Você está aqui
Home > Outros Destinos > Campania > Como chegar em Pompeia saindo de Roma

Como chegar em Pompeia saindo de Roma

pompeia italia

A cidade de Pompeia na Itália é um daqueles lugares que uma pessoa deve visitar pelo menos uma vez na vida. Soterrada tragicamente pela erupção de Vesúvio em 79 d.C. e redescoberta por acaso em 1748, encanta visitantes do mundo inteiro.

Chegar em Pompeia (e também Herculano), saindo de Roma, é uma viagem bem fácil para quem se locomove de trem na Itália. As estações de trem estão bem próximas aos sítios arqueológicos.

pompeia italia
Estátua de gesso reproduzindo a posição de um dos corpos carbonizados em Pompeia.

Como chegar em Pompeia: a compra da passagem de trem

Para chegar em Pompeia, tenha duas informações fundamentais em mente:

A primeira coisa a saber é que não existem trens diretos de Roma para chegar em Pompeia. Torna-se obrigatória uma baldeação em Nápoles.

A segunda coisa, e talvez mais importante do que a primeira é:

Se puder, evite comprar o “pacote completo” das passagens para Pompeia no site da Trenitalia. Compre somente o trecho Roma-Nápoles (na Trenitalia ou na Italo) e o trecho Nápoles-Pompeia faça com a Circumvesuviana, a ferrovia regional que leva você de Nápoles até Sorrento ou PoggioMarino, e no caminho entre essas duas cidades, o trem para em Pompeia e Herculano.

Leia também: Ver os achados de Pompeia e Herculano no Museu Arqueológico de Nápoles


Por que aconselho não comprar a passagem completa no site da Trenitalia?

Dois motivos importantes:

Motivo 1: Não são passagens diretas e irão obrigá-lo(a) a fazer até duas baldeações. Além disso, muitos trens têm como destino Salerno. Isso significa que você vai até uma cidade mais longe, para depois voltar para a cidade de Pompeia. Seria como sair do Rio de Janeiro com destino Minas Gerais, mas antes ir até a Bahia, para só depois voltar para Minas.

Em alguns horários há trens Roma-Nápoles-Pompei sem ter que ir até Salerno e voltar, mas os horários são poucos e engessam a viagem.

Motivo 2: A Trenitalia geralmente usa uma combinação de trens caros. Sua viagem vai custar mais!


Como chegar em Pompeia com a combinação de trens: Trenitalia/Italo + Ferrovia Circumvesuviana

Para chegar em Pompeia na Italia, essa é a combinação mais habitual e que quase todos fazem, também pela maior liberdade de horários.

Leia também: Viajar de trem entre Roma, Nápoles, Florença, Bolonha, Veneza, