Você está aqui
Home > Outros Destinos > Degustar o Porto na sua terra natal: visita à Cave da Taylor’s Port Wine

Degustar o Porto na sua terra natal: visita à Cave da Taylor’s Port Wine

Villa Nova de Gaia ou, simplesmente Gaia para os íntimos, é uma dádiva para os nossos sentidos: além de nos presentear com uma vista inigualável para o Porto, é lá que estão as melhores caves de vinho do Porto. E conto como foi a superlativa visita à cave da Taylor’s Port Wine e ao restaurante Barão Fladgate.

Vila Nova de Gaia está ali do outro ladinho do Rio Douro. Ela é ligada à cidade do Porto por pontes monumentais.

barao-fladgate-porto-7

Desde o século XVII os engarrafadores e exportadores de vinho do Porto estabeleceram as suas caves de vinho do Porto à beira do rio e, hoje em dia, existe um enorme vai e vem de viajantes, e muitos dos produtores oferecem degustações.

Dentro do nosso evento e graças à fantástica organização da Associação de Turismo do Porto, pude conhecer, junto com meus colegas, uma das caves mais chiques e, acredito, aquela com a vista mais maravilhosa para o Porto: a Cave da Taylor’s Port Wine e seu restaurante Barão Fladgate. A Taylor’s também possui um hotel cinco estrelas, esses também com terraços com uma vista simplesmente inesquecível da cidade do Porto: o Yeatman Porto.

Degustação do vinho do Porto

Esses portugueses sabem mesmo viver bem! Gastronomia maravilhosa, azeites saborosos e vinhos excelentes. Acho que esse é um lado fantástico de viver no mediterrâneo.

barao-fladgate-porto
Nosso Porto de bem-vindos!

Apenas entramos na Cave da Taylor’s Port Wine, o bom dia e o bem-vindo foram imediatamente acompanhados de um vinho do Porto branco e de sabor suave para “iniciarmos os trabalhos”. Enquanto bebíamos nossas taças de vinhos, nossos olhos se debruçavam sobre a cidade. Que combinação fantástica beber um vinho tão precioso, com uma vista tão formosa.

É possível ir ao local para degustações de vinho do Porto. Se o dia ainda estiver bonito, como aquele em que visitamos a cave, a degustação pode ser feita ao ar livre, nos jardins do local. Caso contrário, a cave possui uma sala de degustação enorme. Há safras mais jovens até vinhos com 40 anos de envelhecimento.

barao-fladgate-porto-2

Sem contar que estão à venda safras especiais envelhecidas, inclusive aquela de 1863, cuja garrafa custa nada mais, nada menos que 3.000 euros. Mas podemos botar os pés no chão, no mundo dos comuns mortais, e a partir de 1 euro (sim, 1 euro!) já dá para degustar um cálice de Porto.

Vai por mim: inclua a Taylor’s Port Wine no seu roteiro.

barao-fladgate-porto-3
A vista do jardim de entrada… e isso ainda não é nada em termos de vista panorâmica para o Porto.
camelias-porto
Os jardins também possuem árvores de camélias plenamente floridas!

O restaurante Barão Fladgate

Esse foi a segunda “refeição de casamento” que tivemos no Porto. As chamo assim, porque tanto aqui, como na Casa de Serralves (Fundação Serralves) fomos recebidos com uma “mesa de casamento”: sóbria, elegante, como flores frescas e toda a pompa e circunstância.

Das janelas do restaurante, como das suas varandas externas também há uma vista linda e panorâmica para o Douro.

barao-fladgate-porto-8

Obviamente que, assim que nos sentamos à mesa, nossos copos nunca ficaram vazios. E dá-lhe Porto: brancos, tintos, safras recentes, envelhecidos… Porto para todos os gostos!

Da entradinha fantástica, passando ao prato principal, e àquele que não podia faltar no nosso menu: um bom prato de bacalhau. Aqui ele foi servido com grelos e batatinhas assadas, e depois o garçom ainda passou à mesa para regar nosso prato com um ótimo azeite português.

barao-fladgate-9
Tudo bem que eu adoro um bacalhau. Esse com broa, estava muito gostoso!

Pensam que terminou por aqui? Não! Além da sobremesa, ainda tivemos um momento de muita emoção.

A tuna de Medicina da Universidade do Porto

Na hora da sobremesa fomos surpreendidos pela tuna de Medicina da Universidade do Porto. Esse goliárdico grupo de rapazes é formado por estudantes e às vezes médicos recém-formados da faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que se apresentam cantando músicas tradicionais portuguesas.

barao-fladgate-10

Saibam que as tunas são tão famosas, que existem até Festivais de Tunas entre as várias faculdades portuguesas. Em 2015, a Tuna de Medicina do Porto foi a vencedora do festival Cantar do Estudante.

Visitem a animada página fanpage da Tuna do Porto: https://www.facebook.com/TunaMedicinaPorto e também a página web: http://tuna.med.up.pt/

tuna-de-medicina-do-porto

Foi um momento lindo de confraternização e lágrimas! Como nós brasileiros somos emotivos… e todos acabamos por nos emocionarmos.

Keep Calm que ainda tem mais…

Visitando a Cave da Taylor’s Port Wine

Depois de todos esses acontecimentos excepcionais, ainda tivemos um breve passeio guiado no meio das barricas de vinho do Porto. Ali, pudemos conhecer um pouco mais sobre a sua origem, afinal, é um dos vinhos fortificados mais famosos do mundo, junto com os franceses.

taylors-port-wine-1

Uma das primeiras coisas que soubemos é que, apesar de no Brasil ter se difundido a tradição que o vinho do Porto é um vinho somente de sobremesa, na verdade os portos brancos podem ser bebidos junto a uma entrada e, muitos chefs portugueses (assim como pudemos vivenciar pessoalmente) servem o Porto junto aos pratos principais. Obviamente não são as versões “licorosas” como conhecemos. Essas, sim, são servidas mesmo junto à sobremesa.

E em meio as barricas de madeira escutamos um pouco da história desse vinho que é produzido em larga escala há mais de 200 anos, mas, cuja primeira produção sob a denominação “vinho do Porto” é de 1678.

taylors-port-wine

Uma visita interessante e inesquecível, principalmente depois de ter degustado tantos Portos durante as nossas refeições e até durante o check-in.

Para terminar… a vista inesquecível do Yeatman’s Porto

Logo acima da cave, caminhando alguns metros ladeira acima, está localizado o Yeatman Porto… um daqueles cinco estrelas que todos sonhamos.

vila-nova-de-gaia

Pois, dos terraços do hotel, é possível ter uma vista mais do que esplêndida do Porto, observar os barcos navegando rio acima e rio abaixo, as suas pontes de ferro… e se você tiver sorte de estar lá em um dia ensolarado, esse è um fantástico programa de fim de tarde.

vila-nova-de-gaia-2

Imagino que ao anoitecer, ver o Porto iluminado também deve ser muito lindo!

vila-nova-de-gaia-3
Essa luz de fim de tarde vislumbrando o Douro… me conquistou!
vila-nova-gaia-4
Uma janela indiscreta para um voyeur que quer ver as belezas do Porto.

Informações úteis:

O Restaurante Barão Fladgate, com essa linda vista do Porto, tanto para uma degustação e visita à cave, quanto para uma refeição completa fica em Vila Nova de Gaia.

Endereço: Rua do Choupelo 250

Site com dias e horários: http://www.baraofladgate.com/

Sobre a minha viagem ao Porto

A minha viagem ao Porto para o II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros teve o total apoio da estupenda Associação de Turismo do Porto.

O evento pode ser seguido nas mídias sociais com as hashtags #visitporto #followporto #IIEEBB

Quem participou desse evento? 45 blogueiros de 40 blogs sobre a maestria da Rita Branco, autora e editora do O Porto Encanta

Mais relatos desse evento que ficará nas nossas memórias para sempre:

O Porto EncantaMilão Nas Mãos360 MeridianosSol de BarcelonaAgenda BerlimKá entre NósAlmost LocalsTrend TipsCantinho da IrinaCultugaCreativElenaBarcelona EmocionaCarta sem PortadorDe Café por BarcelonaThat Good TripViajar pela EuropaBrasileiros Mundo AforaBrazukaEu Ando Pelo MundoDucs AmsterdamViaje ComigoPinstagram GuyRumo A MadridNo Mundo da PaulaEurodicasThat Good TripTravel with PedroEsto és MadridHandmade by SavannaVivi em MadridDireto de ParisChicken or PastaCatálogo de ViagensAprendiz de Viajante


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

4 thoughts on “Degustar o Porto na sua terra natal: visita à Cave da Taylor’s Port Wine

  1. Oi Lu qual o custo para o casal em uma degustação na Cave da Taylor’s Port Wine? e como se chegar até lá a partir da cidade do porto? Tem transporte publico de acesso?

    1. Oi, Mônica,
      Existem vários valores de degustação, a partir de 1 copo inclusive com alguma coisinha para comer… tipo 12 euros.
      A Cave fica logo do outro lado do rio Douro. Das margens do Rio deve dar uns 10 minutos a pé (uma subida) até chegar lá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top