Início Comer e Beber Pizzeria Tonda: ótima pizzaria gourmet em Roma

Pizzeria Tonda: ótima pizzaria gourmet em Roma

Publicado em:

Residindo em Roma há mais de vinte anos me faz ser espectadora de um fenômeno gastronômico interessante: o nascimento, o crescimento e a fama do conceito de pizza gourmet.

Essa pizza caprichada nasceu nas pizzarias onde a gente come sentado e já chegou às pizzarias al taglio, ou seja, aquelas que vendem pizzas aos pedaços e ao peso.

 

pizzaria em roma

Leia também:

E foi assim que chegamos à Pizzeria Tonda. Assim como a Pizzaria Emma, a Tonda é um projeto de pessoas que já estão na estrada da experimentação gastronômica, porque os seus proprietários já são donos do Trapizzino, e da Pizzaria Sforno, no bairro Cinecittà.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Me lembro que quando fui à Sforno, há pelo menos uns quinze anos, ainda era surpreendente ver o menu com tantas pizzas e supplis assim tão diferentes do que a gente estava acostumado a comer nas pizzarias “normais”.

Pizzas especiais e pizze bianche. As “pizzas brancas” são aquelas cuja cobertura é branca, ou seja, sem molho de tomate.

A Pizzeria Tonda fica na zona norte de Roma, no bairro Montesacro, e apesar de distar cerca de 25 minutos do centro, é muito fácil chegar até lá.

Basta pegar os ônibus 60 na Piazza Venezia ou o 66 na Estação Termini e descer a cerca de 200 m do local. Uma corrida de táxi deve custar uns 20 euros.

Aqui as “pizze rosse”, ou seja, as pizzas vermelhas porque a cobertura tem molho de tomate.

O local é pequeno e simples, mas charmosinho. De sexta a domingo nem pense em ir sem reservar uma mesa antecipadamente. Na primavera e verão o local coloca algumas mesinhas do lado de fora, aumentando a quantidade de clientes que podem atender. Mas sempre que fui, lotou rapidamente e todo mundo tinha reserva.

O que pedimos:

De entrada algumas friturinhas, e mostro aqui as minhas escolhidas: um croquete de batatas e bacalhau temperado com pimenta do reino e alecrim. Nada muito diferente dos nossos bolinhos de bacalhau, mas o alecrim deu um toque especial.

Ao lado uma novidade para os meus gostos gastronômicos, mas resolvi arriscar: um suppli de arenque defumado. Estava simplesmente divino. Não sabe o que é um suppli? Leia o post dedicado à culinária romana:

++ Pratos típicos de Roma: conheça a culinária romana

Aquele pratinho com umas migalhinhas ali no cantinho da foto é obra das minhas filhas! Uma delas quis provar um pedaço de croquete de batatas.

Depois chegou a vez das pizzas:

Além das pizzas margherita para as crianças, escolhemos uma pizza de batatas, bacon e muçarela. E também uma pizza Greeenwich: com queijo blu stilton e caramelo reduzido de vinho do Porto. O que é o caramelo reduzido? O vinho é colocado no fogo, evapora, se reduz e no final cria-se um caramelo bem consistente.

pizzaria gourmet em roma

Não pedimos sobremesa. O serviço foi rápido e eficaz. As crianças se comportaram bem, não aprontaram, mas devo dizer que as garçonetes foram muito fofas e atenciosas. Preocupadas sempre em trazer a comida das crianças o mais rápido possível.

Depois dessa vez já voltei lá com uma amiga, sem crianças, e o atendimento também estava rápido e atencioso. Na segunda vez comi um tiramisu de sobremesa e estava bem gostoso. Nada de me fazer revirar os olhinhos, mas o creme de mascarpone estava muito bom, fresco e com ótima consistência.

Endereço: Via Valle Corteno 31. Tel: 06/8180960 – Site: http://www.tondatonda.com/ 

Veja o mapa:

Bom Apetite!

Mais dicas da Itália para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou adorando ler todos os posts publicados!
    Essa visão de quem mora na cidade é ótima!
    Vc poderia me dar alguma dica de restaurante interessante próximo ao Vaticano? Tenho pouco tempo, algumas horas em uma escala para outro voo e estou com crianças. Não queria me mover muito…
    Te agradeço muito!

    • Procura no nosso blog um post sobre o Splendor Pathenopes (fica mais coladinho no Castelo Sant’Angelo). Sempre vou com as crianças e eles são bem atenciosos e pacientes. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: