Início Atrações monumentos Ara Pacis: o Altar da Paz do Imperador Augusto

Ara Pacis: o Altar da Paz do Imperador Augusto

Publicado em:

A Ara Pacis também conhecida como o Altar da Paz de Augusto ou Pax Romana foi construída por ordem do imperador para celebrar as suas vitórias. O altar foi inaugurado em 9 a.C.

Augusto teve sucesso alcançando um feito ainda maior do que Júlio Cesar, que era seu  tio-avô por parte de mãe: um período de paz, enorme prosperidade e de grandes conquistas para o Império Romano.

Graças ao sistema jurídico e político, Roma conseguiu pouco a pouco exterminar as guerras e pacificar muitas regiões do seu vasto império.

Leia também:

Seu nome de nascimento era Gaio Otaviano. Quando foi adotado por seu tio-avô Júlio César, passou a chamar-se Gaio Júlio Cesar Otaviano.

Posteriormente o Senado Romano lhe conferiu o título de Augusto. Assim como Júlio Cesar, Otaviano também foi divinizado. Portanto seu nome completo passou a ser Gaio Júlio Cesar Otaviano Augusto ou Imperador Caesar Divi Filius Augustus.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

ara pacis roma
Ara Pacis iluminada: O mármore original era colorido. Arqueólogos e historiadores, baseados nos estilos e cores da pintura da época, reconstruíram como poderia ser a pintura original da Ara Pacis.

Seu império foi muito longevo: 44 anos, pois ele viveu até 77 anos, vindo a falecer em 19 de Agosto de 14 d.C, na cidade de Nola, próxima a Nápoles.

Um dos feitos mais curiosos de Augusto, foi dedicar a si mesmo o mês de Agosto. No ano 8 a.C. o Senado Romano decidiu então que o mês Sextilis passaria a chamar-se mês Augustus.

ara pacis

O oitavo mês era muito importante porque era  o mês no qual ele tinha ascendido ao poder como cônsul e sempre foi seu mês de sorte, marcado por grandes vitórias.

Para não “ficar por baixo”, Augusto também decidiu que seu mês deveria ter 31 dias, assim como o mês de Julho, dedicado a Júlio Cesar. O dia a mais do mês de Agosto foi retirado do mês de fevereiro!

ara pacis
A parte posterior do altar

Por muitos séculos a Ara Pacis permaneceu soterrada. Os primeiros pedaços foram encontrados em 1568, e passaram a fazer parte da coleção dos Médicis, em Florença. Todos os ricos e potentes queriam ter restos romanos para decorar suas propriedades e suas vilas.

ara pacis
A parte posterior iluminada.

Somente em 1879, o arqueólogo alemão Friederich Von Duhr, especializado em arqueologia clássica, reconheceu que muitos fragmentos espalhados em coleções públicas e privadas ao redor do mundo pertenciam ao Altar da Paz.

Augusto, Mussolini e o Fascismo

A “grande sorte” da Ara Pacis e a excavação que trouxe o altar definitivamente à luz deu-se graças a um fato histórico deveras interessante: o ditador Mussolini, ao criar o terceiro império (copiado por Hitler no seu Terceiro Reich), considerava-se herdeiro histórico e militar direto do imperador Augusto.

altar da paz de augusto
Do lado de fora encontra-se esculpido o texto épico: Res Gestae Divi Augusto (“A gesta do Deus Augusto”), redigida pelo próprio imperador, na qual narra os seus feitos e conquistas.

Então Mussolini decidiu mandar construir uma urna de vidro e metal, para expor a Ara Pacis em 1938, por ocasião dos 2000 anos do nascimento de Augusto.

Essa “simbiose histórica” do Imperador “Mussolini-Augusto” fez com que, por muitos anos após a queda do fascismo, a figura de Augusto ficasse “manchada” na memória popular.

O que um regime ditatorial não é capaz de fazer, não é?

++ A imponente beleza do Palazzo Altemps

++  Piso cosmatesco: o tesouro no chão das igrejas romanas

A grande polêmica sobre a nova urna de Richard Meier

Hoje em dia a Ara Pacis encontra-se em uma moderníssima estrutura de vidro, projetada pelo arquiteto americano Richard Meier, em 2006.

altar da paz de augusto

Houve várias polêmicas porque muitos consideravam o projeto em vidro, moderno demais, destoando da antiguidade do monumento. Os políticos da vez até prometeram/ameaçaram desmontar a urna de vidro.

Mas aí surgiu outro problema: destrui-la para construir o quê? Onde colocar a Ara Pacis? O objetivo principal da urna é proteger o monumento, mantendo a sua temperatura constante, além, claro, de protegê-lo das intempéries.

Como (quase) tudo na Itália, as discussões, polêmicas e ameaças sobre o futuro da urna da Ara Pacis acabaram em… pizza!

Não deixe de conhecer esse espaço! O Museu da Ara Pacis, além do próprio altar, possui uma série de achados romanos, e anualmente hospeda pelo menos 2-3 grandes mostras de arte internacionais.

Museo dell’Ara Pacis

Endereço: Lungotevere in Augusta, 00186 Roma – Site: http://www.arapacis.it/

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: