Início História Crimeia Romana: Rússia e Ucrânia à época do império romano

Crimeia Romana: Rússia e Ucrânia à época do império romano

Publicado em:

Crimeia, Rússia e Ucrânia são três localidades mais do que discutidas pelos experts em geopolítica e conflitos europeus.

Se é verdade que tanto a Rússia quanto a Ucrânia reivindicam a posse da Crimeia, sabemos que durante muito tempo na história _do primeiro século antes de Cristo ao quarto século depois de Cristo_ a área esteve sob controle parcial do império romano.

A Crimeia Romana também era chamada de Península Táurica ou Táurida. Esse nome foi dado pelos gregos, com base no nome dos povos que moravam naquela localidade: os tauros.

A partir do 1 séc a.C., o império romano teve um papel fundamental na economia e na política da população que residia na península da Crimeia. Por isso foi instituido o protetorado romano de Táurida, com sede na cidade de Kherson.

O protetorado tinha como objetivo evitar conflitos entre as Kherson e o reino do Bósforo.

A crimeia romana era um protetorado com finalidades militares e comerciais, porém sem a chegada de colonos itálicos.

Sem uma verdadeira e real colonização por parte de uma população que falasse a língua latina e que tivesse costumes e tradições romanas, a Crimeia romana manteve as línguas de origem eslava por parte da população dos tauros, e a língua grega nas regiões onde existia uma forte presença elenística.

Chernonesus na Criméia: patrimônio da humanidade Unesco

Hoje em dia, na Crimeia existem ruínas romanas e gregas.

Ficam localizadas na cidade Chernosnesus (nome dado pelos gregos e como é chamada pelos ucranianos) ou Sevastopol (nome dado pelos russos). Em 2013 a cidade foi incluída na lista de patrimônios da humanidade Unesco.

Chernonesus fica localizada no sudoeste da atual Crimeia. Muito provavelmente tinha sido fundada cerca de 2.500 anos antes de Cristo, por colonizadores vindos da Bitínia, na Ásia Menor (hoje Turquia).

Ela era chamada de Cheronesus Taurica. O termo Cheronesus significa “península” em língua grega.

Foi conquistada pelo império romano, pois era um ponto estratégico com saída para o Mar Negro. Após a queda do império romano do ocidente, permaneceu sobre o domínio do império romano do oriente, também conhecido como império bizantino.

Após séculos sobre o domínio bizantino a cidade foi invadida pelas populações da Mongólia entre os séculos 13 e 15, e depois foi abandonada.

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: