You are here
Home > Uncategorized > Crônica do II EEBB no Porto

Crônica do II EEBB no Porto

Enquanto Portugal não é novidade para mim, já que durante alguns anos aproveitei a conexão da TAP para conhecer Lisboa, indo de Roma para o Rio e vice-versa… desta vez estar no Porto e com mais de 40 amigos blogueiros, foi uma ocasião inigualável e inesquecível.

Ano passado, a nossa colega Cristina Rosa – guia brasileira em Barcelona, do blog Sol de Barcelona havia organizado o I EEBB em Barcelona. Esse ano, nossa colega Rita Branco, que oferece passeios guiados no Porto (além de redatora do blog O Porto Encanta), foi nossa anfitriã no II EEBB, acolhendo-nos de braços abertos no Porto.

o-porto-encanta

O encontro foi fantástico do início ao fim. Primeiro porque sai de Roma com a enorme expectativa quanto à cidade: ouvimos cada vez mais coisas maravilhosas sobre a receptividade do Porto em um modo geral: pessoas, hotéis modernos, gastronomia e vinhos de ótima qualidade e a preços mais do que honestos, se comparados com outras cidades europeias.

Mas a minha expectativa ainda ia mais além: a chance de poder desvirtualizar o contato com muitos colegas blogueiros, com os quais compartilho a dor e a delícia de ter um blog de viagens. Bom… que fique claro que a delícia é infinitamente maior do que a dor!

Uma crônica do final de semana:

De Roma ao Porto

Dessa vez a Ryanair não me irritou e meu voo Roma-Porto foi pontual, sem turbulências ou atrasos e até cochilei no trajeto.

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-10

Chegando no Porto, segui direitinho as instruções da Rita para chegar do aeroporto ao centro. O transporte é realmente rápido, barato, eficiente e novinho em folha. Não foi necessário pegar táxis e nem fazer estripulias para chegar ao Sheraton Porto.

O Sheraton Porto

A recepção do hotel foi fantástica. Todos nós blogueiros tivemos o prazer de ficarmos hospedados em hotéis 5 estrelas da cidade, e o meu anfitrião foi o chiquérrimo Sheraton Porto. Até agora eu só tinha experiências de hospedagem em Lisboa.

Todos muitos gentis, agradáveis e… como eu disse lá na minha FanPage, esse padrão de recepção deveria ser adotado no mundo todo: uma taça de vinho do Porto servida imediatamente enquanto eu ainda fazia o check-in. Aprovado!

E o quarto gente? Conforto puro!

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-11

Durante o sábado e o domingo, o grupo foi ciceroneado pela Marisa… guia de turismo autorizada do Porto, que nos ilustrou sobre as inúmeras riquezas da cidade. Há muito o que se fazer, ver, degustar… e como Marisa nos dizia: hoje Portugal não é mais aquele país do Seu Manuel e da Dona Maria que emigraram para o Brasil em busca de fortuna. No país fabricam produtos maravilhosos do Made in Portugal, e o Porto hoje é uma das capitais europeias que mais atraem turistas. O Porto vai bombar… aliás, já está bombando!

Programa da Sexta-Feira

Na sexta-feira o nosso anfitrião para o jantar foi o restaurante Os Lusíadas, localizado em Matosinhos, um distrito que fica a apenas 5 minutos do Porto (e facilmente alcançável de metrô) para a nossa noite estrelada. Pratos de peixe e frutos do mar de comer de joelhos, com atendimento fantástico por parte do pessoal do restaurante.

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-4
Se soubesse que o percebe (nome desse crustáceo escuro) era tão bom, teria devorado tudo!

Programa do Sábado

Tivemos um pequeno almoço (como os portugueses chamam o café da manhã) farto e saboroso, e foi muito bom ter a companhia da Cristina e da Mafalda, representando o Sheraton Porto, assim os patrocinadores conhecem melhor o trabalho dos blogueiros e nós podemos saber mais de quem fica por trás dos bastidores, nesses grandes eventos. Nossa refeição terminou com deliciosos pastéis de nata. Aliás, aprendi que pastéis de Belém, só em Belém. No resto do país ele se chama pastel de nata. Nomes à parte, é uma delícia!

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-9

Depois rumamos para a Casa da Música para uma manhã de palestras. A Casa da Música é um edifício lindo demais. Um projeto moderníssimo do arquiteto holandês Rem Kolhaas, inaugurado em 2005. São 12 andares dedicados aos concertos, óperas, workshops e tudo mais ligado à música, mas não é só isso. Descobri no site que eles também possuem um restaurante supimpa.

Nosso manhã de trabalhos teve a participação dos colegas portugueses Susana Ribeiro e Ivo Madaleno, que palestraram respectivamente sobre experiência profissional do jornalismo ao blog, e sobre uso inteligente de mídias sociais para blogueiros. Já nossa colega austríaca Elena Paschinger, apresentou sua primeira palestra em português, sobre o Turismo Criativo. A Elena acabou de publicar sua experiência de turismo criativo ao redor do mundo e do Brasil. Sua paixão por pessoas e lugares, a levou a estudar português e ser bem fluente na língua.

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-7
Da esquerda para a direita: Ivo Madaleno, Susana Ribeiro, Heloisa Righetto, Cristina Rosa, Elena Paschinger e o Daniel Duclos

Quanto aos brasileiros, tivemos a participação dos colegas da RBBV falando sobre Viver de Blog (Daniel Duclos), publicação e lançamento do Guia de Londres (Heloisa Righetto) e a importância das associações de blogueiros (Cristina Rosa). A Cristina falou das práticas e importância da associação de blogueiros de Barcelona, da qual ela è presidente.

Mas o encontro também teve um momento emocionante para todos nós, quando assistimos o vídeo de uma leitora de blogs contava da sua experiência em ter guias brasileiras durante suas viagens na Europa e como ler blogs e assistir snapchats faz com que ela viaje sem sair de casa.

Terminados os trabalhos, rumamos para as margens do Douro. O dia estava fantasticamente ensolarado e quente.

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-8

Mais um ponto alto da gastronomia portuguesa. Fomos super bem recebidos com um almoço de casamento pelo Fish Fixe. Pratos de mar e de terra, tudo regado a ótimos vinhos e sobremesas de comer de joelhos. Um almoço divino emoldurado pela vista às margens do Douro. O Fish Fixe está na minha lista daqueles lugares aos quais retornar.

Para queimar um pouco de calorias demos um passeio pelo Porto, em direção à livraria Lello, considerada uma das três livrarias mais bonitas do mundo!

Voltamos para os nossos hotéis e como foi bom ter um quarto confortável no Sheraton! Menos de duas horinhas de descanso e nos aprontamos para o jantar! Confesso que depois de tudo que comi no almoço, me perguntei: mas cabe um jantar?

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-12

Fomos recebidos na estupenda Fundação Serralves, uma casa-museu com um estilo arquitetônico lindo. Tivemos aqui mais um jantar delicioso, com música ao vivo. No final um DJ animou a festa, mas infelizmente durou pouco. O dia havia sido puxado, então depois de alguns passinhos animados na pista, rumamos para os nossos hotéis.

Programa do Domingo

No nosso último dia de evento no Porto, fomos levados até a foz onde o Rio Douro encontra o mar. Alguns colegas percorreram o percurso a pé, mas a maioria do grupo fez um passeio de bicicleta. No final fomos acolhidos por um food truck português com os melhores pastéis de nata da minha vida! Feitos com vinho do Porto!

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-6

Animados como estávamos, subimos em um Eléctrico vintage, um autêntico bondinho que nos levou até a Alfandega do Porto, de onde embarcamos para um passeio pelo Douro. Ver as casas coloridas e as pontes monumentais, em mais um dia ensolarado, nos deu uma vista perfeita da cidade.

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-3

Ao desembarcar estávamos prontos por mais um almoço. Fomos levados à  Taylor’s Porto Wine. Delícias da gastronomia portuguesa, mais uma vez regadas pelos ótimos vinhos.

Aqui tivemos mais um momento de música ao vivo (e muitas lágrimas de emoção) com a Tuma da Faculdade de Medicina do Porto. Visitamos às caves, onde em meio às barricas de carvalho, aprendemos um pouco sobre a história do vinho do Porto e a tradição da Taylor’s.

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-15

E logo em seguida, tivemos a oportunidade de conhecer o luxuosíssimo hotel The Yeatman Porto. Dos seus terraços temos uma visão privilegiada da cidade. Muito lindo, muito luxo, a cara da riqueza!

encontro-europeu-blogueiros-brasileiros-5

Mas parece que blogueiro de viagem não se cansa. Em meio a despedidas, já que alguns colegas já retornavam aos seus países no domingo à tarde, fizemos um passeio pelo Porto a caça de azulejos. E entre muitas risadas, pudemos admirar a cidade, com muitas promessas de voltar a Portugal, de retornar ao Porto.

Para encerrar o nosso maravilhoso final de semana, mais uma vez fomos super bem recepcionados pelo restaurante do hotel NH Collection Porto Batalha, onde tivemos a honra de termos a companhia do chef Alvaro Costa que nos explicou a origem do doce conventual toucinho-do-céu e porque se chama assim… Por erro, quando o frade estava preparando o doce, caiu um toucinho dentro do tacho!

encontro-europeu-blogueiros-brasiloeiros-13

E foi assim que pouco a pouco encerramos o nosso encontro, com a promessa que em 2016 nos veremos para o III EEBB em Berlim, graças à organização da Nicole Plauto e Pacelli Luckwu, do Blog Agenda Berlim.

Um agradecimento à organizadora

Sem o amor que a Rita Branco tem pelo Porto, nada disso teria acontecido. O Porto Encanta e como diz a Rita: Estamos bem, Estamos no Porto.

Um agradecimento aos patrocinadores

Um agradecimento caloroso a quem acreditou em nós, a quem nos acolheu sinceramente de braços aberto, participando inclusive dos nossos eventos: Associação de Turismo do Porto, Sheraton Hotel & SPA Porto, Casa da Música, restaurantes Os Lusíadas, Fish Fixe e NH Collection Porto, a Fundação Serralves e a Taylor’s Port Wine. E também ao The Yeatman Porto _meu mais novo sonho de consumo_ por ter nos proporcionado aquela besta vista do Douro.

Sigam as hashtags do evento nas mídias sociais, para ver as fotos do evento: #visitporto #followporto #IIEEBB

Um até logo aos colegas blogueiros

O Porto EncantaMilão Nas Mãos360 MeridianosSol de BarcelonaAgenda BerlimKá entre NósAlmost LocalsCantinho da IrinaCultugaCreativElenaBarcelona EmocionaCarta sem PortadorDe Café por BarcelonaThat Good TripViajar pela EuropaBrasileiros Mundo AforaBrazukaEu Ando Pelo MundoDucs AmsterdamViaje ComigoPinstagram GuyRumo A MadridNo Mundo da PaulaEurodicasThat Good TripTravel with PedroEsto és MadridHandmade by SavannaVivi em MadridDireto de ParisChicken or PastaCatálogo de ViagensAprendiz de Viajante


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

13 thoughts on “Crônica do II EEBB no Porto

  1. Lu, em primeiro lugar queria parabenizá-la pelo site lindo que vc fez…Valeu a pena todo seu trabalho e esforço, agora temos um cantinho para pesquisar e curtir sobre Roma. Que post maravilhoso!!! Me senti no Porto, em Matosinhos, na Foz, na Ribeira, na Taylor… Viajei nas suas palavras…Agora vc entende esse meu amor por essa terra??? rsrsrs Obrigada por compartilhar, amei!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top