Você está aqui
Home > Comer e Beber > Onde comer uma boa pizza em Roma?

Onde comer uma boa pizza em Roma?

Se você nos acompanha no Facebook, sabe que já demos algumas dicas de boas pizzarias em Roma. Escolhemos algumas dentro do circuitão turístico, porque é mais ou menos onde as pessoas acabam circulando mais, principalmente quem vem a Roma pela primeira vez.

Reunimos todas as informações que demos no FB, em  um post aqui no blog. Mas, é claro, visto que nessa terra comer é viver, teremos chance de dar muito mais dicas de lugares onde comer e beber bem.

comer-pizza-em-roma_2

Antes de passar as dicas, vou dar algumas explicações um pouco “técnicas” sobre o tipo de pizza que vocês vão encontrar em Roma. Existem mais ou menos dois conceitos de pizza na Itália: a pizza napoletana, que é a rainha das pizzas, e as demais. Napoles é a pátria da pizza, e foi lá que nasceu a pizza margherita (tomate e mozzarella). Existem pizzarias napolitanas em Roma, e esse tipo de pizza tem a massa alta e uma borda ao redor, que em italiano se chama cornicione (moldura).

pizzaria-em-roma

Numa pizzaria romana vocês geralmente encontrarão a pizza romana, popularmente chamada de “sola de sapato” ou “folha de papel”. A massa é bemmmm fina e a pizza é bem baixa. Para que esse tipo de pizza fique boa, o forno da pizzaria tem que ser ótimo, e não se pode exagerar na quantidade de recheio! Senão a massa fica meio parecida com um biscoitinho cream cracker, no primeiro caso, ou não cozinha, se a quantidade de recheio for muito abundante. Eu prefiro pizzarias com forno a lenha.

nuovo-mondo

Algumas pizzarias romanas dão ao cliente a possibilidade de escolher se ele quer a pizza baixa (versão romana) ou alta (versão napoletana). Ainda há outras que fazem uma versão intermediária: nem muito baixa, nem muito alta, como a pizzaria Dar Poeta (no Trastevere).

Os dez recheios mais tradicionais são: margherita [mozzarella de vaca e tomate], margherita con buffala [mozzarella de búfala e tomate], napoli [mozzarella, tomate e anchova], quattro formaggi [quatro queijos, dos quais um é sempre o gorgonzola], fiori di zucca [flor de abobrinha, mozzarella e anchova], ortolana [mozzarella e verduras, geralmente berinjela, abobrinha e pimentão], funghi [cogumelos], funghi e prosciutto [cogumelos com presunto cru, geralmente Parma], gorgonzola e noci [mozzarella, gorgonzola e nozes], gorgonzola e radicchio [mozzarella, gorgonzola e chicória roxa]. Você pode pedir a pizza de cogumelos na versão “bianca” (branca), ou seja, sem  molho de tomate, ou “rossa” (vermelha) com molho de tomate. Gosto pessoal, mas eu acho que a versão “branca” é muito mais gostosa.

comer-pizza-em-roma_4

Clique no nome da pizzaria para ir ao site com endereço e outras informações, ou para links de sites de ranking, como o TripAdvisor.

Nuovo Mondo, em Testaccio. Uma das minhas preferidas!

Pizzaria do empório gastronômico Eataly, no bairro Ostiense. Também adoro. Não fazem muitos sabores, mas tudo o que fazem é ótimo. Tem a “pizza del giorno” (“pizza do dia”)

Da Francesco, no Centro Histórico (nos arredores da Piazza Navona) – sem reserva fica meio difícil comer por lá.

Dar Poeta, em Trastevere. Fazem uma pizza nem muito baixa, nem muito alta. Um bom compromisso entre a romana e a napolitana. Acho que é uma das melhores pizzarias do Trastevere, que geralmente não considero um bairro bom para comer. Acho que tem muita arapuca para turista.

Ai Marmi (popularmente conhecida como Obittorio), em Trastevere

ReCafè, no Centro Histórico (Piazza Augusto Imperatore, perto da Via del Corso) – esse lugar é ótimo para quem está com crianças, porque é espaçoso e tem espaço para carrinho e outras tralhas. Quando nos reunimos com outras famílias com crianças, é lá que vamos. Pizza napolitana com filiais pela Itália.

Gusto (Piazza Augusto Imperatore, perto da Via del Corso) – é um empório enorme, com restaurante, pizzaria, fromagerie e uma maravilhosa loja de artigos para cozinha, além de livros de culináriua italiana e mundial. Vale a pena não só pela comida!

Para quem está em busca de maravilhas gastronômicas e quer se aventurar fora do circuito turístico, aqui vão três pizzarias gourmet, vencedoras de prêmios e menções honrosas:

La Gatta Mangiona – eles têm uma ótima seleção de cervejas artesanais italianas e belgas. Todos os dias fazem “la pizza del giorno” (“a pizza do dia”). Adoro, vou sempre, até porque está perto da minha casa. Muito difícil encontrar uma mesa sem reserva.

La Fucina – vale a pena ir em um grupo de 4 ou mais pessoas. Eles vão servindo aos poucos, já fatiadas, uma de cada vez, e cada um saboreia um pedaço da pizza que as demais pessoas escolheram. O conceito é: degustação de pizzas!

Sforno – fazem pizzas e suppli bem arrojados, fora da tradição e também oferecem uma ótima seleção de cervejas artesanais, italianas, alemãs e belgas. Fica um pouco afastado do centro, mas dá para chegar lá com a linha A do metrô em mais ou menos 30 minutos (a partir da Estação Termini).

Atualização em 2018:

Pessoal, passou muito tempo desde que escrevi esse post, por isso os convido a continuar a leitura com as dicas a seguir, para mais endereços de pizzarias em Roma:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

18 thoughts on “Onde comer uma boa pizza em Roma?

  1. Olá!
    Vou ficar hospedada perto da estação Barberini. Você tem indicação de restaurante e pizzaria boa que dê pra ir a pé? Obrigada,

  2. Olá Luciana!!
    Você por acaso tem pizzarias/restaurantes para indicar na área de Castro Pretorio?
    Ficarei hospedada nesta região mês que vem…
    O blog está me ajudando muito com o roteiro, parabéns pelo trabalho!!! 🙂

  3. Olá Luciana,

    Estou adorando as dicas! Vou a Roma em Dezembro e estou anotando várias indicações de “onde comer “. Gostaria de saber o que os italianos costumam comer no inverno? Alguma sugestão de sopa ou pratos especiais e quentinhos?

    Parabéns pelo blog!

    1. Polenta (amo a do restaurante Dal Paino – na Via dei Monti Parioni, pertinho da Piazza Navona), risotto e sopas de cereais/grãos.

  4. Oi Luciana
    Adorei as dicas. Todas anotadas para a proxima viagem em Janeiro.
    Você tem alguma indicação de restaurante ou pizzaria perto da Piazza Barberini ou no Bairro Monti?
    Bjs
    Dani Bispo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top