dia/época do ano os trens podem estar lotados, então a escolha de horário pode ser limirada.

      Recomendação: acho muito cansativo fazer um bate-volta Roma-Pisa. São 3 horas a 3 horas e meia de viagem de ida + o mesmo de volta.

      Um abraço,

      Luciana

  57. Fiquei em alerta, 4 dos 5 dias que passei em Roma, nos primeiros dias pensei q seria furtada a qq instante, estava ainda com o mesmo pensamento de sair no centro das cidades aqui no BR, mas pra minha infelicidade no meu ultimo dia, dia que relaxei a guarda, fui furtada, e deve ter sido na saída do metro, no Termine. Mas quero voltar a Roma, amei o lugar, muito fácil de andar por lá.

  58. Sempre é bom ficarmos muito atentos mesmo. Aliás como em qualquer grande metrópolis. Estive em Roma alguns anos atras e fiquei proximo a Termini (cheguei de trem) e também nao tive problemas; estou retornando agora, mas ficarei um pouco afastada mas mesmo assim fico sempre de olho.

  59. Estivemos em Roma por 30 dias, no mes de outubro,hospedados em um ap proximo a estação Termini,na rua Principe Humberto.Não tivemos nem um problema,tudo muito tranquilo com as bagagens,bolsas e compras.
    Adoramos Roma,ja estamos com saudades!!!

  60. Estive 02 vezes em Roma e nas 02 vezes fiquei hospedada próxima a estação Termini, na Massimo D’azeglio e não tivemos o menor problema. Usamos a estação todos dias e a qualquer hora do dia e no entanto fui assaltada dentro do metrô indo pro Vaticano. Em qualquer lugar que se vá, mesmo dentro do nosso bairro precisamos estar atentos a nossas bolsas e sacolas. Adoro Roma e quero voltar !!!!

    1. Oi Celia… Uma dúvida: vc foi assaltada (roubada) ou furtada?
      O termo assalto remete a abordagem com violência ou ameaça… Gostaria de saber pois irei em maio e posso precisar do metrô.

      1. Vamos esperar a Celia responder. Mas eu pego o metrô várias vezes por semana e, sim, ocorrem furtos (geralmente meninas ciganas que enfiam a mão na bolsa ou nos bolsos) e não só com turistas. Obviamente os turistas são bem mais visados e os italianos ficam todos agarrados com as suas bolsas.

      2. O risco na europa é de “furto” … deu bobeira… aqui os delinqusntes São bem rapidos.. assaltos com violência nao tem

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top