Início Arte Olhe para o alto e surpreenda-se na Igreja de Santo Inácio de...

Olhe para o alto e surpreenda-se na Igreja de Santo Inácio de Loyola

Publicado em:

Há algum tempo venho pensando em retomar aquele velho projetinho de continuar a explorar a área ao redor do Pantheon. E hoje temos mais um post com dicas de um passeio: conhecer a Praça e a Igreja de Santo Inácio de Loyola, uma das igrejas mais visitadas em Roma, na qual você será surpreendido ao olhar para o alto! A igreja tem vários efeitos de ilusão ótica!

Quem não matou as aulas de história na escola, certamente lembrará que a colonização do Brasil deu-se também por mãos dos jesuítas da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola. O que eu só vim descobrir aqui em Roma, é que Inácio de Loyola foi canonizado e virou santo em 1622.

igreja_de_jesus_roma
Reparem a fachada dessa igreja barroca: ela é a Igreja de Jesus (Chiesa del Gesù). Ela é a igreja-mãe da Companhia de Jesus, e vocês poderão perceber que a fachada da Igreja de Santo Inácio de Loyola é bem parecida com essa aqui.

A igreja atual começou a ser construída em 1626, mas no local já existiam prédios de origem eclesiástica: o Colégio Romano, que era o instituto de educação jesuíta. O colégio havia sido fundado pessoalmente por Inácio de Loyola em 1551 como escola gratuita de gramática, humanidades e doutrina religiosa. Logo virou o modelo de educação jesuíta em toda a Europa. Os jesuítas acreditavam que o mundo seria bem melhor se os jovens fossem bem instruídos, por isso dedicaram-se com afinco à propagação da boa educação.

igreja_sant_inacio_loyola_roma_2

Vamos nos deixar surpreender. Toda a beleza está no teto! Se vocês repararem no afresco da abside poderão perceber o primeiro efeito ótico e a maestria do pintor Andrea del Pozzo: as colunas laterais retratadas no afresco são retas, mas o teto onde foram pintadas é curvo.

Triumph_St_Ignatius_Pozzo_2

A foto acima não é minha, mas da Wikipedia Commons. Não conseguiria retratá-la melhor do que isso. Aqui vocês podem ver o ma-ra-vi-lho-so afresco de Andrea del Pozzo. Ele é tridimensional, dando assim a impressão que o teto da igreja é muito mais profundo e mais alto do que ele realmente é. Mas ainda teremos mais um efeito de ilusão ótica.

igreja_sant_inacio_loyola_roma_3

A construção da igreja foi bem austera, e feita com pouca grana! Os jesuítas não tinham capital e nem um mecenas (mais ou menos por escolha própria), por isso não houve dinheiro para construir uma cúpula suntuosa. O problema foi resolvido por Andrea del Pozzo, que criou uma pintura tridimensional, criando a ilusão que a igreja possuía uma cúpula. Tenham em mente que hoje em dia o ambiente é bem iluminado, então essa “magia” pode até parecer uma bobagem. Mas imaginem no século XVI e com iluminação natural e/ou à luz de velas! Um míope (como eu!) juraria que a cúpula é verdadeira!

igreja_sant_inacio_loyola_roma_4

A praça só foi construída bem mais tarde: em 1727-1728 pelo arquiteto Filippo Raguzzini, que a projetou em estilo rococó.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
No cantinho direito da foto, onde vemos aqueles vasos de plantas, há um restaurante. Nunca fui mas sei que goza de boa fama, e se vocês forem, peçam uma mesa na praça. Ele se chama Da Sabatino a S. Ignazio. Sempre que passo por ali, fico observando as pessoas comendo nesse ambiente bonito e tranquilo. Não é uma praça que fique lotada de gente, o que colabora para manter a atmosfera mágica durante um almoço ou jantar.

2013-08-08 19.52.47

Como chegar? Veja nosso mapa a seguir, mas o local fica ao lado do Pantheon (em direção à Via del Corso) e atrás da Piazza di Pietra (Templo de Adriano):

Outros posts com dicas de lugares próximos ao Pantheon:

 

Luciana Rodrigues
Guia de turismo credenciada para passeios guiados em Roma e no Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos, e também idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

16 COMENTÁRIOS

  1. Para mim este é sem dúvida o melhor blog para um turista brasileiro. Você está de parabéns e aproveito para te agradecer por esse trabalho que sempre me ajuda muito!

  2. Olá, Luciana
    Acabei de descobrir seu blog e como estou começando a preparar um roteiro de viagem para Roma, estou devorando todos os seus textos. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada.

  3. Luciana, a visitei em 2012 e fiquei enlouquecida. Estava com pressa, mas o tempo rolou e eu lá, grudada. Tenho imagens lindas dela, mas nenhuma tão maravilhosa quantos a desse post. Adorei. BjO!

    • Pois é! Os tesouros dessas igrejas são inestimáveis. E eu adoro aquele cantinho de Roma. Beijosssssssss, queridona. Lu

  4. Olá!!!
    Estou amando o blog e gostaria de saber se vcs indicam algum guia em Português
    pra fazer os principais pontos turísticos de Roma, a pé?
    Obrigada

    • Vc diz guia comercial desses que a gente encontra em livrarias ou um guia de turismo brasileiro para um passeio? Abs, Luciana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -