You are here
Home > Dicas práticas > Dicas rápidas para comprar passagens de trem online

Dicas rápidas para comprar passagens de trem online

Viajar de trem pela Itália é a melhor e mais prática maneira de circular pelo país, principalmente para quem vai fazer os eixos “principais”: Milão, Florença, Bolonha, Nápoles, Roma, Veneza, Turim e outras capitais ou cidades grandes/estratégicas.

Quem está planejando viajar de trem pela Itália tem duas possibilidades para a compra dos bilhetes:  TRENITALIA que pertence à Ferrovia Estatal ou a empresa privada ITALOTRENO.

A primeira cobre mais localidades, com mais horários, mas também pode ser mais cara se os bilhetes não forem comprados com bastante antecedência.


Como comprar as passagens de trem online?

treno_frecciarossa

O site TRENITALIA está disponível em Italiano e Inglês. A escolha deve ser feita entre LE FRECCE (os trens Freccia Rossa, Freccia Argento e Freccia Bianca são os “trens-bala”, ou seja, o trem de alta velocidade italiano). A velocidade deles é de 250 a 300 km/h.  e TUTTI I TRENI (quando o nosso itinerário pode acomodar qualquer tipo de trem).

É importante saber que os trens tipo FRECCIA ligam somente os eixos entre as principais capitais italianas: Roma, Milão, Nápoles, Bari, Lecce, Bolonha, Florença, Veneza, Turim, Reggio Calabria, Genova, etc. Qualquer outra localidade precisará ser complementada com um trem Regional (que faz várias paradas) ou o Regionale veloce (regional rápido, que faz poucas paradas) até o destino final.

Não é obrigatório registrar-se no site TRENITALIA para comprar as passagens de trem online.

Para quem quiser se registar, é suficiente inserir o e-mail, criar um nome de usuário, senha e aguardar alguns minutos para receber um e-mail confirmando a inscrição.

Após a confirmação da compra, nos é comunicado um código de reserva. Não é necessário imprimir o bilhete. Ao embarcamos, quando passar o fiscal, bastar dar o número da reserva. O fiscal confere tudo no terminal GPS. É fácil, barato e ecológico!

treno_pronto-treno

Outra opção para os clientes da TRENITALIA é baixar o APP PRONTO TRENO que está disponível para iPhone Android.

Tenho o aplicativo instalado no meu telefone. Funciona bem, é rápido e dá para conferir o horários dos trens de todas as localidades italianas, além de boletins de última hora, comunicando atrasos, greves ou eventuais suspensões dos trens. Mas para a compra de passagens é necessário possuir um número de celular italiano.

viajar-italia-italotreno

Para comprar passagens online com a empresa ITALOTRENO, o site está disponível em italiano e inglês. Os preços são bem promocionais e há opções para bilhetes low cost (sem direito a reembolso em caso de desistência e nem mudança gratuita de datas). O trem tem conexão wifi grátis e ainda tem bilhetes mais caros com vagão com telas de cinema e vagão classe business e primeira classe, mais ou menos como nos aviões.

ITALOTRENO também tem o serviço chamado ticketless: você não precisa imprimir seu bilhete, basta mostrar a tela do seu celular ao fiscal.

viajar-de-trem-pela-italia_5-576x1024

Ultimamente tenho viajado bastante com a ITALOTRENO e estou muito satisfeita com o serviço, pontualidade, atendimento ao cliente.


Usar um site comparador de passagens: Trainline

Desde que descobri o site Trainline também venho usando-o para a compra de passagens. Como funciona? Ele faz a comparação em tempo real entre as principais companhias ferroviárias de cada país (no nosso caso, a Itália) e diz quais são os preços.

Para mim as principais vantagens do Trainline são:

  • Interface em português. Quem não manja inglês ou outra línguas estrangeira, pode se sentir mais seguro ao fazer a compra e entender inclusive “as letrinhas minúsculas” do contrato de venda
  • Compara os preços em tempo real
  • Não cobra adicional. Ou seja: o preço do Trainline.com é o mesmo preço aplicado pelas empresas proprietárias dos bilhetes.

Boa Viagem!

MAIS DICAS PARA VIAJAR DE TREM NA ITÁLIA

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

17 thoughts on “Dicas rápidas para comprar passagens de trem online

    1. Se inscrevendo no programa de fidelidade no site da Trenitalia (Carta Freccia), mas somente para quem tem documentos italianos e residência na Itália.
      Abs,
      Luciana

  1. Cometi um erro esta semana ! Comprei a passagem de trem de Florença para Roma ida e volta na data errada pelo site raileurope.
    Como errei a data e queria ainda fazer a viagem, encaminhei um email para o SAC que me informou que não há troca de passagens da segunda classe.
    Será que existe alguma forma de fazer uma “revenda” neste caso ?

  2. Oi Luciana, muito boa suas dicas. Será que você pode me dizer alguma coisa sobre o trajeto Veneza – Italia de trem? Somos eu e meu marido, gostariamos de uma cabine para dois, pode ser 2ª classe, ou vagão com poltronas confortáveis , não quero é uma cabine leito com mais pessoas. Vc sabe me dizer qual a diferença para camarote e couchette? Obrigada

  3. Oi Luciana, td bem? É possível comprar passagem na Italo aqui do Brasil? Tentei comprar, e no final do processo vai pra uma janela de Login (não achei uma opção de pular esta tela). Tentei fazer um cadastro e pra finalizar é necessário um endereço da Itália. Queria aproveitar o preço que está ligeiramente menor ao Trenitalia… Obrigado

    1. A única coisa obrigatória é registar seu endereço de e-mail, porque eles mandam uma cópia do bilhete para lá.
      Eu mesma nunca coloco endereço completo.
      Só quem pede nota fiscal é que precisa dar endereço postal.
      Me diz se conseguiu!
      Abs,
      Luciana

  4. Sempre compro as passagens pelo Trenitalia e não sabia que existia a Italotreno. Já encontrei passagens da Trenitalia até por 9,90, mas claro que não é a regra. Quero conhecer a Italotreno da próxima vez.

  5. Oi Luciana! Você conhece e o site raileurope.com ? Achei interessante pq tem a versão em português que facilita a compra. Obg 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top