You are here
Home > Comer e Beber > Devorando Supplis por aí: Supplizio (Campo de’ Fiori), Franz (Monteverde) e Sisini (Trastevere)

Devorando Supplis por aí: Supplizio (Campo de’ Fiori), Franz (Monteverde) e Sisini (Trastevere)

Uma visita a Roma não vai ser a mesma se você não fizer pelo menos uma pequena incursão na street food romana. E eu acho que o rei da comida de rua (ou de boteco!) é o Suppli, que pode ser definido de maneira simples como um “croquete de risotto”.

Ele é o croquete de risotto que a gente encontra nas várias rotisserie e pizzarias. Mas nos últimos anos alguns chefs resolveram tirá-lo da senzala e transformá-lo no “sinhozinho da comida de rua”.

Provamos e aprovamos três lugares diferentes, com propostas diferentes e preços diferentes também:

Fineza total: Supplizio nos arredores do Campo dei Fiori

Supplizio do famoso chef Angelo Dandini e de Lorenzo d’Ettorre é uma friggitoria gourmet. Friggitoria vem do verbo friggere (fritar) e geralmente é um tipo de lanchonete bem simples, especializada em “salgadinhos” fritos. Não costumam ser um lugar de comida requintada.

supplizio_angelo_dandini_roma

A primeira característica de Supplizio é que eles quebraram com essa tradição da friggitoria como um “lugar gorduroso”. O ambiente é pequenininho, mas confortável, bem decorado sem afetações. Está localizado em uma das ruas mais posh e descoladas de Roma, com muitos antiquários, lojas de decoração, butiques, enotecas e até um restaurante com estrelas Michelin.

supplizio_angelo_dandini_roma3

supplizio_angelo_dandini_roma4

Comi um suppli bianco e um croquete de batata com provolone defumado [crochetta di patate con provola affumicata]. O suppli bianco não leva molho de tomate. As carnes usadas para dar sabor são os miúdos de frango, além da carne de boi para o caldo de carne.  O cozimento do arroz estava perfeito… e o sabor magnífico! Também pedi um croquete de batata com provolone defumado. A consistência do croquete e o sabor do queijo combinaram perfeitamente. Se pudesse teria comido uns cinco de cada um. Preços: suppli 3 euros, croquete 2 euros, copo de vinho 5 euros.

Serviço: simpático, rápido, eficiente.

Endereço: Via dei Banchi Vecchi 143

Vox Populi Vox Dei: Franz em Monteverde

Há alguns meses estava lendo um artigo com os 10 melhores supplis de Roma. Respeito e gosto do trabalho dos críticos de gastronomia, mas, dizer que fulano, beltrano ou sicrano são os melhores, nem sempre corresponde ao gosto do público em geral. Nesse artigo que li, vários leitores opinaram sobre as escolhas do crítico e vários indicaram o suppli da Rosticceria Franz.

rosticceria_franz_piazzale_dunant

Quando li, quase cai da cadeira! Essa rotisserie fica no meu bairro, passo frequentemente na porta, e vejo sempre os galetos rodando no forno elétrico. O lugar é bemmmm simples, o proprietário deve ter quase setenta anos, e nunca mesmo poderia imaginar que o suppli deles fosse tão bom.

A maioria dos leitores elogiou o produto, a relação qualidade-preço (custa 1 euro) e o fato que eles vão fritando os croquetes de risotto aos poucos, então a gente sempre os encontra quentinhos. Muitos também elogiaram a simpatia e a gentileza do dono. Não é lenda! Fui lá, comi, trouxe pra casa e até levei um pacotinho de supplis para uma amiga. Viciei!

rosticceria_franz_piazzale_dunant2
Tinham acabado de sair da fritadeira. Babo só de ver as fotos!

Afaste-se 10-15 minutos do Centro Histórico (Monteverde está logo depois do Trastevere) e vá até o Franz. Vai por mim!

Endereço: Piazzale E. Dunant 22

Outras ótimas dicas gastronômicas no bairro Monteverde:

Muvuca de clientes, mas atendimento rápido: Sisini no Trastevere

Se você passar no Sisini aos sábados, por volta da hora do almoço, a situação é essa: cheio e às vezes com fila na porta!

dicas_gastronomia_trastevere

A lojinha é minúscula e o appeal é o mesmo do Franz de Monteverde: são pequenas rotisseries que vendem comidinhas prontas e pizza al taglio. Geralmente são a conduzione famigliare (administração familiar), e muitas vezes quem começou a atividade foi o nonno, lá em mil novecentos e antigamente, utilizando receitas da família.

O nome completo è Sisini, la casa del suppli. E eles realmente fazem um pouquinho de tudo, mas a clientela faz a fila mesmo é para provar o nosso mais amado croquete de risotto do mundo!

dicas_gastronomia_trastevere2

O arroz tem um cozimento perfeito. Eu prefiro um pouquinho mais al dente, mas isso é uma preferência pessoal. Fritura enxuta. Quantidade certa de molho de tomate. Nem molhado demais, nem seco demais.

dicas_gastronomia_trastevere3

E uma característica que faz sucesso: os supplis são bem grandinhos! Preço: 1,50

No local vendem comidinhas e outras frituras, além de pizza al taglio. Provei só o suppli mesmo e gostei.

Endereço: Via di San Francesco a Ripa 137

E não se esqueçam de ler nosso post Lambendo os beiços: devorando o Trapizzino em Testaccio, no qual falamos e recomendamos também o suppli do Trapizzino, em Testaccio.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

5 thoughts on “Devorando Supplis por aí: Supplizio (Campo de’ Fiori), Franz (Monteverde) e Sisini (Trastevere)

  1. Um lugar em Roma que eu gostei muito e é barato, pelos padrões de Roma, é o “La bottega di cesare”. A comida é ótima e não vi nenhum turista lá, todos falavam em italiano. Tive que me virar com o meu pobre italiano misturado com o espanhol.

  2. Tomei conhecimento do blog recentemente e estou gostando das sugestões, típicas de quem vive a cidade como de casa e não como turista. Já estive em Roma algumas vezes e não sabia da existência do suppli. Vou divulgar o blog.

    1. Sempre digo que o suppli está para Roma, assim como a coxinha de galinha está para o Brasil. Uma delícia! Da próxima vez, coma um. Abs e obrigada pela visita. Luciana

  3. Olá, tudo bem?
    Sou da editora Mol e gostaríamos do email de contato do blog/site
    para o envio de material de divulgação

    Agradeço desde já

    Abraços,
    Camila

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top