You are here
Home > Atrações > Coliseu de Roma [GUIA COMPLETO]: ingressos, dicas úteis e gratuidades

Coliseu de Roma [GUIA COMPLETO]: ingressos, dicas úteis e gratuidades

Visitar o Coliseu de Roma é um dos principais programas turísticos de quem passa por Roma. Todo mundo quer conhecer um pouco a história de um dos monumentos antigos mais famosos do mundo, palco de ferozes lutas entre animais e gladiadores.

Para que a visita ao monumento seja o mais prazerosa possível, é importante se organizar com antecedência para comprar um ingresso fura-filas, afinal, o monumento tem filas quilométricas em grande parte do ano.

De Março a Outubro, épocas de média e alta temporadas é sempre recomendável chegar cedo e evitar filas.


Todas as dicas completas para visitar o Coliseu de Roma



Onde comprar o ingresso do Coliseu de Roma

O ingresso pode ser comprado nas bilheterias (ou seja, no mesmo dia da visita e você vai precisar ficar na fila) ou também pode ser comprado online no site oficial da atração (www.coopculture.it) ou em sites de venda de ingressos como o Get Your Guide, por exemplo.

O ingresso é um combo que também dá direito a visitar o Fórum Romano e o Palatino, e esse ingresso é válido por dois dias. Você pode, por exemplo, visitá-lo na segunda e o Fórum Romano e o Palatino na terça-feira ou vice-versa.

A única coisa importante é saber que desde Janeiro de 2019 a data e o horário da visita ao Coliseu de Roma são vinculantes. Ou seja: você só pode visitá-lo com data e horário marcado. Há tolerância de 15 minutos para atrasos.

Quem deixar para comprar o bilhete na hora é sujeito a ter disponibilidade para o mesmo dia (quase sempre tem) e para o horário (aí já podem surgir problemas na alta temporada, de não ter horário no momento que você chegar lá).


Tipos de bilhetes

Há vários tipos de bilhetes. Preste atenção para não comprar um bilhete errado, porque em alguns casos não é possível cancelar a compra.

O bilhete convencional (ou simples) custa 14 euros. Ele não dá direito a visitar os subterrâneos, arena ou terraço panorâmico. Para visitar essas outras áreas que não fazem parte do circuito tradicional, é necessário reservar e pagar alguns euros a mais.

Há alguns passeios diferenciados ao longo do ano: visita aos subterrâneos, visita ao terraço panorâmico, visita à arena e passeio noturno, geralmente de Maio a Outubro.

Menores de 18 anos têm direito a gratuidade, mas é necessário passar na bilheteria rápida para retirar os bilhetes grátis.

Cadeirantes ou pessoas com deficiência física têm direito a gratuidade para si e para um acompanhante.

Não há gratuidade para idosos.

Economize tempo  Fura-fila do Coliseu


Como comprar o fura-filas

Conecte-se ao site oficial www.coopculture.it, escolhendo horário e data.

Antes de finalizar a compra, será necessário escolher o modo de entrega do seu bilhete:

Você poderá escolher PRINT AT HOME [IMPRIMIR EM CASA] ou PICKUP@THE OFFICE [RETIRAR NA BILHETERIA]

Atenção: mesmo que pareça que a opção PRINT AT HOME já está selecionada, na verdade não está. Então aperte o botãozinho. Conheço bastante gente que jura que no site já estava escolhida a opção print at home e depois recebe o voucher para ainda passar na bilheteria.

Ao escolher a versão PRINT AT HOME, o bilhete será enviado para o seu e-mail, em formato PDF, já com o código de barras. Você imprime e no dia da visita vai diretamente para a roleta. Se não puder imprimir, basta mostrar o código de barras na tela do seu celular.

Caso opte pelo PICKUP@THE OFFICE, será enviado um voucher para o seu endereço de e-mail. No dia da visita será necessário ir para o guichê RESERVAS [PRENOTAZIONI] ou seja, um guichê “vip” para quem já tem a reserva. Dependendo da temporada, você pode perder de 5 a 15 minutos nessa fila.

Quem viaja com menores de idade e requisitar a gratuidade, terá que passar de qualquer modo na bilheteria. Então nesse caso, tanto vale uma opção quanto a outra.

Dica quente: o monumento tem capacidade para 3000 pessoas. Na média e alta temporadas, mesmo quem compra fura-filas pode estar sujeito a espera. Para evitar: chegue antes das 9:30 ou depois das 14:30. Ele pode lotar bastante de Março a Setembro. Alcançando os ápices de lotação em Junho e Julho.


Como comprar o bilhete do Coliseu na hora?

Existe uma dica quente para gastar menos tempo na fila. Quer saber?

Vamos lá…

A famosa “fila do Coliseu”, na verdade não é a fila para entrar no monumento, mas é a fila da bilheteria para quem deixa para comprar ingressos na hora.

O Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino são uma única área arqueológica, então a dica quente é… COMPRE SEUS BILHETES (QUASE) SEM FILAS NA BILHETERIA LATERAL DO FORUM ROMANO OU NA BILHETERIA DO PALATINO.

Antes de continuar a leitura das dicas, tenha uma coisa em mente: na alta temporada mesmo essas bilheterias que ficam mais vazias podem ter um número considerável de pessoas na fila. Se você optar por comprar o bilhete na hora, vá bem cedo (8:30 quando as bilheterias abrem, no máximo 9 horas da manhã). Será necessário escolher um horário para entrar no Coliseu, então se você chegar cedo, tem chance de entrar logo e começar a sua visita.

Onde ficam essas bilheterias?

A bilheteria do Fórum Romano fica na Via della Salara Vecchia 5 (um apêndice da Via dei Fori Imperiali). De manhã cedo ela está bem mais vazia do que a bilheteria do Coliseu de Roma. E, se por acaso (na alta temporada) ela estiver cheia, significa que a situação na bilheteria do monumento está bem pior. Compre seu bilhete aqui e decida por onde começar a visita.

A bilheteria do Palatino fica alguns metros depois do Arco de Constantino (Via di San Gregorio 30).

Dica estratégica: a bilheteria do Palatino fica dentro do portão da área arqueológica. Se você quiser iniciar a sua visita pelo Coliseu de Roma, não passe na roleta! Volte para trás e vá para o Coliseu de Roma.

Não esqueçam que comprando os bilhetes em qualquer uma das bilheterias é sempre necessário marcar horário para visitar o Coliseu.

Também tem um quiosque do lado de fora, a dizer, de frente para o Coliseu (do outro lado do canteiro desterrado) e, por consequência, perto do Arco de Constantino. Também costuma encher, mas bem menos do que a bilheteria que fica dentro do monumento. Só que essa bilheteria aqui aceita exclusivamente pagamento com cartão de crédito.


Visitar o Coliseu à noite

Do final de Março ao final de Outubro é possível visitar o Coliseu de Roma à noite. A própria administração do monumento organiza um passeio guiado que dura 75 minutos (contadinhos no relógio), no qual aprendemos muito sobre a vida do Anfiteatro Flávio (o seu nome oficial). Nessa visita podemos ter acesso à arena e também descer até os subterrâneos. O ingresso da visita noturna não inclui o Fórum Romano e Palatino.

Leia também: Coliseu à noite: história, maravilha e contemplação


Qual o horário de abertura? Quando o monumento fecha?

Enquanto o horário de abertura é sempre o mesmo (8:30h), há diferentes horários de encerramento durante o ano. Quando está frio ele fecha mais cedo, no auge do verão ele fecha mais tarde.

08.30 – 16.30. de 2 de janeiro a 15 de fevereiro.

08.30 – 17.00. de 16 de fevereiro a 15 de março.

08.30 – 17.30. de 16 de março ao último sábado de março.

08.30 – 19.15. do último domingo de março a 31 de agosto.

08.30 – 19.00. de 1 de setembro a 30 de setembro.

08.30 – 18.30. de 1 de outubro ao último sábado de outubro.

08.30 – 16.30. do último domingo de outubro ao dia 31 de dezembro.

O Coliseu não abre nos dias: 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Dicas baseadas na minha experiência como guia de turismo:

  • Na sexta-feira santa, o Coliseu costuma fechar às 13h, mais tardar 14h, para a preparação da Via Crucis. Mesmo que haja ingressos disponíveis no site para depois das 13h, evite comprá-los porque, como aconteceu esse ano e no ano passado, os ingressos a partir das 13h foram cancelados (com reembolso)
  • 3-4 dias antes e 1-2 dias depois da sexta-feira santa, geralmente também pode haver cancelamento das visitas noturnas, porque estarão montando e desmontando a iluminação para a celebração da Via Crucis em Roma. Você poderá perguntar porque vendem ingressos se sabem que cancelarão as datas? Eu respondo: porque estamos na Itália!
  • Dia 2 de Junho è Feriado da Proclamação da República. A parada militar celebrada na parte da manhã nas proximidades do Coliseu causa um pouco de tumulto: o metrô è fechado, a bilheteria do Fórum Romano e do Palatino nࣦo funcionam. Se visitar o Coliseu nessa data, arme-se de paciência.
  • Domingos e Feriados são os dias nos quais o monumento fica mais cheio do que o habitual.


Há banheiros, lanchonetes e lojinhas? Há guarda-volumes?

Sim, há banheiros (ruins e desconfortáveis) no andar térreo. Não há lanchonetes e nem máquinas distribuidoras automáticas de comidas e bebidas. Há lojinhas de souvenirs dentro do monumento.

Não existe guarda-volumes e é proibido entrar com mochilas grandes ou malas.


Quando visitar o Coliseu de Roma de graça?

Até o ano de 2018 o Coliseu oferecia um dia por mês de gratuidade e era sempre o primero domingo do mês. A partir de Janeiro de 2019 houve uma mudança radical.

Todos os anos o governo promete que emanará um decreto para a Semana da Cultura, que tinha sido cancelada nos últimos anos. Deste modo, por seis dias, todos os museus estatais serão completamente gratuitos. Em 2019, ano em que voltamos a ter a Semana da Cultura, a data da gratuidade é do dia 05 ao dia 10 de Março.

Após a Semana da Cultura para ver o Coliseu de graça, será dividido em alta temporada e baixa temporada

No início do ano serão publicadas datas à discrição do diretor do monumento para a alta temporada (de Abril a Setembro) e as gratuidades no primeiro domingo do mês continuarão a serem oferecidas somente na baixa temporada (de Outubro a Março).

Datas da Gratuidade em 2019:

09 de Maio

05 de Junho

29 de Junho

23 de Setembro

04 de Outubro

06 de Outubro (primeiro domingo do mês – baixa temporada)

03 de Novembro (primeiro domingo do mês – baixa temporada)

04 de Novembro

22 de Novembro

1 de dezembro (primeiro domingo do mês – baixa temporada)

18 de Dezembro


Vale a pena visitar o Coliseu com o Roma Pass?

Desde Março de 2019 houve mudanças para quem usa o Roma Pass. Atualmente é necessário marcar dia e horário. Antigamente era suficiente chegar na hora e mostrar o Roma Pass para ter a fila mais prioritária de todas.

Praticidade Roma Pass 48h ou 72h

A reserva de dia e horário custa 2 euros e pode ser feita na hora (o que não vale a pena!) ou no site oficial do Coliseu www.coopculture.it

Sem a reserva de dia e horário seu Roma Pass não será válido para entrar no monumento.

Leia também: Novas regras para visitar o Coliseu com o Roma Pass


Onde fica o Coliseu e como chegar lá

O monumento fica no centro de Roma, mas não no “miolão”. Então, apesar de central, ele fica um pouco mais afastado das principais atrações. Chegar é bem fácil, porque a estaçࣦão do metrô (linha B, parada Colosseo) fica imediatamente na frente dele. Endereço oficial: Piazza del Colosseo 1.


Você gostaria de dicas de hotéis perto do Coliseu?

Há vários hotéis ótimos na área. O entorno do monumento é mais movimentado durante o dia, e mais tranquilo depois que ele fecha.

Três dicas de hotéis perto do Coliseu

Mercure Colosseo (Voto 8.5)- O hotel 4 estrelas, que faz parte da Rede Ibis e Accor, possui uma piscina do terraço panorâmico, o que pode ser um super ponto a seu favor durante a temporada de verão. Está localizado a menos de 500 metros da área arqueológica.

Easy Budget Colosseo (Voto 9.2) – B&B com um upgrade: café da manhã servido no quarto e muitos reviews positivos sobre a qualidade das acomodações e o atendimento e cortesia por parte dos funcionários. Fica a cerca de 400 metros da área arqueológica e tem estacionamento.

Hotel Capo d’Africa (Voto 8.9) – 4 estrelas elegante a cerca de 600 metros da área arqueológica. Quartos confortáveis, em uma rua silenciosa. O hotel possui dois terraços panorâmicos e ainda tem vista para o Coliseu.


O que fazer lá por perto?

Muitas pessoas visitam a área arqueológica e saem de lá correndo para ver outras coisas em Roma. Muita calma nessa hora. No entorno do Coliseu de Roma há muita, mais muita coisa mesmo para ser vista. Se o seu programa de visitas estiver muito apertado, vou dar um conselho: vá ver o Moisés, do Michelangelo. Um tesão de escultura que está ali pertinho.

Se o seu tempo permitir outros programas, te aconselho a ler o meu post: 11 programas super interessantes perto do Coliseu.


Onde comer perto do Coliseu?

Bateu aquela fome depois de visitar o monumento mais famoso da Itália, então aqui vão três dicas:

Brewdog Bar – A cerca de 200 metros do Coliseu de Roma fica o bistrô da cerveja americana Brewdog. Então o menu tem mais uma pegada de hamburgueres, batatas fritas, nachos, saladas e alguns pratos quentes (geralmente massas). Ambiente moderno e preços honestos.

Panificio Disa – se o orçamento estiver apertadinho e/ou você só quiser “botar uma coisinhas boa e barata para dentro), aconselho o Forno, uma panificação que fica a 3oo metros do Coliseu de Roma. Eles são especializados em pizza al taglio (pizzas aos pedaços), mas na hora do almoço funciona uma rotisseria com “prato feito” a 5 euros. Tudo cozinhado no dia e comida caseira e gostosa.

Caffè Propaganda – Se você curte lugares charmosinhos, com boa música e comida. Ambiente agradável. Ideal para os dias úteis. No final de semana tende a encher!

Leia: Comer bem a barato em Roma e Vaticano – Pratos de 4 a 8 euros


Onde tirar fotos legais do Coliseu de Roma?

Vocês sabiam que um dos lugares mais disputados para fotos em Roma, além da Fontana di Trevi, é o Coliseu? Existem três lugares onde tirar fotos legais do Coliseu:

A mureta do metrô

Em cima da estação do metrô tem uma mureta bem disputada para fotos. Essa pessoa linda aqui na primeira foto é a Camila Coutinho!

camilia coutinho no coliseu de roma

 

Dentro do Fórum Romano

Para você tirar essas fotos frontais do Coliseu, é necessário estar dentro do Fórum Romano.

coliseu

coliseu

No terraço panorâmico do Palatino

Lá de cima do Palatino também temos vários ángulos parciais de visão do Coliseu de Roma

vista para o coliseu de roma

O Oscar vai para…

O Terraço do Hotel  Palazzo Manfredi tem a melhor e mais linda vista do Coliseu de Roma. Para tirar uma foto dessas, se você não for hóspede, pode reservar um brunch, almoço, jantar ou happy hour. O bar do hotel é aberto a quem não é hóspede, desde que você vá para consumir alguma coisa.


Mais dicas de Roma


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

14 thoughts on “Coliseu de Roma [GUIA COMPLETO]: ingressos, dicas úteis e gratuidades

  1. Olá. Estarei em Roma no dia 6 de outubro. Como funciona para entrar gratuitamente? É necessário fazer reserva ou é só chegar lá e poderei entrar?

  2. Muuuito bom seu post!! Eu havia procurado muito sobre o assunto e o teu post foi o único em que achei o site oficial para compra do ingresso e as dicas fundamentais! Obrigada!

  3. Tem tanto tempo que fui ao Coliseu que na época não vendia online ainda. Mas já era por horário marcado. A visita é incrível e me arrependi de não ter feito com audio guia ou guiada pelo Foro Romano e Palatino. Numa próxima quero que seja dessa forma e seguirei suas dicas.

  4. Excelentes dicas pra gente se planejar! Eu mesma não consegui começar o Coliseu por dentro 🙁 obrigada por compartilhar

  5. Que post maravilhoso!!!! Realmente um Guia completo do Coliseu, nossa atração preferida em Roma (acredito que de qualquer um né). Parabéns pelas dicas, principalmente dos ingressos e gratuidades, não tinha conhecimento. Obrigada por compartilhar

  6. Quando fui, ainda não havia a necessidade de marcação de horário. Na primeira vez que fomos para Roma, haviam nos dado essa dica de comprar na bilheteria do Palatino que era menos congestionada e assim mesmo havia uma fila razoável! Na segunda vez, optei por comprar o Roma Pass, para poder furar fila. 😉

  7. Olá. Primeiramente parabéns pelo blog, muito rico e interessante. Consegue me ajudar? Pois estou com dúvida… eu vou a Roma mês que vem, dois adultos e uma criança (10 anos). Eu já comprei o Roma Pass (2 unidades) pela net para retirar lá e fiz a reserva (2 x 2EUR) no site da CoopCulture para o Coliseu. Ou seja, fiz todo o processo para os adultos.. para minha filha, onde eu vou para retirar o bilhete de gratuidade? Muito obrigado

    1. Antes de passar na roleta, vocês solicitam a gratuidade para ela nos guichês para quem já tem reserva ou Roma Pass. São bem rápidos.
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top