Você está aqui
Home > Uncategorized > Conexão em Roma: O que fazer em um dia em Roma?

Conexão em Roma: O que fazer em um dia em Roma?

Várias pessoas me pedem informações para aproveitar uma conexão em Roma e, sobretudo, o que dá para fazer em um dia em Roma. Na maioria das vezes esse “único dia” varia entre um espaço de tempo que vai de 6 a 12 horas, durante voos de conexão para a Ásia e Pacífico ou África.

Tenho um pouco de ceticismo quanto a poucas horas em Roma, mas não porque desdenhe de quem precise de uma “viagem fast”, mas, simplesmente porque Roma não é a cidade de serviços pontuais, há greves, há mudanças e imprevistos de última hora. Então resolvi reunir aqui, mais do que um roteiro, muitos conselhos para compreender se/quando é possível curtir somente um dia em Roma.

A seguir algumas explicações básicas de como organizar esse dia, para evitar que a sua conexão em Roma seja um desastre ou completamente cansativa e corrida.

Leia também:

conexao em roma


Conexão em Roma: pode sair do aeroporto?

Sim, é possível sair do aeroporto em caso de conexão em Roma, independente do seu passaporte ser europeu ou não.

Mas é necessário ficar atento para alguns fatores que possam acarretar demora na imigração:

Caso você não possua passaporte europeu, e esteja vindo de um voo direto que partiu de um país que estiver fora da União Europeia, será necessário passar pela imigração italiana. O tempo de espera no controle de passaporte pode ser longo.

Se você tiver ou não passaporte europeu, mas estiver vindo de um voo que já fez escala em outro aeroporto da União Europeia, não será mais necessário fazer novamente o controle de imigração em Roma


Quanto tempo leva do Aeroporto Fiumicino até o centro de Roma?

Uma hora: considerando ida até o terminal de trem, compra de passagens e viagem do aeroporto até o centro. Tudo isso se você utilizar o trem expresso Leonardo. Não é o modo mais barato, mas é o mais rápido e o serviço é garantido mesmo em caso de greves. Os trens saem a cada 15 minutos.

Leia mais: Como chegar do aeroporto Fiumicino até o Centro de Roma


Quanto tempo leva do Aeroporto Ciampino até o centro de Roma?

Pelo menos uma hora, considerando a compra do bilhete, ida até o terminal dos ônibus (fica do lado de fora do aeroporto) e o itinerário de Ciampino até a Estação Termini.

Leia mais: Como chegar do aeroporto Ciampino até o Centro de Roma


Quanto tempo leva Porto de Civitavecchia até o centro de Roma?

Levando em consideração a saída do porto até a estação de trem de Civitaecchia, depois a viagem de Civitavecchia até a Estação de Roma Termini, e chegar de Roma Termini até um dos pontos turísticos, calcule pelo menos uma hora e meia de viagem.


o que fazer conexao em roma

Precisa de visto para conexão em Roma?

Os brasileiros são isentos de visto de turismo ao visitarem qualquer um dos países signatários do Tratado de Schengen.

Portanto, ao fazer uma conexão em Roma, não é necessário solicitar um visto. Mas se o destino final da sua viagem for outro país da União Europeia que faz parte do espaço comum de abatimento das fronteiras, a imigração italiana tem o poder de fazer um controle mais aprofundado das suas condições de viagem (passaporte válido, passagem de ida e volta, hospedagem, seguro viagem e garantias financeiras).

Quando os voos geralmente são para países fora da UE ou que, por sua vez exigem visto (por exemplo, quem passar por Roma a caminho do Japão ou até mesmo dos Estados Unidos), geralmente os controles de imigração durante uma conexão em Roma tendem a ser mais tranquilos.

Leia também:


Algumas considerações importantes para passar poucas horas em Roma

Greves em Roma

Há pelo menos 1 greve por mês dos meios de transporte em Roma (e outros serviços públicos). Mesmo não sabendo italiano, procure se informar por meio das mídias sociais e imprensa italiana/romana. Se houver, seu dia vai ser bem complicado! Para se informar, use as palavras-chave sciopero a Roma (greve em Roma). Geralmente me informo através dos seguintes meios: Twitter da Atac (empresa municipal de transportes de Roma) @InfoAtac, Twitter da Trenitalia @fsnews_it e da ItaloTreno @ItaloTreno.

Em dias de greve a procura por táxis aumenta desproporcionalmente, e Roma não tem uma frota de táxis enorme como Nova York ou Londres, porque é uma categoria protegida. Portanto, encontrar um táxi disponível em dia de greve é dramático. Experiência própria!

Bagagens

Você pode deixar sua bagagem no serviço de depósito de bagagens no terminal 3 do Aeroporto Fiumicino, em Arrivi Internazionali (Chegadas Internacionais) que funciona todos os dias das 6:30 às 23:30h.

Também existe um serviço de depósito de bagagens na estação central Roma-Termini. Nunca vi filas e sempre achei o serviço rápido. Fica na plataforma 24 (subsolo), a mesma de onde partem/chegam os trens expressos para o aeroporto. Calcule uns 20 minutos até descer do trem, chegar até lá, deixar a mala, pegar o comprovante e sair de lá. Idem para o momento que você for pegar a mala.

Ademais, há um guarda-volumes nos Museus do Vaticano e na Basílica de São Pedro

Se percebeu, você ainda nem começou o seu passeio e já acumulou 40 minutos de viagem de trem + uns 20 minutos para guardar a sua mala. Total: 1 hora

Leia também: Guarda-volumes em Roma: onde guardar suas malas com segurança


O que ver em poucas horas em Roma:

Algumas dicas do que fazer em poucas horas em Roma:

Passeio de ônibus panorâmico

Confesso para vocês que eu não sou muito fã de passeios em ônibus panorâmicos, mas no caso de poucas horas na cidade, ele pode ser muito útil pela praticidade de poder e descer em proximidade dos pontos turísticos de Roma.

A maioria dos ônibus turísticos hop pn hop off saem da Estação Termini, portanto é bem fácil sair do aeroporto, pegar o trem até o centro de Roma e dali embarcar no passeio.

Leia também: passeio de ônibus turístico em Roma

Visitar o Coliseu

Da Estação Central Roma Termini até o Coliseu são 2 paradas de metrô, e você chega lá em 10 minutos (entre o tempo de percorrência e o tempo que você vai aguardar o metrô). A estação fica de cara para o monumento.

Leia mais: Coliseu de Roma [Guia Completo]: ingressos, dicas úteis e gratuidades

Se você tem poucas horas, ao sair do Coliseu, aconselharia a seguinte escolha: pegaria o metrô novamente, desceria em Termini e dali faria baldeação para a linha A do metrô, para chegar ao Vaticano. De Termini até o Vaticano, entre esperar o metrô, o tempo de trajeto e caminhar até a Praça São Pedro, bota aí uns 20-25 minutos.

  Compre aqui: Fura-filas para o Coliseu

Basílica de São Pedro

Ao sair do metrô, pegue a Via Ottaviano e vá até a Praça São Pedro. Para entrar na Basílica de São Pedro é necessário aguardar de 30 a 50 minutos (experiência testada por mim algumas vezes) para passar no detector de metais e poder entrar na Basílica de São Pedro. Existe um serviço de fura-fila que dá direito a um áudio-guia ilustrando tudo o que pode ser visto na Basílica. Esse serviço é vendido na hora pela “agência de turismo” do Vaticano, a OPR. Onde comprar? A agência fica a poucos metros logo fora da Piazza San Pietro, na Piazza Pio XII.

Museus do Vaticano e Capela Sistina: visitar ou não?

Uma atração que pode consumir o seu tempo é a visita aos Museus do Vaticano. Até as 13-14h há muita fila, com pelo menos 45 minutos de espera.

Nos Museus Vaticanos, a menos que você corte caminho e vá direito à Capela Sistina (esse trajeto leva de 20-30 minutos), o percurso “normal” para chegar até a Capela Sistina leva aproximadamente 2 horas dentro do museu, sem muitas paradas para fazer fotos ou observar muitas coisas.

Leia mais: Museus do Vaticano [Guia Completo]: o que ver, quanto custa, onde fica


trastevere o que fazer

Se tiver mais tempo: o que fazer em Roma em um dia

Ao sair dos Museus Vaticanos, atravesse o Rio Tibre (passando pelo Castel Sant’Angelo) a pé até a Piazza Navona. Tempo: 29 minutos

Ao sair da Piazza Navona, caminhe mais 5 minutos até o Pantheon

Coladinho no Pantheon dou três dicas gastronômicas para você dizer que conheceu algo da gastronomia italiana:

Onde comer uma Pizza deliciosa. Leia: Pizzaria Zazà, prazer (quase) sem culpa

Onde tomar um café dos deuses em um dos bares mais famosos de Roma. Leia: Sant’Eustachio: onde tomar um café em Roma

Onde tomar um gelato. Leia: As melhores sorveterias do Centro Histórico de Roma

Depois do Pantheon, aconselho ir até a Fontana di Trevi (8 minutos a pé) e dali para a Piazza di Spagna (mais 8 minutos a pé).

Na Piazza di Spagna encontra-se a estação de metrô Spagna (da linha A) que levará você de volta para a Estação Termini.

Mapa com o percurso a pé: dos Museus Vaticanos até a Piazza di Spagna


A conexão ideal de Roma: Passeios Guiados

Como guia de turismo credenciada em Roma, organizo passeios para passageiros em conexão pela cidade. No entanto, não trabalho em condições inferiores a nos quais há menos de sete horas de conexão (excluindo os tempos de embarque e desembarque)

Geralmente os passeios são organizados de modo que um motorista particular aguarda o viajante no aeroporto e o leva de volta ao aeroporto no final do passeio. Para isto também é absolutamente necessário que o passageiro esteja sem malas e somente com uma bagagem de mão pequena (no Coliseu, por exemplo, não há guarda-volumes e não é permitido entrar com mochilas, malas ou bolsas muito grandes).

Portanto, independente de você fazer ou não um passeio guiado comigo, pense em organizar uma conexão com praticidade: ter um motorista, não ter bagagem e ter o tempo necessário para conhecer a cidade.


Conexão em Roma com pernoite

Também há viajantes que fazem conexão em Roma com pernoite. Dependendo da hora de chegada, podemos organizar um passeio noturno, no qual o motorista pode aguardar no aeroporto e depois levá-lo(as) para o seu hotel.

Se no dia seguinte a sua conexão for muito cedo, pode ser uma boa ideia organizar a logística de modo a pernoitar no Aeroporto de Fiumicino. Há hotéis dentro do próprio terminal, ou a cinco minutos do aeroporto.

Procurando um hotel em Fiumicino? Quer dormir perto do Aeroporto? 

Pode ser uma ótima alternativa para quem, no dia seguinte, continua a sua viagem saindo de Roma muito cedo.


Lugares para visitar perto do Aeroporto Fiumicino

Se a sua conexão em Roma for muito breve, que lugares você pode visitar perto do Aeroporto Fiumicino?

Shopping Center Parco Leonardo

O shopping center Parco Leonardo fica a uma parada de trem parador (você deve pegar o trem parador e não o trem expresso Leonardo Express!) que sai do aeroporto Fiumicino.

Ele é um dos maiores shoppings de Roma e tem muitas lojas, cinema, boliche e outros entretenimentos. As principais lojas de fast fashion são H&M e Zara, além da loja de maquiagem baratinha mais famosa da Itália: a Kiko Cosmetics.

A cidade de Fiumicino

Fiumicino é uma pequena cidade portuária e dista menos de 10 minutos do aeroporto. No verão tem muita gente que pega uma prazinha em Fiumicino. Eu gosto muito de ir lá para curtir restaurantes, bares e biroscas que servem frutos do mar. Há linhas de ônibus que levam do aeroporto à cidade e vice-versa.

Leia mais: Além do aeroporto o que fazer em Fiumicino? Comer!

Visitar Ostia Antiga

Uma corrida de táxi do aeroporto até Ostia Antiga leva cerca de 20 minutos e vice-versa. Pode ser uma boa ideia passar algumas horas visitando esse sítio arqueológico.

Leia mais: Ostia Antiga; um dia nas ruínas conhecidas como a “Pompeia Romana”


Lugares para visitar perto do Porto de Civitavecchia: praias no Lácio e sul da Toscana

O Porto de Civitavecchia está mais ou menos na mesma distância de Roma e da Toscana. Portanto, a linha ferroviária pode conduzir a uma série de cidadezinhas de praia que são bem bonitinhas como Santa Severa, Santa Marinella, Orbetello, Capalbio e até uma das cidades com as muralhas medievais quase todas intactas: Grosseto.

Civitavecchia também tem um pequeno calcadão com vários bares e restaurantes bem legais e que podem ser curtidos durante uma breve descida do navio. Caso a chegada do seu cruzeiros atrase (o que infelizmente acontece), aproveite e curta Civitavecchia.

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top