You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Onde comer uma boa Pizza al Taglio

Onde comer uma boa Pizza al Taglio

pizza al taglio (literalmente: pizza ao corte/pizza aos pedaços) seria o equivalente da “pizza ao quilo”. E existem pizzarias especializadas exclusivamente em pizza al taglio. Normalmente a gente entra, escolhe o sabor que quer, o balconista mostra mais ou menos onde ele vai cortar a pizza, e daí é só dizer: “”um pedaço maior” (un po’ di più), “um pedaço menor” (un po’ di meno), ou “tá bom assim” (va bene cosi).

Normalmente as pizzarias ao pedaço de bairro vendem uma variedade de sabores mais tradicional: tomate e mozzarella, cogumelo, pizza de tomate, pizza bianca (pizza “branca” é somente a massa da pizza cozida e temperada com azeite e sal, normalmente a gente usa para rechear e fazer sanduíche ou para substituir o pão), pizza de batata, pizza de abobrinha e algumas já recheadas, como por exemplo, pizza com espinafre.

2014-06-16 10.33.04

Já muitas lojinhas que se encontram em bairros mais turísticos procuram sofisticar mais e apresentar uma maior variedade de sabores: berinjela, camarão, tomate com molho picante, com salames picantes, abobrinha e provolone, gorgonzola, com mozzarella de buffala e até recheada com Nutella.

E se a pizza já estiver meio fria, normalmente eles perguntam se a gente quer que dê uma esquentadinha.

As minhas escolhas, em ordem aleatória são:

1. Acquolina – Via Enrico Fermi 102 – Essa pizzaria não fica no centro, mas também não fica muito longe do centro. O nome do bairro se chama Marconi. Dista mais ou menos 1 km a pé da Estação de Trastevere, e o bairro fica às margens do mercado domenical de Porta Portese. O lugar é bem simples: é uma rotisserie, onde na hora do almoço cozinham um pouco de tudo, e também fazem alguns sabores de pizza. Normalmente, à noite, tem mais variedade de sabores. A minha preferida é a pizza com creme de abóbora e bacon (crema di zucca e pancetta). Eles fazem 1 ou 2 sabores mais tradicionais, mas o forte della pizzaria são os sabores mais arrojados.

2. Forno Roscioli – Via Dei Chiavari, 34 – Fica entre Via Arenula e Campo de’ Fiori. Forno em italiano também significa Padaria. Essa padaria faz os sabores tradicionais: margherita (tomate e mozzarella), rossa (“vermelha”: somente ao tomate), pizza de batatas e uma ou outra que não me lembro. Deliciosa! A padaria está sempre cheia e a cada 5 minutos sai uma pizza fumegante.

3. Zazà – Está localizada pertinho do Pantheon e a 2 minutinhos da Piazza Navona. Para completar, atravesse a rua e tome um café no Bar Sant’Eustachio. Já tivemos o prazer de dedicar um post (e engordar alguns quilos) a esse lugar. Vale muito a pena!

4. Pizza Art – Via Arenula 75/76 – Fica entre Campo de’ Fiori e Gueto Hebraico de Roma. Essa pizzaria já saiu até em uma resenha gastronômica do Jornal do Brasil, porque o pizzaiolo deu cursos para vários pizzaiolos brasileiros. Ele ganhou o concurso como “o melhor pizzaiolo da Itália” em 1997, e desde então já venceu outros prêmios e teve vários reconhecimentos.

5. Forno La Renella – Via del Moro 15 – Fica bem no coração do Trastevere. Um pouco pizzaria, um pouco padaria e um lugar até meio feinho. Mas no deixe-se enganar pelas aparências. Ousaria dizer que, sim, essa é a melhor pizzaria aos pedaços do Trastevere. Vá e depois me conte se gostou :-). Para saber mais, leia: Forno La Renella, a melhor pizza aos pedaços em Trastevere.

6. Pizza al Taglio di Eligio Fattori – Viale di Villa Pamphili, 46/A, bairro Monteverde. Fazendo delícias desde 1991, Eligio é um senhor super simpático que já criou mais de 200 sabores de pizza al taglio, e hoje em dia dá até cursos para uma fábrica de pizzas nos Estados Unidos. Vale a pena sair do roteiro turístico e ir comer a pizza do Eligio, afinal, o bairro Monteverde está ao lado do Trastevere.

2015-09-09 20.13.22

Bom Apetite!


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Top