Início Itália: Atrações Turísticas Ver o Davi de Michelangelo na Galleria dell’Accademia

Ver o Davi de Michelangelo na Galleria dell’Accademia

Publicado em:

A Galleria dell’Accademia em Florença é um dos museus de esculturas mais importantes do mundo.

Seu recorde é hospedar o maior número de esculturas de Michelangelo (sete no total), das quais a mais famosa é o Davi, mundialmente conhecido como o Davi de Michelangelo.

A galeria foi fundada pelo grão-duca da Toscana, Pietro Leopoldo, o qual em 1784 resolveu reunir todas as escolas de desenho de Florença em uma única grande academia. Além disso o grão-duque criou uma pinacoteca de modo que os alunos da academia encontrassem inspiração enquanto se aprimoravam.

O edifício escolhido foi aquele onde originalmente funcionava o Hospital de São Mateus, e à época da fundação da academia, em 1784, o prédio passou por uma grande restauração, acrescentando novos ambientes.

A maior estrela da Galleria dell’Accademia é a colossal escultura do Davi de Michelangelo.

Ingressos fura-filas para as principais atrações da Toscana:

Galleria Uffizi de Florença sem filas

Davi do Michelangelo sem filas

Palazzo Vecchio, residência dos Médicis, sem filas

Firenze Pass: transporte e museus sem filas

Crédito: Shutterstock

A escultura, na verdade, não foi originalmente pensada para um ambiente interno. Até 1872, ele ficava na Piazza della Signoria, de frente para o Palazzo Vecchio. Hoje em dia, existe uma cópia da estátua na praça.

Durante quatro séculos, quando ainda estava ao ar livre, ela representava a dignidade e a força de Florença ao lutar contra seus inimigos e defender seu território, assim como Davi havia feito com Golias.

Outras obras de Michelangelo, as quais anteriormente estavam em outros espaços, foram reunidas na Galleria dell’Accademia, junto ao Davi. São elas: I Prigioni (Os Prisioneiros ou Escravos), uma série de esculturas inacabadas que tentam livrar a sua própria natura de dentro do mármore. Elas originalmente fariam parte do túmulo do Papa Júlio II, cuja escultura mais famosa e acabada está em Roma: o famoso Moisés.

Também estão na Galleria dell’Accademia outras duas obras: a Pietà di Palestrina (obra cuja paternidade foi muito discutida) e o São Mateus.

Apesar de a Galleria dell’Accademia ser mundialmente conhecida por hospedar o Davi de Michelangelo, existem muitos outros artistas importantíssimos que valem a pena ser conhecidos.

História resumida do Davi de Michelangelo

O Davi é uma escultura de mármore, com 4,10 metros de altura, esculpida por Michelangelo entre 1501-1504.

À diferença de outras obras, que tinham um grande mecenas ou até mesmo um papa como clientes, aqui, a encomenda da escultura nasce dos cidadãos da República de Florença.

Foram os operários da Catedral de Florença a pagarem 400 ducados a Michelangelo, em agosto de 1501, para que esculpisse o gigante de mármore.

Assim como Davi lutou e saiu vencedor contra Golias, o Davi de Michelangelo tinha como objetivo ressaltar o vigor dos cidadãos de Florença a lutar contra qualquer tirano ou contra qualquer dominador que quisesse se apropriar da cidade.

Para a escultura da obra-prima, o artista utilizou um único bloco de mármore.

davi michelangelo

O que ver na Galleria dell’Accademia além do Davi do Michelangelo

Além do Davi e de outras esculturas famosas, um pequeno elenco de obras que não podem passar em branco:

  • Maria e o menino Jesus entre dois anjos (Sandro Botticelli)
  • Madonna del Mare (Sandro Botticelli)
  • Retábulo de Santa Reparata (Giotto)
  • Deposição de Cristo (Agnolo Bronzino)
  • Deposição da Cruz (Filippino Lippi e Pietro Perugino)
  • Réplica de O Rapto das Sabinas (Giambologna)

Informações para visitar a Galleria dell’Accademia

A seguir algumas dicas e informações úteis para você curtir a sua visita à Galleria dell’Accademia.

Onde fica a Galleria dell’Accademia?

A Galleria dell’Accademia fica no centro de Florença, na Via Ricasoli 58. Veja o mapa a seguir para entender onde ela fica localizada.

O site oficial da Galleria dell’Accademia é galleriaaccademiafirenze.it

Ingressos para a Galleria dell’Accademia

Os preços a seguir são da bilheteria oficial. Sites de revenda podem ter tarifas diferenciadas.

12 euros preço integral, 2 euros preço reduzido (cidadãos da União Europeia até 25 anos)

Quem tem direito a ingressos gratuitos?

Menores de idade (de qualquer nacionalidade), visitantes com deficiências visuais, auditivas ou físicas e um acompanhante.

Horários

A Galleria dell’Accademia abre de terça a domingo, das 8:15 às 18:50. Fecha todas as segundas-feiras, 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e 1 de Maio.

Dicas de Tour e Ingressos na Toscana

Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios na Toscana: vinhedos com degustação de vinhos, cidades históricas e museus, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:

Mais dicas de viagem na Itália:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

4 COMENTÁRIOS

  1. Roma tem muita coisa mesmo pra ver, lugares para passear e respirar história né? Na minha próxima viagem faço questão de ver o Davi de Michelangelo, que experiência incrível!

  2. Eu amo arte! Que demais este post. Adorei saber mais sobre o Davi de Michelangelo. Não vejo a hora de ir pra Itália e visitar tudo que tu posta por aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: