Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Comida da Costa Amalfitana: as anchovas de Cetara

Uma das melhores dicas da costa Amalfitana é: visite Cetara. Cetara deve ser uma das cidades menos visitadas da Costa Amalfitana, se comparada com Positano, Amalfi e Ravello.

Mas as poucas horas que passei por lá (principalmente porque começou a armar um temporal!) me fez perceber uma coisa: talvez por ser menos turística, ela ainda preserva uma população local bem autêntica.

Por outro lado, sendo a última cidade da Costa para quem segue a sequência de cidadezinhas, ela fica bem perto da autoestrada, o que facilita morar lá, sobretudo dá para pegar o carro e sem ter que percorrer quilômetros de curvas para chegar até uma estrada principal.

Leia também:

Estacionar foi bem complicado e caro!

A cidade possui poucos estacionamentos. O que encontramos estava na praça principal, à beira-mar. Era feriado de segunda-feira de páscoa, o que deve ter contribuído para a cidade estar cheia, mas não lotada. Acredito que no verão seja bem pior.

Para resumir: o estacionamento custa € 1,50 por hora (de 2a a 6af) e € 2,50 por hora (aos sáb, dom e feriados). A máquina para pagar o estacionamento não funciona com cartões e nem com notas, só com moedas. E a polícia municipal controla bem o local, portanto, é importante controlar o número de horas pagas para evitar multas!

Um almocinho leve mas delicioso: as anchovas de Cetara

cetara costa amalfitana

Aqui na Itália a gente vive uma coisa bem curiosa: existem localidades que ficam extremamente famosas por um produto gastronômico, que às vezes é especialidade só daquele. Cetara produz uma iguaria única na Itália: a colatura di alici, ou seja, a coedura de anchovas.

A coedura de anchovas produz um óleo relativamente escuro. Mais escuro, se mais concentrado (da cor do vinagre balsâmico); e mais claro, se menos concentrado (um pouco mais escuro que um whisky).

Foto: alimentipedia.com

Pois bem, o óleo das anchovas é usado para cozinhar ou condire a crudo (temperar a cru) _como os italianos dizem_ os pratos de peixes e frutos do mar. Para nós a associação é automática: colatura di Alici é de Cetara.

Então, nas poucas horas que passamos na cidadezinha, escolhemos um botequim bem simplezinho, mas, gente… não tô exagerando e nem ganhando dinheiro pra fazer publicidade (risos)!

As anchovas frescas e marinadas eram uma delícia. Nosso almoço resumiu-se aos petiscos: pedimos alici marinate (anchovas marinadas) e alici alla scapece (anchovas à escabeche). A porção de alici marinate era pequena, então, tivemos que outra.

Só não fiquei maravilhada com o vinho, mas eu escolhi vinho ao copo. Não era ruim, mas também não era lá essas coisas. Talvez se tivesse escolhido uma garrafa, teria tido chance de escolher algo realmente bom.

Onde comemos? La Frittura del Golfo

O lugar chama-se La Frittura del Golfo. Endereço: Corso Garibaldi 13. Essa é a única rua principal que conduz até a beira-mar. Não tem erro! Gastamos 18 euros em 2 pratos de anchovas marinadas, um de anchova à escabeche, água e vinho. Serviço super atencioso.

Apesar da cidade ser bem pequena, há algumas bodegas que vendem todo o tipo de produto feito com as anchovas pescadas e também atum em conserva.

Se passar pela Costa Amalfitana, visite Cetara!

Mais dicas da Itália para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!