Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

dicas da costa amalfitana

Costa Amalfitana: Dicas e Planejamento de Viagem

A Costa Amalfitana é mais bonito itinerário costeiro da Itália e foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Formada por 13 cidadezinhas, a Costa Amalfitana fica na região da Campania, mais apropriadamente na província de Salerno.

As cidades que a formam estão distribuídas em pouco mais de cinquenta quilômetros de uma natureza lindíssima, onde não falta muito verde, mas também falésias e até um fiorde.

Leia também:

Quais são as cidades da Costa Amalfitana?

Embora as mais famosas, mais badaladas e mais visitadas sejam Positano, Amalfi e Ravello, existem várias outras cidades mais do que graciosas para conhecer. No total são 13 vilarejos debruçados para o mar.

  • Amalfi
  • Atrani
  • Cetara
  • Conca dei Marini
  • Furore
  • Maiori
  • Minori
  • Positano
  • Praiano
  • Ravello
  • Scala
  • Tramonti
  • Vietri sul Mare
ravello na costa amalfitana
Vista de Ravello | Crédito: Shutterstock

Não perca seu precioso tempo em filas!

Ingresso fura-filas + tour com arqueólogo

Ruínas de Pompeia e Vulcão Vesúvio: excursão de 1 dia

Onde fica a Costa Amalfitana?

A costa fica no sul da Itália, na região Campania, cuja capital é Nápoles. Porém, a Costa Amalfitana está na província de Salerno.

Portanto, além dos seus cerca de cinquenta quilometros de costa, a localidade fica perto de cidades muito estratégicas, importantes e bonitas do ponto de vista turístico.

Quem organiza uma viagem à charmosíssima localidade pode aproveitar e visitar também:

Apesar de muitas pessoas considerarem uma ida à costa como uma “esticadinha” depois de conhecer Roma e/ou Nápoles, é importante saber que dá muito bem para dedicar um roteiro dedicado somente ao território e arredores.

Mapa da Costa Amalfitana com as cidades

Uma das melhores maneiras para organizar uma viagem à Costa Amalfitana é ver no mapa como é a distribuição das cidades.

Considere que chegar de carro entre uma e outra cidade é bem rápido, com exceção da alta temporada e finais de semana, porque tem muito fluxo de turistas e como as estradas são cheias de curvas e estreitas, muitas vezes há engarrafamento.

Leia Mais:

Costa Amalfitana: como chegar e como se locomover por lá

Existem várias maneiras de se chegar à Costa Amalfitana, considerando os pontos de partida: Nápoles, Sorrento e Salerno

Chegar na Costa Amalfitana de carro

O ideal seria alugar um carro em Nápoles. Saindo de lá, a primeira cidade da costa, isto é, Positano, fica a cerca de 60 quilômetros.

Saiba que não é fácil estacionar e os estacionamentos são caros. O melhor a fazer é encontrar um hotel que tenha estacionamento próprio e uma vez estabelecido em uma cidade, se locomover com uma vespa (alugada) ou os ônibus locais.

Todas as vezes que eu fui a Positano, optei por ficar em hotéis que ofereçam estacionamento. A única exceção, com mais estacionamentos, é a cidade de Ravello.

costa amalfitana

Chegar na Costa Amalfitana com trem + ônibus

Para quem vai se locomover na Costa Amalfitana com os meios de transporte, o ideal é de pegar um trem de Nápoles (ou Roma) até Sorrento. E depois, ao chegar em Sorrento, existe um ônibus da empresa local SITA que para na frente da estação de Sorrento.

O ônibus vai parando nas cidades da Costa Amalfitana até chegar a Positano.

Chegar à Costa Amalfitana com os meios de transporte dura cerca de 2h, mas considere que as estradinhas da costa são estreitas. Portanto, no verão, finais de semana e feriados, a viagem pode ser mais demorada a causa de engarrafamentos

Chegar de barco na Costa Amalfitana

De 1 de Abril a 31 de Outubro é possível chegar até a Costa Amalfitana de barco. Nesse caso, as balsas partem de Salerno e de Sorrento e param em Amalfi e Positano.

Mais ou menos no mesmo período são ativadas as balsas e barcos rápidos que ligam Positano a Capri e vice-versa.

Porém o maior incremento desse itinerário, acontece mesmo no final da primavera e alto verão, a dizer, de maio a agosto.

Transfer para a Costa Amalfitana

Um transfer privativo pode ser a melhor maneira de chegar à Costa Amalfitana. Considere que se você estiver viajando com um grupo familiar, o tempo que gastará trocando de meios de transporte, no final, das contas o preço e o cansaço não compensam a economia.

Melhor época para visitar a Costa Amalfitana

Sendo um destino de mar e praia, é claro que o outono e sobretudo o inverno não são as melhores épocas para curtir a localidade.

Visitar a Costa Amalfitana no inverno (o que eu desaconselharia) é ver um dos lugares mais lindos do mundo sem sol, com frio, com vento e com muitos bares e hotéis fechados. O grande plus da costa é justamente a vida ensolarada, verde, o agito, os aperitivos nos terraços com vista para o mar.

Portanto se a sua dúvida é quando ir na Costa Amalfitana, eu aconselharia de meados de maio à primeira quinzena de outubro. Considerando que o verão dura de 21 de junho a 21 de setembro, e que nesses meses a costa fica bem cheia, sobretudo em julho até meados de agosto.

Pessoalmente, eu escolheria visitar na segunda quinzena de maio, porque ainda não é o período de férias escolares. E depois o mês de setembro é um ótimo vez, porque apesar de ainda ser verão, já acabaram os meses de férias escolares, portanto, se encerra o período de férias da maioria dos italianos.

Considere sempre que, independente dos meses do ano, nos finais de semana as cidades da costa ficam mais cheias.

Vietri sul Mare | Crédito: Shutterstock

Dicas de Roteiro na Costa Amalfitana

Darei a seguir algumas dicas baseadas nas minha viagens para a região

Costa Amalfitana: Roteiro de 2 dias

Minha primeira viagem à Costa Amalfitana foi em um roteiro de 2 dias para passar o final de semana. Foi lindo, mas fiquei com dó de ter ficado tão pouco tempo. Visitei no mês de Maio, quando ainda não estava cheio, as praias estavam ótimas, a atmosfera invejável.

Foi uma viagem com sabor doce e amargo. O amargo foi pela vontade de ficar mais.

Nessa viagem de fim de semana, nossa base foi Positano e escolhemos o Hotel Punta Regina porque ele tem estacionamento.

Chegamos na sexta à noite, já no horário do jantar, e retornamos a Roma no domingo à noite.

Costa Amalfitana: Roteiro de 3 dias

No nosso roteiro de 3 dias, eu sempre fiz a minha base em Positano. Fizemos:

Primeiro dia inteiro em Positano

Segundo dia com manhã em Amalfi e almoço em Vietri Al Mare

Terceiro dia com manhã em Positano, tarde em Ravello e dali retorno (de carro) a Roma

Costa Amalfitana: Roteiro de 6 dias pela Região

Também fizemos o seguinte itinerário, nesse caso viajamos de carro. Foi difícil e caro encontrar estacionamentos em Cetara no final de semana. Como era nosso último dia de viagem e retornaríamos a Roma, quase pensamos em desistir de almoçar na cidade. Mas no final deu tudo certo!

Dia 1: chegada em Nápoles à noite, com pernoite na cidade

Dia 2: passeios em Nápoles e ida para Pompeia à noite (pernoite em Pompeia)

Dia 3: manhã em Pompeia e depois rumamos para Positano (pernoite em Positano)

Dia 4: manhã em Positano e ida para a Costa do Cilento. Almoço e degustação de muçarela de búfala em Battipaglia, ida para o hotel, tarde e noite na lindíssima Castellabate, a cidade natal do industrial Francesco Matarazzo (pernoite em Paestum)

Dia 5: Dia em Paestum, visitando os templos + o museu. Noite: jantar em Castellabate (pernoite em Paestum)

Dia 6: Costa Amalfitana com almoço em Cetara. Retorno a Roma no final da tarde.

Onde ficar na Costa Amalfitana?

Eu gosto muito mesmo de ficar em Positano, que infelizmente (para o meu bolso!) é a cidade mais cara da Costa. Mas eu acho que a vida de verão por lá é simplesmente fantástica.

Para quem quiser economizar e não se importar com deslocamentos, boas opções de hospedagem mais barata na Costa Amalfitana podem ser quaisquer outras cidades que não sejam Positano, Amalfi e Ravello.

Também há muitas pessoas que escolhem se hospedar em Sorrento, que é uma cidade de médio porte, e muito bonita, movimentada e também com praia. De Sorrento saem ferries e outros meios de transporte para todas as cidades da Costa Amalfitana, inclusive também para Capri.

Portanto, por exemplo, dá até para escolher ficar 1 noite em Positano, e as demais noites em localidades mais econômicas.

Hotel em Ravello com piscina. E o plus é essa vista maravilhosa!

Dicas de hospedagem na Costa Amalfitana: Hotéis e Airbnb

A seguir uma seleção de hotéis na Costa Amalfitana, e para quem prefere uma hospedagem mais caseira, também há dicas de airbnb na Costa Amalfitana. Para ver as opções escolhidas, clique nos links.

Hotéis em Positano: Hotel Le Agavi (5 estrelas) | Positano Art Hotel Pasitea (4 estrelas) | Villa Dalu (4 estrelas) |

Hotéis em Amalfi: Hotel Fontana (3 estrelas) | Hotel Relais Villa Annalara (3 estrelas) |

Hotéis em Ravello: Villa Cimbrone ( 5 estrelas) | Villa Piedimonte (4 estrelas) | La Moresca (3 estrelas) |

Hotéis em Sorrento: Grand Hotel Excelsor Vittoria (5 estrelas) | Grand Hotel Capodimonte (4 estrelas) | Hotel Rivoli Sorrento (3 estrelas) |

Hotéis em Maiori: Hotel Botanico San Lazzaro (5 estrelas) | Hotel Sole Splendid (4 estrelas) | Maiori Dream House (3 estrelas) |

Hotéis em Minori: Casa Amorino (4 estrelas) | Hotel Settebello (3 estrelas) |

Hotéis em Vietri sul Mare: Relais Paradiso (5 estrelas) | Lloyd’s Baia Hotel (4 estrelas) | La Valle Delle Najadi (3 estrelas) |

duomo de amalfi

Dicas de Tour na Costa Amalfitana e arredores

Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios na Costa Amalfitana, Nápoles, passeios de barco de ida e volta para Capri, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:

Mais dicas de viagem na Itália

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

8 respostas

  1. Bom dia.
    Pretendo fazer uma viagem para início de julho pois irei com esposa e meu filho de 7 anos.
    A ideia seria fazer uns 5 dias em Roma (cidade q já conhecemos, mas sempre é bom retornar) e os outros 10 dias na Costa Almafitana, da seguinte forma:
    1 > depois de 5 dias em Roma, trem para Napoles e daí alugaríamos um carro direto para Positano (Napoles também conhecemos, assim como Pompei e não achamos interessante ficar lá e realizarmos muitas paradas e hospedagens por causa do meu filho);
    2 > usaríamos Positano como QG e dali faríamos cada dia uma praia pois estaríamos de carro;
    3 > pegaríamos 1 dia para irmos para Capri
    4 > voltaríamos de carro para Napoles

    Mas de repente, pela sua expertise vc me desse outra forma de ir, de repente de trem Roma > Sorrento ou Salerno e daí faríamos tudo via trem, barco, transfer privativo ou ônibus. A minha preocupação é o filho de 7 anos, quero q seja agradável para ele.

    O q vc me sugere, por favor!

    Obrigado

    1. Oi, Beto

      Antes de responder a sua pergunta de modo mais detalhado: em qual mês vocês pensam em fazer essa viagem?

      Abs,

      Luciana

  2. Oi boa noite !
    Adoro suas dicas !
    Vou agora em julho para a Itália de lua de mel, soube que está tão cheio que estão fazendo irizou de placas de carro.
    Tenho dois dias inteiros em positano. Um dia pensei em fazer um passeio de barco e no outro visitar amalfi, Ravello .. acha válido ao invés de alugar carro, alugar uma vespa ? Dizem que é comum por lá ! Mas fico com medo
    Obrigada pela ajuda

    1. Sim, Peguem a balsa. Encontrar estacionamento é um drama! Sempre que vou eu fico em hotel que garante ter estacionamento.

  3. OI, muito interessante e didática todas as dicas. Vou para Itália dia 10 de setembro, pretendo ficar uns 4 dias e Roma e depois ir para a costa Amalfitana, vamos com um bebê de 10 meses. Nesse período é tranquilo ir de carro? ou mesmo nesse período vamos passar perrengue para estacionar?
    Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!