Início Passeios 50 Coisas Totalmente de Graça em Roma

50 Coisas Totalmente de Graça em Roma

Publicado em:

Organizar o seu roteiro para curtir Programas Grátis em Roma pode fazer com que a sua viagem, além de agradável, também seja prazerosamente econômica. E poupar nunca fez mal a ninguém.

A grande sorte de uma visita a Roma é que a cidade é realmente um museu a céu aberto. Com isso há atrações completamente gratuitas em todos os cantos da cidade e para todos os gostos.

Além das suas praças, fontes, templos, esculturas, existe uma quantidade infinita de arte gratuita dentro das igrejas.

Leia também:

Ao entrar em muitas das igrejas romanas você encontrará quadros, esculturas, afrescos de grandes nomes da história da arte como Michelangelo, Bernini e Rafael, só para citar três nomes inconfundivelmente famosos.

Por isso, a seguir veja uma lista com mais de 50 dicas de coisas super legais para você fazer de graça em Roma.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Coisas para fazer de graça em Roma o ano todo

Todos os primeiros domingos do mês é possível visitar museus e monumentos de modo totalmente gratuito. Mas chegue cedo a causa das filas, principalmente no Coliseu.

Já os Museus do Vaticano aplicam a gratuidade todos os últimos domingos do mês com último ingresso às 12h30 e encerramento às 14h.

Portanto, se você quiser curtir os Museus do Vaticano no domingo grátis, chegue muito cedo. Ele abre às 9h, mas por volta das 7:30 da manhã já tem uma fila bem grande.

Programas Grátis em Roma: arte principalmente nas igrejas

Grandes e importantes personagens da história italiana, a dizer, papas, cardeais, aristocratas, ordens religiosas, diplomatas e muitos outros, contaram com os melhores arquitetos e artistas (pintores, escultores, tecelãos, etc.) para criar igrejas monumentais e com obras de arte simplesmente de deixar de queixo caído.

Muitas capelas foram decoradas para abrir monumentais jazigos de família, e muitas foram decoradas pelos melhores e maiores artistas da história da arte italiana e mundial.

Então saiba que as igrejas fazem parte da lista obrigatória de programas grátis em Roma.

programas grátis em roma
Cristo Redentor, de Michelangelo.

Uma pequena lista de igrejas e obras de arte para você ver completamente de graça em Roma:

A Pietà de Michelangelo na Basílica de São Pedro: assim que entramos na Basílica de São Pedro ficamos de frente para a obra-prima de um Michelangelo ainda jovem. A escultura ficou pronta em 1499 e o artista tinha somente 24 anos.

A Trilogia de São Mateus, do pintor Caravaggio, na Igreja de San Luigi dei Francesi: a história da arte não teve espaço para um outro Michelangelo, depois do grande Michelangelo Buonarotti. Então Michelangelo Merisi, adotou o nome profissional de Caravaggio. Artista maldito, muitas vezes incompreendido, tem um grande número de obras primas espalhadas pelo mundo. E algumas das melhores estão em Roma!

Capelas maravilhosas. Duas que simplesmente amo: a “segunda” Capela Sistina, que fica na Basílica Papal de Santa Maria Maior e a Capela Altemps da Basílica de Santa Maria in Trastevere

programas grátis em roma
Capela Sistina da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore

O Moisés de Michelangelo, na Basílica de San Pietro in Vincoli: uma das esculturas mais divinas, mas que o próprio artista definiu como “uma verdadeira tragédia”.

Os anjos de Bernini na Ponte Sant’Angelo de frente para o Castelo Sant’Angelo: dez esculturas de anjos que representam, passos da paixão de Cristo. Obras do gênio Gian Lorenzo Bernini e seus discípulos.

O Cristo Redentor de Michelangelo, na Basílica Santa Maria Sopra Minerva: uma escultura que Michelangelo não completou totalmente, confiando o acabamento a outos escultores menos habilidosos. Na escultura original, Cristo estava completamente nu. Após o Concílio de Trento, a nudez foi censurada e coberta.

A escultura Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, de Bernini, na Basilica de San Francesco a Ripa. Nessa igreja do Trastevere que hospedou São Francisco de Assis no séc. 13, se encontra um dos dois êxtases esculpidos por Bernini

A escultura Êxtase de Santa Teresa d’Avila, na Igreja de Santa Maria della Vittoria. Para os fãs de Anjos e Demônios, essa escultura de Bernini já é de casa. O êxtase de Santa Teresa é uma das esculturas mais teatrais do grande artista.

Capela Contarelli e os quadros de Caravaggio em São Luis dos Franceses

As esculturas da Cafeteria Canova Tadolini: a cafeteria, coladinha na Piazza di Spagna, era ao ateliê no qual o grande escultor Canova e seu melhor discípulo Adamo Tadolini trabalhavam.

O quadro da Madonna dei Pellegrini, do pintor Caravaggio, na Igreja de Sant’Agostino. Caravaggio foi um dos máximos expoentes da pintura italiana e essa Madonna é um dos quadros mais realistas do artista.

O órgão da igreja barroca de Santo Antonio dos Portugueses. A igreja com celebrações em língua portuguesa passa quease despercebida por quem visita Roma. O que é uma pena, porque ela tem um dos órgãos antigos mais belos e bem conservados da cidade.

Os quadros de Caravaggio na Igreja de Santa Maria del Popolo, na Piazza del Popolo.

A “Pietà negra réplica daquela de Michelangelo” e o cenário da ópera Tosca de Puccini, na Igreja de Sant’Andrea della Valle.

A majestosa Fontana di Trevi à noite

Programas Grátis em Roma: Monumentos e Fontes

A Fontana di Trevi: uma das fontes mais visitadas, fotografaadas e admiradas do mundo todo, é um daqueles passeios completamente grátis em Roma.

A Fontana dell’Acqua Paola, a segunda maior fonte depois da Fontana di Trevi, no mirante do Gianicolo, com uma maravilhosa vista panorâmica de Roma.

A Fontana del Mascherone, na Via Giulia (Campo de’ Fiori)

O Pantheon

O Pantheon ou templo para todos os deuses, na sua atual versão construído pelo Imperador Adriano entre os anos 120 e 124 d.C. De todos os monumentos pagãos que chegaram ate nós ele é o mais bem conservado e o que mais é fiel à construção original.

O que mais nos chama a atenção é a abertura de 9m de diâmetro no topo da sua cúpula, que serviu de inspiração para grandes arquitetos do Renascimento como Brunelleschi e Michelangelo. Desde o ano 608 o Panteão é uma igreja católica e também é o túmulo dos primeiros reis da Itália e do pintor Rafael Sanzio.

programas gratuitos em roma
Pantheon nas primeiras horas da manhã

As quatro fontes renascentistas da Via delle 4 Fontane: são 4 fontes que fdicam no cruzamento da Via delle 4 Fontane. As quatro esculturas são do séc XVI e seu autor é desconhecido. Elas foram construídas porque era necessário trazer água de um dos aquedutos romanos para abastecer a população dos bairros Quirinale e Viminale.

A Fontana del Tritone, de Bernini: é mais uma daquelas pequenas fontes que fazem a história de Roma, apesar de não ser majestosa e imponente como a Fontana di Trevi, a Fontana dell’Acqua Paola ou a Fontana dei Quattro Fiumi

Os templos do Foro Boario: são pequenos, mas são os templos mais antigos e mais bem conservados da antiguidade, junto com o Panteão.

A Fontana delle Tartarughe, no Gueto Judaico. Reza a lenda popular, que uma das fontes mais famosas de Roma, no Gueto Judaico, foi esculpida graças a um desafio amoroso.

Estátuas do Foro Italico (Stadio dei Marmi): O Foro Italico, que outrora se chamava Foro Mussolini, cuja construção iniciou em 1932, em plena época fascista, fazia parte de um enorme complexo esportivo. O Estádio dos Mármores _onde na verdade por mármore se entende as enormes estátuas de mármore de Carrara, quase semideuses fascistas_, é constituído de 64 estátuas. Cada uma delas representa uma modalidade esportiva e uma província italiana.

As esferas e as esculturas de Arnaldo Pomodoro: Pomodoro ficou famoso pelas suas “esferas de bronze” espalhadas pelo mundo afora, como aquela da sede da ONU em Nova York, ou da Universidade de Tel Aviv e também no Trinit College de Dublin.

Existem algumas esculturas de Arnaldo Pomodoro em Roma, algumas em espaços públicos e outras dentro dos museus.

programas grátis em roma
Uma das esferas do Arnaldo Pomodoro, em um dos pátios dos Museus Vaticanos

Fontana della Barbaccia, de Bernini e seu pai: a fonte fica na luxuosa Piazza di Spagna. Muitos sabem que ela é de Bernini, mas ignoram que, na verdade ela é de dois Berninis: o pai (Pietro) e o filho (Gian Lorenzo) trabalharam juntos nessa escultura.

As fontes da Piazza Farnese, no Campo de’ Fiori: bem de frente para a Embaixada da França, o imponente Palazzo Farnese, há duas fontes gêmeas, cujas bacias de coleta da água pertenciam às monumentais Termas de Caracalla.

Programas Grátis em Roma: Parques, ruas, praças, pontes e mirantes

Muitas das atrações grátis em Roma estão realmente espalhadas pela cidade. Caminhando pelas ruas, você encontará muitas praças, parques, pontes e mirante com vistas panorâmicas simplesmente de tirar o fôlego.

parque-dos-aquedutos-roma

Piazza Navona, onde encontra-se a sede da embaixada do Brasil em Roma: nessa que é considerada a praça barroca mais bonita de Roma, se encontra a Fonte dos 4 Rios, uma das obras-primas do Bernini.

Piazza del Popolo: uma das praças monumentais da cidade, que, entre outras coisas, abriga um obelisco egípcio que o imperador Augusto trouxe para Roma no 1 séc. a.C.

Uma vista panorâmica de Roma no teto dos Museus Capitolinos, onde também há uma cafeteria.

Giardino degli Aranci: um dos jardins panorâmicos mais românticos da cidade, e seu mirante tem uma linda vista para o Trastevere.

O mirante do Gianicolo, com uma das mais belas vistas panorâmicas de Roma

Ponte Milvio, a ponte que ficou famosa pelos cadeados do amor, mas que é o lugar da famosa batalha entre Constantino e Magêncio, o que marca o início do Cristianismo como religião oficial em Roma.

Terraço do Pincio, ali também com um mirante panorâmico com vista para a Piazza del Popolo e de onde podemos ver ao longe cúpula da Basílica de São Pedro

Caminhar pela charmosíssima Via Giulia, perto do Campo de’ Fiori.

Um passeio no verde da Villa Borghese, com possibilidade de ver maravilhas fontes e esculturas para todos os cantos.

Um claustro medieval nos arredores da Praça Navona: o Chiostro del Bramante. O local também é um museu e possui uma cafeteria/bistrô muito charmoso.

Um passeio pela Via Margutta, famosa graças ao filme A princesa e o plebeu, com Audrey Hepburn e Gregory Peck

Um passeio pela Via Ápia Antiga

O parque dos aquedutos (dentro do parque da Via Ápia Antiga)

Programas Grátis e Alternativos em Roma: Arquitetura moderna e Street Art

wall_of_fame_roma

Street Art (em Ostiense e Tor Marancia). Muito interessante ver a Wall of Fame.

Os prédios em arquitetura fascista (racionalismo italiano) no bairro EUR

O bairro Coppedè. O arquiteto Coppedè pode ser considerado o “Gaudi italiano”

A urna di Richard Meyer para proteger a Ara Pacis: o primeiro trabalho de arquitetura moderna de Roma após a segunda guerra mundial

Richard Meyer também projetou a Igreja de Dio Padre Misericordioso, também conhecida como Chiesa del Terzo Millenio ou Chiesa di Tor Tre Teste, a causa do bairro onde está localizada: Tor Tre Teste.

Programas Grátis em Roma: Museus completamente gratuitos

7-musei-gratis-roma1

Os sete museus cívicos de Roma os museus cívicos (ou municipais) de Roma são completamente gratuitos o ano todo. Mas, atenção, porque muitos deles funcionam em horário reduzido durante a semana: geralmente das 9 às 13h.

De terça a quinta-feira, a galeria dedicada à arquitetura do MAXXI é gratuita.

O museu MAXXI, foi projetado pela premiada arquiteta Zaha Hadid, para recuperar e reurbanizar velhos quartéis militares abandonados na zona norte de Roma.

Mais dicas interessante para a sua viagem a Roma:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

10 COMENTÁRIOS

  1. Li recentemente em algum post, que La Bocca della Verità e Pantheon vão começar a cobrar ingresso. Será q procede?
    Bjss (adoro “romapravoce”)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: