Início Transporte chegada em roma Como ir de Roma a Castel Gandolfo

Como ir de Roma a Castel Gandolfo

Publicado em:

Castel Gandolfo é uma graciosa cidade debruçada sob um lago vulcânico é uma das metas preferidas dos romanos para um bate e volta rápido e fácil saindo de Roma.

Ela é uma das cidadezinhas mais famosas da região chamada Castelli Romani. Na verdade não se tratam de castelos, como pode ser, por exemplo, a região do Vale do Loire, na França, mas vilas, sítios e mansões com jardins, populadas desde a época dos antigos romanos.

Localizando-se em uma região de colinas, de onde temos uma vista até o litoral, a região sempre foi meta daqueles que queriam fugir do calor da cidade durante o verão romano. Castel Gandolfo é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália.

Leia também:

chegar em castel candolfo saindo de roma
A praça principal de Castel Gandolfo e, ao fundo, o Palácio Apostôlico, residência de veraneio dos papas.

O palácio apostólico é a casa de veraneio dos papas, onde, por exemplo, o papa João Paulo II celebrava as missas de domingo de uma sacada do pátio interno.

Papa Francisco abriu mão desse luxo. Para evitar que grande parte dos “turistas religiosos” deixasse de visitar o local, o Vaticano decidiu abrir esses espaços para a visitação pública.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Como chegar em Castel Gandolfo?

Chegar em Castel Gandolfo é prático, se você escolher ir de trem.

Os trens saem da Estação Termini e dependendo do horário a viagem pode ser com um único trem (destino: Albano Laziale) ou a viagem com baldeação em Ciampino (destino: Velletri). Saiba porém, que na grande maioria dos horários a viagem é sem baldeação.

Para saber os horários consulte o site da Trenitalia (www.trenitalia.com) e saiba se no horário é necessário fazer baldeação ou não.

Se estiver indicado cambi (troca, baldeação) é porque será necessário mudar de trem em Ciampino.

Caso pegue o trem direto, deverá descer na estação Castel Gandolfo, que é a penúltima parada do trem.

Se fizer a viagem com baldeação, é necessário pegar um trem para Ciampino. Depois dali pegar o trem para Velletri e descer na estação Castel Gandolfo.

Depois que descer do trem

A estação de Castel Gandolfo é minúscula e fica entre o lago e a parte alta, onde se localiza o centro da cidade.

Assim que sair da estação siga as placas que indicam o centro histórico, e vire à direita.

chegar em castel gandolfo

Logo depois atravesse a rua, com cuidado, pois não há calçadas. Do outro lado há um atalho que, “morro acima”, nos conduz até o centro de Castel Gandolfo.

Pegue esse atalho e pernas pra que te quero, para subir até o centro de Castel Gandolfo.

Confesso que é necessário ter um pouco de forças para subir o caminho em curvas e com alguns degraus. O segredo é: não vá com pressa.

lago de castel gandolfo

O percurso dura uns 15 minutos e você será recompensando com essa vista linda do lago de Castel Gandolfo.

Ao chegar ao final, você verâ novamente as placas indicando a direção do palácio apostólico, que fica de frente para a praça principal da cidade.

Dica importante: compre a passagem de ida e volta

A estação de Castel Gandolfo não possui guichê com funcionário, mas uma única máquina automática que só aceita cartão de crédito. E caso a máquina esteja com defeito (isso acontece com uma certa frequência), você ficará sem comprar o bilhete.

As passagens para os trens regionais possuem 4 horas de validade além da hora indicada no bilhete e são vendidos por faixa horária. Por exemplo: há bilhetes das 8 às 12h, das 12 às 16, das 16 às 20, das 20 às 24. Você pode utilizar o seu bilhete (uma única vez) em qualquer uma das 4 horas da sua faixa horária. Se a sua faixa horária for das 12 às 16h, você pode pegar o trem de meio-dia, das 13, das 14, até as 15h.

As máquinas automáticas para a compra de bilhetes indicam as faixas, ao selecionar a opção de compra.

Então vá com a passagem de volta já comprada!

Boa Viagem!

Mais dicas para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: