Início Bairros e Áreas de Roma Lo Zozzone: um ótimo lugar para comer na Praça Navona

Lo Zozzone: um ótimo lugar para comer na Praça Navona

Publicado em:

Zozzo é a variante romanesca da palavra italiana sozzo, que vem a significar sujo, imundo, feio. Mas zozzo também tem uma conotação um pouco sexual, de alguém que está sempre pensando besteira, ou, digamos, um cara desbocado.

Então, em um ambiente goliárdico é isso que quer dizer um Zozzone: um desbocado, boquirroto.

Agora, vocês acham que em um lugar desses _se pensarmos somente no nome_ tem boa comida?

O melhor é que, tem, sim!

zozzone-piazza-navona-5

Etimologias à parte, Lo Zozzone é uma lanchonete/trattoria de sanduíches e pizzas recheadas, com uma ótima relação qualidade-preço, principalmente para quem quer comer um sanduba ou pizza gourmet, sem gastar muita grana. Vejam bem… Lo Zozzone já fazia coisas gourmet (na combinação dos ingredientes, e não na aparência dos pratos, porque, né, com esse nome já seria exigir demais) muito antes da gourmetização do mundo gastronômico. Essa é uma boa opção para comer na Praça Navona e arredores.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

O que você pode comer por lá?

Aqui em Roma temos uma tradição muito forte da street food sem frescura. Geralmente são as pizzas al taglio (pizzas ao pedaço) e supplis. Isso sempre existiu na cultura local. Você tá com fome, ou saiu do trabalho e quer dar uma beliscadinha antes de chegar em casa? Passa na pizzaria e come um pedacinho de pizza.

Nos últimos anos, com a nova moda do street food gourmet, muitos lugares começaram a oferecer pizzas recheadas com ingredientes mais elaborados. Normalmente o sanduíche é feito com a pizza bianca (pizza branca), temperada somente com azeite extravirgem e sal. Esse tempero simples faz com que ela seja deliciosa mesmo sem recheio.

zozzone-piazza-navona

E dentro da pizza você escolhe o recheio que quer.

O exemplo mais simples e clássico da culinária romana é pizza com mortadela, ou para os íntimos, pizza e mortazza.

Aí, se você quiser dar um plus, pode pedir recheada com mortadella e carciofini, ou seja, mortadela e alcachofrazinhas. Geralmente são alcachofras bem macias conservadas no azeite. Há lugares que também possuem as alcachofrazinhas assadas.

Também é possível combinar queijos e presuntos, como uma pizza recheada com queijo pecorino di Pienza (um queijo de ovelhas originário de Pienza, na Toscana) e presunto de Parma.

zozzone-piazza-navona-4

Se você é vegano, pode pedir um sand somente com verduras grelhadas. Eu adoro! Geralmente são berinjelas (melanzane), abobrinhas (zucchine), pimentão (peperoni) e tomate seco (pomodori secchi). Se sua dieta permite comer queijos, aconselharia pedir para fazer um sanduíche de verduras grelhadas e queijo de cabra ou de ovelha.

Tudo é feito na hora e um sanduíche ou pizza recheada com uma bebida (refrigerante). custa aproximadamente 6 euros (com os recheios mais simples) e também há pizzas mais elaboradas que custam de 6-8 euros. Você também pode montar o recheio que mais lhe agradar.

Não se deixe enganar pelo nome… vá a Lo Zozzone.

Bom apetite!

Endereço: Via del Teatro Pace 32

Página no Facebook: https://www.facebook.com/Pizzeria-Zozzone-DI-ROMA

Leia também:

 

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia de turismo credenciada para passeios guiados em Roma e no Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos, e também idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

1 COMENTÁRIO

  1. O tema comida me encanta, e conhecê-lo através de quem mora no país ou cidade é sempre melhor. Só um local para dar dicas de bons lugares com bons preços. Gostei. Beijos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -