Início Dicas e Roteiros da Itália Campania Costa Amalfitana: Dicas e Planejamento de Viagem

Costa Amalfitana: Dicas e Planejamento de Viagem

Publicado em:

A Costa Amalfitana é mais bonito itinerário costeiro da Itália e foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Formada por 13 cidadezinhas, a Costa Amalfitana fica na região da Campania, mais apropriadamente na província de Salerno.

As cidades que a formam estão distribuídas em pouco mais de cinquenta quilômetros de uma natureza lindíssima, onde não falta muito verde, mas também falésias e até um fiorde.

Leia também:

Quais são as cidades da Costa Amalfitana?

Embora as mais famosas, mais badaladas e mais visitadas sejam Positano, Amalfi e Ravello, existem várias outras cidades mais do que graciosas para conhecer. No total são 13 vilarejos debruçados para o mar.

  • Amalfi
  • Atrani
  • Cetara
  • Conca dei Marini
  • Furore
  • Maiori
  • Minori
  • Positano
  • Praiano
  • Ravello
  • Scala
  • Tramonti
  • Vietri sul Mare
ravello na costa amalfitana
Vista de Ravello | Crédito: Shutterstock

Não perca seu precioso tempo em filas!

Ingresso fura-filas + tour com arqueólogo

Ruínas de Pompeia e Vulcão Vesúvio: excursão de 1 dia

Onde fica a Costa Amalfitana?

A costa fica no sul da Itália, na região Campania, cuja capital é Nápoles. Porém, a Costa Amalfitana está na província de Salerno.

Portanto, além dos seus cerca de cinquenta quilometros de costa, a localidade fica perto de cidades muito estratégicas, importantes e bonitas do ponto de vista turístico.

Quem organiza uma viagem à charmosíssima localidade pode aproveitar e visitar também:

Apesar de muitas pessoas considerarem uma ida à costa como uma “esticadinha” depois de conhecer Roma e/ou Nápoles, é importante saber que dá muito bem para dedicar um roteiro dedicado somente ao território e arredores.

Mapa da Costa Amalfitana com as cidades

Uma das melhores maneiras para organizar uma viagem à Costa Amalfitana é ver no mapa como é a distribuição das cidades.

Considere que chegar de carro entre uma e outra cidade é bem rápido, com exceção da alta temporada e finais de semana, porque tem muito fluxo de turistas e como as estradas são cheias de curvas e estreitas, muitas vezes há engarrafamento.

Leia Mais:

Costa Amalfitana: como chegar e como se locomover por lá

Existem várias maneiras de se chegar à Costa Amalfitana, considerando os pontos de partida: Nápoles, Sorrento e Salerno

Chegar na Costa Amalfitana de carro

O ideal seria alugar um carro em Nápoles. Saindo de lá, a primeira cidade da costa, isto é, Positano, fica a cerca de 60 quilômetros.

Saiba que não é fácil estacionar e os estacionamentos são caros. O melhor a fazer é encontrar um hotel que tenha estacionamento próprio e uma vez estabelecido em uma cidade, se locomover com uma vespa (alugada) ou os ônibus locais.

Todas as vezes que eu fui a Positano, optei por ficar em hotéis que ofereçam estacionamento. A única exceção, com mais estacionamentos, é a cidade de Ravello.

costa amalfitana

Chegar na Costa Amalfitana com trem + ônibus

Para quem vai se locomover na Costa Amalfitana com os meios de transporte, o ideal é de pegar um trem de Nápoles (ou Roma) até Sorrento. E depois, ao chegar em Sorrento, existe um ônibus da empresa local SITA que para na frente da estação de Sorrento.

O ônibus vai parando nas cidades da Costa Amalfitana até chegar a Positano.

Chegar à Costa Amalfitana com os meios de transporte dura cerca de 2h, mas considere que as estradinhas da costa são estreitas. Portanto, no verão, finais de semana e feriados, a viagem pode ser mais demorada a causa de engarrafamentos

Chegar de barco na Costa Amalfitana

De 1 de Abril a 31 de Outubro é possível chegar até a Costa Amalfitana de barco. Nesse caso, as balsas partem de Salerno e de Sorrento e param em Amalfi e Positano.

Mais ou menos no mesmo período são ativadas as balsas e barcos rápidos que ligam Positano a Capri e vice-versa.

Porém o maior incremento desse itinerário, acontece mesmo no final da primavera e alto verão, a dizer, de maio a agosto.

Transfer para a Costa Amalfitana

Um transfer privativo pode ser a melhor maneira de chegar à Costa Amalfitana. Considere que se você estiver viajando com um grupo familiar, o tempo que gastará trocando de meios de transporte, no final, das contas o preço e o cansaço não compensam a economia.

Melhor época para visitar a Costa Amalfitana

Sendo um destino de mar e praia, é claro que o outono e sobretudo o inverno não são as melhores épocas para curtir a localidade.

Visitar a Costa Amalfitana no inverno (o que eu desaconselharia) é ver um dos lugares mais lindos do mundo sem sol, com frio, com vento e com muitos bares e hotéis fechados. O grande plus da costa é justamente a vida ensolarada, verde, o agito, os aperitivos nos terraços com vista para o mar.

Portanto se a sua dúvida é quando ir na Costa Amalfitana, eu aconselharia de meados de maio à primeira quinzena de outubro. Considerando que o verão dura de 21 de junho a 21 de setembro, e que nesses meses a costa fica bem cheia, sobretudo em julho até meados de agosto.

