Início Atrações Gianicolo: Vista Panorâmica e Canhão que Dispara ao Meio-Dia

Gianicolo: Vista Panorâmica e Canhão que Dispara ao Meio-Dia

Publicado em:

A História e a tradição dizem que Roma foi fundada sobre Sete Colinas: I Sette Colli di Roma.

Existem algumas discordâncias quanto aos verdadeiros e originais Colli tradicionais, mas, os que permanecem até hoje são: Aventino, Campidoglio, Celio, Esquilino, Palatino, Quirinale, Viminale. 

E o Gianicolo? O Gianicolo não faz parte das Sete Colinas históricas de Roma, mas é daqui que temos uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade.

Leia também:

A colina fica na parte alta do bairro Trastevere, portanto, é fácil chegar lá após ter feito um passeio por esse que é um dos bairros mais tradicionais da cidade.

Outra coisa bem interessante, é que o Gianicolo também fica a uma distância breve do Vaticano. Então, vamos ver o que o local nos reserva de surpresa:

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina


Roma vista do alto é linda. O melhor? É um passeio totalmente grátis e bem relaxante! Até porque além da vista panorâmica, o lugar também é um parque público.

vista-panoramica-gianicolo-2
No Gianicolo fica uma das fontes mais bonitas de Roma: A Fontana dell’Acqua Paola, popularmente conhecida como Il Fontanone.

O Gianicolo “esconde” pequenas pérolas artísticas, arquitetônicas e naturais. Nas proximidades da Colina encontra-se a Igreja de San Pietro in Montorio, onde acredita-se que foi o local onde São Pedro foi martirizado. A igreja é muito requisitada para casamentos.

Parque com estátuas dos revolucionários que participaram do exército de Garibaldi. Foto: Shutterstock.

O Gianicolo “esconde” pequenas pérolas artísticas, arquitetônicas e naturais.

Leia também:

O pátio da igreja de San Pietro in Montorio e o tempietto del Bramante, exemplo da arquitetura renascentista. Foto: Shutterstock.

Nas proximidades da Colina encontra-se a Igreja de San Pietro in Montorio, onde acredita-se que foi o local onde São Pedro foi martirizado e enterrado de cabeça para baixo.

vista-panoramica-roma-3

E a praça principal possui uma imponente estátua de Giuseppe Garibaldi, comemorando a República Italiana e a Unificação da Itália

estatua-garibaldi-roma
A estátua de Garibaldi fica no ponto mais alto da colina, e daqui podemos ver tanto os bairros de Roma quanto a cúpula da Basílica de São Pedro.

anita-garibaldi-roma

No local também há uma estátua de Anita Garibaldi, e suas cinzas foram estão enterradas ao pé da mesma.

++ Leia Mais | Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma

vista-panoramica-roma-8
Aqui no canto à direita, a Cúpula da Basílica de São Pedro

Mais uma vista maravilhosa. Atravessando para o outro lado da Praça Garibaldi, a gente vê a Cúpula da Basílica de São Pedro e o Vaticano.

vista-panoramica-de-roma-10

Parece até que a gente vai tocar o Trastevere com as mãos!

vista-panoramica-roma-9

Meu passeio acabou aqui, bem em frente ao Hospital Pediátrico Bambino Gesù.

Canhão do Gianicolo: o canhão que marca o meio-dia em Roma há 170 anos

Se você estiver caminhando pelas charmosas ruas do Trastevere, ou se estiver em um dos mirantes panorâmicos do Gianicolo ao meio-dia em ponto, não se assuste ao sentir um tiro de …canhão! Sim, isso mesmo! Há quase duzentos anos existe a tradição de disparar um tiro de canhão para indicar o meio-dia.

Desde a época dos antigos romanos, existia um enorme problema em saber exatamente a hora do dia.

Foram sempre utilizados vários instrumentos _sobretudo baseados no o horário do amanhecer e do entardecer, e n posição do sol no céu_ para estabelecer o famoso que horas são?

Se era bem fácil saber quando era manhã, quando era tarde e quando era noite, estabelecer a hora exata era um enorme problema.

Ademais, baseando-se na posição do sol, como fazer nos dias de céu nublado? Ou no inverno quando há menos horas de luz?

Então, marcar as horas era um problema que acompanhou o homem por milhares de séculos.

O relógio solar da época de Augusto (27 ac-14 dc).

Um dos principais métodos antigos era a meridiana ou relógio solar.

Na época do imperador Augusto existia o Horologium Augusti, ou seja, uma meridiana que utilizada como “ponteiro”um enorme obelisco egípcio, do sexto século antes de Cristo. Hoje este obelisco fica na Praça Montecitorio. Ele foi trazido do Egito em 10 a.C. e foi construído no séc. 6 a.C.

O obelisco egípcio que ficava no meio do relógio solar de Augusto.

Ao longo dos séculos e antes da invenção do relógio, continuaram as tentativas de marcar a hora exata.

Como nasceu o tiro de canhão?

Por muito tempo eram as igrejas a indicarem pelo menos a manhã, o meio-dia, a tarde e a noite com o badalar dos sinos. Era também o convite para que os fiéis participassem pelo menos das missas matutinas e vespertinas.

Em 1847, o Papa Pio IX decidiu que todos os dias, um canhão disparia ao meio-dia, e depois do disparo do canhão as igrejas começariam a tocar os sinos. Pelo menos era possível saber quando era meio-dia!

No início do séc. 19, o canhão disparava do terraço do Castelo Sant’Angelo. A partir de 1904 ele foi transferido para o Gianicolo, uma das colinas mais lindamente panorâmicas de Roma.

Após a tradição ter sido suspensa durante as guerras mundiais, desde 1959 o canhão dispara pontual e diariamente ao meio-dia.

Onde ver o disparo do canhão?

O disparo é executado pelos militares do exército italiano, bem na direção da estátua equestre de Giuseppe Garibaldi. O canhão fica no mirante anterior, o qual tem vista panorâmica para a cidade (o outro mirante tem vista para a cúpula da basílica de São Pedro).

Como chegar ao Gianicolo?

Se seu preparo físico assim o permitir, são uns 15-20 minutos de caminhada do Trastevere até lá. Caso contrário, pegue o ônibus 870 nos arredores do Castelo Sant’Angelo.

Caminho a pé

De ônibus: linha 870, com ponto final na Via Paola

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: