Início Atrações Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma

Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma

Publicado em:

A História e a tradição dizem que Roma foi fundada sobre Sete Colinas: I Sette Colli di Roma.

Existem algumas discordâncias quanto aos verdadeiros e originais Colli tradicionais, mas, os que permanecem até hoje são: Aventino, Campidoglio, Celio, Esquilino, Palatino, Quirinale, Viminale. 

E o Gianicolo? O Gianicolo não faz parte das Sete Colinas históricas de Roma, mas é daqui que temos uma das vistas panorâmicas mais bonitas da cidade.

Leia também:

A colina fica na parte alta do bairro Trastevere, portanto, é fácil chegar lá após ter feito um passeio por esse que é um dos bairros mais tradicionais da cidade.

Outra coisa bem interessante, é que o Gianicolo também fica a uma distância breve do Vaticano. Então, vamos ver o que o local nos reserva de surpresa:


Roma vista do alto é linda. O melhor? É um passeio totalmente grátis e bem relaxante! Até porque além da vista panorâmica, o lugar também é um parque público.

vista-panoramica-gianicolo-2
No Gianicolo fica uma das fontes mais bonitas de Roma: A Fontana dell’Acqua Paola, popularmente conhecida como Il Fontanone.

O Gianicolo “esconde” pequenas pérolas artísticas, arquitetônicas e naturais. Nas proximidades da Colina encontra-se a Igreja de San Pietro in Montorio, onde acredita-se que foi o local onde São Pedro foi martirizado. A igreja é muito requisitada para casamentos.

Parque com estátuas dos revolucionários que participaram do exército de Garibaldi. Foto: Shutterstock.

O Gianicolo “esconde” pequenas pérolas artísticas, arquitetônicas e naturais.

Leia também:

O pátio da igreja de San Pietro in Montorio e o tempietto del Bramante, exemplo da arquitetura renascentista. Foto: Shutterstock.

Nas proximidades da Colina encontra-se a Igreja de San Pietro in Montorio, onde acredita-se que foi o local onde São Pedro foi martirizado e enterrado de cabeça para baixo.

vista-panoramica-roma-3

E a praça principal possui uma imponente estátua de Giuseppe Garibaldi, comemorando a República Italiana e a Unificação da Itália

estatua-garibaldi-roma
A estátua de Garibaldi fica no ponto mais alto da colina, e daqui podemos ver tanto os bairros de Roma quanto a cúpula da Basílica de São Pedro.

anita-garibaldi-roma

No local também há uma estátua de Anita Garibaldi, e suas cinzas foram estão enterradas ao pé da mesma.

++ Leia Mais | Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma

vista-panoramica-roma-8
Aqui no canto à direita, a Cúpula da Basílica de São Pedro

Mais uma vista maravilhosa. Atravessando para o outro lado da Praça Garibaldi, a gente vê a Cúpula da Basílica de São Pedro e o Vaticano.

vista-panoramica-de-roma-10

Parece até que a gente vai tocar o Trastevere com as mãos!

vista-panoramica-roma-9

Meu passeio acabou aqui, bem em frente ao Hospital Pediátrico Bambino Gesù.

Como chegar ao Gianicolo?

Se seu preparo físico assim o permitir, são uns 15-20 minutos de caminhada do Trastevere até lá. Caso contrário, pegue o ônibus 870 nos arredores do Castelo Sant’Angelo.

Caminho a pé

De ônibus: linha 870, com ponto final na Via Paola

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: