Início Transporte Civitavecchia, Itália: Como ir do Porto de Civitavecchia a Roma

Civitavecchia, Itália: Como ir do Porto de Civitavecchia a Roma

Publicado em:

O Porto de Civitavecchia é um dos maiores portos turísticos da Itália, além de ser um dos principais percursos nas rotas de cruzeiros pelo mediterrâneo.

Se trata do segundo porto europeu por número de passageiros.

A escala na área costeira que fica na província de Roma é um dos principais pontos de parada de grandes companhias de cruzeiro como Costa Crociere e MSC Crociere.

Leia também:

Muitos passageiros em viagem de cruzeiro com embarque, desembarque ou passagem pela Itália, procuram saber como chegar de Civitavecchia a Roma em um passeio de bate e volta.

Por isso a seguir elencaremos os principais modos de chegar confortavelmente a Roma e depois voltar para o porto.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Onde fica Civitavecchia? Considerações importantes para quem vai fazer bate e volta

Antes de efetivamente saber como ir do Porto de Civitavecchia a Roma, acredito ser necessário conhecer a localização geográfica do porto.

Como vocês podem notar no mapa, o porto não está dentro ou coladinho na cidade de Roma. Civitavecchia fica na província de Roma e, na verdade, de alguns pontos de vista, ela está efetivamente mais perto do sul da Toscana do que do centro de Roma.

Portanto, é necessário pelo menos 1 hora e meia para chegar ao centro de Roma, desde a saída do navio.

Essa informação é muito importante porque, em casos de cruzeiros com escalas breves, um bate e volta a Roma pode ser muito corrido. Avalie bem!

++ Leia Mais | Como ir de Roma a Florença: trem, ônibus, carro e até avião

Como ir do Porto de Civitavecchia a Roma

Não existe um modo de descer diretamente do navio e chegar a Roma. Será necessário primeiro circular dentro do porto, portanto:

Descer do navio

Pegar um ônibus circular gratuito que deixa: 1) em um ponto de pegar outro ônibus (pago) para chegar até a estação de trem de Civitavecchia 2) diretamente na saída do porto, de onde chegar a pé até a estação de Civitavecchia.

Crédito: Shutterstock

O ônibus gratuito se chama Port Mobility. Ele estaciona perto da escada de saída do navio e vai fazendo algumas paradas ao interno do porto.

O serviço funciona das 5:30 às 23h, e nos meses de pico dos cruzeiros (julho e agosto) das 5:30 até meia-noite.

O ônibus passa a cada 20 minutos e na verdade, para cada corrida, são dois ônibus que circulam ao mesmo tempo.

Esse ônibus para tanto no Largo della Pace (ponto para quem pegar o micro ônibus que deixa na estação de trem) ou na saída do porto (Molo del Bicchiere) de onde chegar até a estação de trem a pé.

Quem decidir pegar o microonibus do porto até a estação paga 2 reais. Quem decidir ir a pé, obviamente não paga nada, e o percurso é de percorrível em cerca de 15 minutos.

Opções de trens para ir de Civitavecchia a Roma

Durante o ano a cidade é ligada a Roma (e vice-versa) com duas opções:

Trens regionais paradores

Os trens regionais (paradores) que ligam Roma à cidade de Pisa, na Toscana, e que param em Civitavecchia tanto na ida, quanto na volta.

Quando funcionam bem, os trens regionais (ou paradores) são simplesmente uma maravilha. Os bilhetes são bem mais baratos do que os de alta velocidade.

Crédito: Shutterstock

O preço do bilhete não muda. Comprando com antecedência ou na hora, o valor é sempre o mesmo.

Nesse tipo de trem não há lugar marcado e não existe diferença fundamental entre primeira e segunda classe. Dependendo da localidade, na hora do rush ele estará lotado e viaja-se em pé.

Como o trem que liga a Toscana a Roma passa por várias localidades de praia, na alta temporada, geralmente no trecho entre Civitavecchia e Roma viaja-se com o trem cheio, quando não lotado.

Trem-bala (alta velocidade)

Os trens de alta velocidade que ligam Roma a Turim, e que param estrategicamente em Civitavecchia, uma vez que no caminho para Turim, também passam por Gênova. A cidade de Gênova é um dos caminhos para se chegar às famosas Cinque Terre.

Passageiros no rápido tempo de embarque do trem-bala: cerca de 10 minutos. | Crédito: Shutterstock

Os trens-bala têm uma pontualidade bem grande no serviço. Ele nunca atrasa? Sim acontecem atrasos.  Porém, na minha experiência, foram atrasos de 10-15 mas acabei chegando em Roma no horário previsto.

Ele funciona com assentos com lugar marcado, portanto, você não corre risco de viajar em pé.

Durante a alta temporada Civitavecchia é ligada a Roma com uma opção especial:

Desde o verão de 2019 a Trenitalia começou a colocar à disposição trens de alta velocidade, com lugares marcados, e que ligam rapidamente Civitavecchia a Roma. Os trens saem e voltam em coincidência com os horários de maior fluxo dos cruzeiros.

++ Leia Mais | Viajar de trem na Itália: dicas práticas e passagens baratas

Como comprar os bilhetes?

Os trens que ligam Civitavecchia Roma pertencem à empresa Trenitalia, portanto, os ingressos podem ser comprados online no site da própria empresa www.trenitalia.com ou nas bilheterias presenciais ou automáticas na própria estação de trem.

Validação de bilhetes

Os bilhetes comprados online não precisam ser validados nas máquinas. Basta mostrar o QR Code ou o número do código de reserva aos fiscal.

Caso compre o bilhete de papel nas bilheterias, eles devem ser validades nas máquinas automáticas.

Ir de Roma a Civitavecchia com transfer privativo ou compartilhado

Outras opção válida para chegar de Civitavecchia a Roma é o transfer com carro, que pode ser privativo ou compartilhado.

Geralmente os preços custam cerca em média entre 80 e 100 euros para um transfer privativo, em carros com capacidade para quatro pessoas.

Comparando com o preço da passagem de trem, pode ser uma boa ideia contar com um serviço pontual, e sem risco de atrasos ou greves das companhias ferroviárias.

Veja algumas opções a seguir:

Ônibus de Civitavecchia a Roma

Uma das opções mais econômicas pode ser pegar um ônibus shuttle da empresa Sitbus. Ele sai do porto e deixa o passageiro nas proximidade do Vaticano e também da Estação Termini, tanto na ida, quanto na volta.

O serviço custa 10 euros (por trajeto) e a empresa que oferece o serviço é a SITBus Travel, que também oferece transfer de/para o aeroporto Fiumicino e para o aeroporto ciampino.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: