Início Outros Destinos Campania Gastronomia na Costa Amalfitana: as anchovas de Cetara

Gastronomia na Costa Amalfitana: as anchovas de Cetara

Publicado em:

Uma das melhores dicas da costa Amalfitana é: visite Cetara. Cetara deve ser uma das cidades menos visitadas da Costa Amalfitana, se comparada com Positano, Amalfi e Ravello. Mas as poucas horas que passei por lá (principalmente porque começou a armar um temporal!) me fez perceber uma coisa: talvez por ser menos turística, ela ainda preserva uma população local bem autêntica.

Por outro lado, sendo a última cidade da Costa para quem segue a sequência de cidadezinhas, ela fica bem perto da autoestrada, o que facilita morar lá, mas pegar o carro e não ter que percorrer kilômetros de curvas para chegar até uma estrada principal.

dicas-da-costa-amalfitana_4

Estacionar foi bem complicado e caro!

dicas-da-costa-amalfitana_2

A cidade possui poucos estacionamentos. O que encontramos estava na praça principal, à beira-mar. Era feriado de segunda-feira de páscoa, o que deve ter contribuído para a cidade estar cheia, mas não lotada. Acredito que no verão seja bem pior. Para resumir: o estacionamento custa € 1,50 por hora (de 2a a 6af) e € 2,50 por hora (aos sáb, dom e feriados). A máquina para pagar o estacionamento não funciona com cartões e nem com notas, só com moedas. E a polícia municipal controla bem o local, portanto, é importante controlar o número de horas pagas para evitar multas!

Um almocinho leve mas delicioso: as anchovas de Cetara

dicas-da-costa-amalfitana-13

Aqui na Itália a gente vive uma coisa bem curiosa: existem localidades que ficam extremamente famosas por um produto gastronômico, que às vezes é especialidade só daquele. Cetara produz uma iguaria única na Itália: a colatura di alici, ou seja, a coedura de anchovas. A coedura de anchovas produz um óleo relativamente escuro. Mais escuro se mais concentrado (da cor do vinagre balsâmico) e mais claro se menos concentrado (um pouco mais escuro que um whisky).

Foto: alimentipedia.com
Foto: alimentipedia.com

Pois bem, o óleo das anchovas é usado para cozinhar ou condire a crudo (temperar a cru) _como os italianos dizem_ os pratos de peixes e frutos do mar. Para nós a associação é automática: colatura di Alici é de Cetara.

dicas-da-costa-amalfitana-11

Então, nas poucas horas que passamos na cidadezinha, escolhemos um botequinho bem simplezinho, mas, gente… não tô exagerando e nem ganhando dinheiro pra fazer publicidade (risos)! Mas as anchovas frescas e marinadas eram uma delícia. Nosso almoço resumiu-se aos petiscos: pedimos alici marinate (anchovas marinadas) e alici alla scapece (anchovas à escabeche). A porção de alici marinate era pequena, então, tivemos que outra. Só não fiquei maravilhada com o vinho, mas eu escolhi vinho ao copo. Não era ruim, mas também não era lá essas coisas. Talvez se tivesse escolhido uma garrafa, teria tido chance de escolher algo realmente bom.

Onde comemos? La Frittura del Golfo

O lugar chama-se La Frittura del Golfo. Endereço: Corso Garibaldi 13. Essa é a única rua principal que conduz até a beira-mar. Não tem erro! Gastamos 18 euros em 2 pratos de anchovas marinadas, um de anchova à escabeche, água e vinho. Serviço super atencioso.

dicas-da-costa-amalfitana-15

dicas-da-costa-amalfitana-12

Apesar da cidade ser bem pequena, há algumas bodegas que vendem todo o tipo de produto feito com as anchovas pescadas e também atum em conserva.

dicas-da-costa-amalfitana-16

dicas-da-costa-amalfitana-17

Infelizmente, como previsto pelo serviço de metereologia, começou a bater um vento sinistro e esfriou muito de uma hora pra outra. Nossa mesa era na varanda. Nos apressamos a comer e pegamos o carro em direção a Ravello. Mas pudemos visitá-la a causa de uma forta chuva de granizo. Pavor na estrada!

Se passar pela Costa Amalfitana, visite Cetara!

Mais dicas da Itália para a sua viagem:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -