You are here
Home > Atrações > Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público

Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público

Mais de dois mil e setecentos anos de história deram a Roma a oportunidade de construir um patrimônio histórico único no mundo… e a cidade está cheia de surpresas, que passam despercebidas até para a maioria dos seus moradores. Uma dessas surpresas está no pátio de um hospital público.

O Trastevere é um bairro que atrai sobretudo o “turismo boêmio”. A grande maioria das pessoas que vai até lá está à procura de um certo tipo de diversão: seus barzinhos, tratorias, restaurantes, um entardecer romântico escutando música nas praças. Não há nada de mal nisso…

Mas foi passando pelo bairro durante o dia, e frequentando a Praça São Cosimato, com o seu parquinho infantil, que comecei a ter uma certa curiosidade por saber o que se encontrava por trás dos muros do Hospital Nuovo Regina Margherita. Da praça via uma porta medieval com colunas antigas sempre trancada!

Até que um dia, lendo um artigo a respeito de várias associações culturais que propõem passeios inusitados pela cidade, descobri o que se “escondia” por trás dos muros do hospital: o mosteiro medieval e a igreja de San Cosimato, do séc. XII.

A minha curiosidade começou com essa pequena porta medieval. Foto: Wikimedia Commons, GNU Free.
A porta vista de dentro do jardim.

Não pude participar do passeio guiado, mas prometi que na mesma semana iria ao Trastevere desvendar esse tesouro escondido. Assim foi! Entrei pelo portão do pronto-socorro, percorri um corredor e… cataploft! Entre pacientes, médicos e enfermeiros que caminhavam de um corredor ao outro, encontrei também várias pessoas (a grande maioria idosas) sentadas com calma, lendo seus jornais em um dia de sol, e até vovós fazendo crochê… no claustro medieval dentro de um hospital público.

Ah, Roma… você é realmente uma cidade surpreendente!

O lugar tem origens muito antigas porque ali estava situado uma espécie de lago artificial onde eram realizadas as Naumachia Augusti, ou seja, jogos de batalha naval à época do imperador Augusto, tradição que continuou sucessivamente até pelo menos o ano 100 d.C.

Segundo algumas fontes históricas, a igreja que é dedicada aos santos Cosme e Damião, era englobada em um mosteiro beneditino, que funcionou mais ou menos do séc. XII até 1891, quando o Estado transferiu as monjas para outro convento. A partir de 1960, em cima de parte do prédio eclesiástico foi construído o Hospital Regina Margherita.

Em meio à correria do hospital, lugar que geralmente frequentamos quando “algo não vai bem”, existe um oásis de paz, longe também do ritmo boêmio do Trastevere.


Chiostro di San Cosimato in Ospedale

Piazza di San Cosimato (mas com entrada pelo Viale Morosini 29/30, no portal do Hospital Nuovo Regina Margherita)



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

3 thoughts on “Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top