Início Atrações Coluna de Trajano: a conquista da Romênia no Império Romano

Coluna de Trajano: a conquista da Romênia no Império Romano

Publicado em:

Roma tem duas colunas grandes colunas monumentais: a Coluna de Marco Aurélio, na Piazza Colonna (Via del Corso) e a Coluna de Trajano, no Fórum de Trajano (entre a Piazza Venezia e os Fóruns Imperiais). Ambas narram conquistas do glorioso passado romano.

Alguns anos atrás, a Prefeitura de Roma resolveu “desenrolar” a Coluna de Trajano. Ela foi toda fotografada, e foi feita uma documentação com narração cronológica das duas guerras de Trajano na Dácia.

A Dácia comprende vários territórios no leste da Europa. Hoje em dia nessa região existem principalmente a Romênia e parte da Bulgária e da Hungria.

Leia também:

Com essa documentação foi possível compreender todos os relevos, que dada a distância que os vemos hoje, não nos permite interpretar por completo todos os feitos.

Apesar de atualmente os painéis fotográficos não estarem mais lá, deixei algumas fotos  aqui no post, de modo que vocês possam compreender o significado dos relevos da Coluna de Trajano.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

coluna-de-trajano

A Coluna de Trajano é obra do arquiteto Apollodoro de Damasco, e possui quase 40 metros de altura, e o diâmetro é de quase 4 metros. Foi in augurada em 113 aC.

Originalmente no seu topo havia uma estátua de bronze do imperador Trajano. Hoje, ao invés, ela é decorada com a estátua de um dos santos padroeiros de Roma: São Pedro.

Ela está localizada no Fórum de Trajano, que por sua vez fica de frente para as ruínas dos Mercados de Trajano. Hoje vemos a coluna isolada, mas ela era cercada por outros edifícios imponentes.

Outro fato interessante, desconhecido por muitos, é que assim como quase todos os monumentos imponentes, a coluna era extremamente colorida. Com o passar do tempo (nesse caso, milênios), a tinta desbotou.

coluna de trajano

A Dácia era uma antiga província do Império Romano conquistada com duas guerras: uma em 101-102 d.C., que foi propriamente a guerra de conquista da capital da Dácia.

Houve uma segunda campanha militar em 105-106 d.C. que culminou no suicídio do rei Decébalo. Era desde os meados dos anos 80 d.C. que os romanos e os dácios se contendiam pela região.

Apesar das guerras de conquista do território conhecido como Dácia Trajana terem sido narradas por Lucio Cassio Dione, histórico e senador romano de língua grega, a Coluna de Trajano é uma das principais fontes de dedução dos fatos ocorridos.

Ela foi esculpida em baixo relevo, em mármore de Carrara, o mesmo mármore usado séculos depois por Michelangelo nas suas esculturas.

coluna-de-trajano-3

Como sabemos a dominação romana fez com que o Romeno, idioma da Romênia, também faça parte das línguas românicas ou de origem latina, como o português, o italiano, o francês e o espanhol.

Vejamos um pouco do que a Coluna de Trajano nos conta. Escolhi algumas passagens. Espero que gostem!

coluna-de-trajano-4

coluna-de-trajano-5

De um lado a primeira guerra, e do outro lado a segunda guerra. O painel é bemmmm comprido.

coluna-de-trajano-6

Primeira guerra dácia 101-102 d.C. Margem direita do (rio) Danúbio, legionários carregam os mantimentos nos barcos.

coluna-de-trajano-7

A ocupação da Dácia começa com a construção de fortalezas.

coluna-de-trajano-9

As legiões marcham pela porta de uma cidade às margens do Danúbio.

coluna-de-trajano-8

Trajano observa os soldados construirem uma ponte e uma fortaleza.

2014-07-08 11.15.47Após atravessar um riacho, Trajano elogia as legiões pelo sucesso na batalha, e recebe um embaixador dos dácios.

2014-07-08 11.16.05

Enquanto os romanos incendeiam o vilarejo, os dácios fogem carregando os feridos.

2014-07-08 11.19.40

A última batalha sanguinolenta da primeira guerra dácica.

2014-07-08 11.20.05

A Vitória com as asas abertas, no meio de dois troféus, escreve os sucessos de Trajano em um escudo.

Essa mesma Vitória é a deusa grega Nike, a Vitória Alada, que inspirou o nome e o símbolo da marca esportiva Nike, e cuja estátua também encontra-se no teto do Vittoriano. Em Roma também existe uma Vitória Alada lindíssima na Ponte Vittorio Emanuele II, que é a primeira ponte antes de chegar ao Castelo Sant’Angelo. Observem-nas!

nike
Nike ou Niké no teto do Vittoriano.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: