Você está aqui
Home > Comer e Beber > Grande protagonista dos restaurantes romanos: Bucatini all’Amatriciana

Grande protagonista dos restaurantes romanos: Bucatini all’Amatriciana

Se você já veio ou está para vir a Roma, saiba que o Bucatini all’Amatriciana é um prato bem corriqueiro nos menus de restaurantes, osterias e trattorias romanas. Quanto mais popular e romano for o restaurante, maior a chance de ter esse prato no menu.

Já falamos sobre as entradas mais populares dos restaurantes romanos, agora chegou a vez de lamber os beiços (em italiano se diz leccare i baffi = lamber os bigodes) com esse primo piatto (prato principal):

bucatini

O bucatino é um espaguete mais grosso e furadinho no meio. Traduzindo literalmente, bucatino quer dizer “furadinho”.

O molho à amatriciana leva o nome da sua cidade natal Amatrice, que fica ao norte de Roma, na fronteira entre as regiões Lácio, Abruzzo, Umbria e Marche. Mas a culinária romana se apropriou dessa receita, e para quem mora aqui esse é um prato romano. O molho é feito com tomate, uma pontinha de pimenta e guanciale, que é um bacon macio feito com a bocheca do porco. Em italiano, bochecha se chama guancia. Daí o nome do bacon! É servido com pecorino romano ralado. O pecorino romano é um queijo de ovelha, curado e bem salgado.

Pecorino_romano_on_board_cropped

O prato é delicioso, mas apresenta um problema técnico: ao rodar esse espaguetão com o garfo, existe uma enorme chance de terminar com a roupa um pouco respingada de molho de tomate! Por isso, quando possível, pergunto se o restaurante faz esse prato com pasta corta (massa curta).

amatriciana

Muitos restaurantes já fazem esse prato com massas curtas. Normalmente vocês encontrarão no menu “rigatoni all’amatriciana” ou “bombolotti all’amatriciana”.

Em Testaccio tem um restaurante famoso que se chama “Il bucatino”. O carro-chefe deles é o bucatino all’amatriciana, e para evitar que o cliente manche a roupa com molho de tomate… simplesmente nos oferecem um babador descartável! Se não oferecerem, porque nem todos os clientes gostam, é só pedir e o garçom traz um imediatamente.

Onde comer um ótimo bucatino all’amatriciana? Coloquei os restaurantes que frequento, em ordem aleatória, e onde acho que fazem bem esse prato. Cliquem no nome para ir até o site. Os que não possuem site próprio, coloquei link com review do Tripadvisor e da Time Out.

1) Osteria Palmira: os proprietários são originários de Amatrice, e fazem o prato comme il faut! (bairro Monteverde)

2) Trattoria Da Lucia (no Trastevere)

3) Il Bucatino (em Testaccio)

4) Sora Margherita (no Gueto Judaico)

5) Trattoria Perilli (em Testaccio) – se você for durante a estação das alcachofras, peça uma como entrada! São deliciosas!


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

4 thoughts on “Grande protagonista dos restaurantes romanos: Bucatini all’Amatriciana

  1. Um restaurante que também tem um ótimo Bucatini all’Amatriciana é o Vecchia Roma na Via Ferruccio. Fica a dica 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top