Pessoalmente, eu escolheria visitar na segunda quinzena de maio, porque ainda não é o período de férias escolares. E depois o mês de setembro é um ótimo vez, porque apesar de ainda ser verão, já acabaram os meses de férias escolares, portanto, se encerra o período de férias da maioria dos italianos.

Considere sempre que, independente dos meses do ano, nos finais de semana as cidades da costa ficam mais cheias.

Vietri sul Mare | Crédito: Shutterstock

Dicas de Roteiro na Costa Amalfitana

Darei a seguir algumas dicas baseadas nas minha viagens para a região

Costa Amalfitana: Roteiro de 2 dias

Minha primeira viagem à Costa Amalfitana foi em um roteiro de 2 dias para passar o final de semana. Foi lindo, mas fiquei com dó de ter ficado tão pouco tempo. Visitei no mês de Maio, quando ainda não estava cheio, as praias estavam ótimas, a atmosfera invejável.

Foi uma viagem com sabor doce e amargo. O amargo foi pela vontade de ficar mais.

Nessa viagem de fim de semana, nossa base foi Positano e escolhemos o Hotel Punta Regina porque ele tem estacionamento.

Chegamos na sexta à noite, já no horário do jantar, e retornamos a Roma no domingo à noite.

Costa Amalfitana: Roteiro de 3 dias

No nosso roteiro de 3 dias, eu sempre fiz a minha base em Positano. Fizemos:

Primeiro dia inteiro em Positano

Segundo dia com manhã em Amalfi e almoço em Vietri Al Mare

Terceiro dia com manhã em Positano, tarde em Ravello e dali retorno (de carro) a Roma

Costa Amalfitana: Roteiro de 6 dias pela Região

Também fizemos o seguinte itinerário, nesse caso viajamos de carro. Foi difícil e caro encontrar estacionamentos em Cetara no final de semana. Como era nosso último dia de viagem e retornaríamos a Roma, quase pensamos em desistir de almoçar na cidade. Mas no final deu tudo certo!

Dia 1: chegada em Nápoles à noite, com pernoite na cidade

Dia 2: passeios em Nápoles e ida para Pompeia à noite (pernoite em Pompeia)

Dia 3: manhã em Pompeia e depois rumamos para Positano (pernoite em Positano)

Dia 4: manhã em Positano e ida para a Costa do Cilento. Almoço e degustação de muçarela de búfala em Battipaglia, ida para o hotel, tarde e noite na lindíssima Castellabate, a cidade natal do industrial Francesco Matarazzo (pernoite em Paestum)

Dia 5: Dia em Paestum, visitando os templos + o museu. Noite: jantar em Castellabate (pernoite em Paestum)

Dia 6: Costa Amalfitana com almoço em Cetara. Retorno a Roma no final da tarde.

Onde ficar na Costa Amalfitana?

Eu gosto muito mesmo de ficar em Positano, que infelizmente (para o meu bolso!) é a cidade mais cara da Costa. Mas eu acho que a vida de verão por lá é simplesmente fantástica.

Para quem quiser economizar e não se importar com deslocamentos, boas opções de hospedagem mais barata na Costa Amalfitana podem ser quaisquer outras cidades que não sejam Positano, Amalfi e Ravello.

Também há muitas pessoas que escolhem se hospedar em Sorrento, que é uma cidade de médio porte, e muito bonita, movimentada e também com praia. De Sorrento saem ferries e outros meios de transporte para todas as cidades da Costa Amalfitana, inclusive também para Capri.

Portanto, por exemplo, dá até para escolher ficar 1 noite em Positano, e as demais noites em localidades mais econômicas.

Hotel em Ravello com piscina. E o plus é essa vista maravilhosa!

Dicas de hospedagem na Costa Amalfitana: Hotéis e Airbnb

A seguir uma seleção de hotéis na Costa Amalfitana, e para quem prefere uma hospedagem mais caseira, também há dicas de airbnb na Costa Amalfitana. Para ver as opções escolhidas, clique nos links.

Hotéis em Positano: Hotel Le Agavi (5 estrelas) | Positano Art Hotel Pasitea (4 estrelas) | Villa Dalu (4 estrelas) |

Hotéis em Amalfi: Hotel Fontana (3 estrelas) | Hotel Relais Villa Annalara (3 estrelas) |

Hotéis em Ravello: Villa Cimbrone ( 5 estrelas) | Villa Piedimonte (4 estrelas) | La Moresca (3 estrelas) |

Hotéis em Sorrento: Grand Hotel Excelsor Vittoria (5 estrelas) | Grand Hotel Capodimonte (4 estrelas) | Hotel Rivoli Sorrento (3 estrelas) |

Hotéis em Maiori: Hotel Botanico San Lazzaro (5 estrelas) | Hotel Sole Splendid (4 estrelas) | Maiori Dream House (3 estrelas) |

Hotéis em Minori: Casa Amorino (4 estrelas) | Hotel Settebello (3 estrelas) |

Hotéis em Vietri sul Mare: Relais Paradiso (5 estrelas) | Lloyd’s Baia Hotel (4 estrelas) | La Valle Delle Najadi (3 estrelas) |

duomo de amalfi

Dicas de Tour na Costa Amalfitana e arredores

Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios na Costa Amalfitana, Nápoles, passeios de barco de ida e volta para Capri, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:

Mais dicas de viagem na Itália

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • AirBnB: aluguel de temporada 
Vai viajar pela Itália e prefere ficar em um apartamento, ao invés de um hotel? Nesse caso, a melhor opção é alugar no airbnb. BUSCAR APARTAMENTOS  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: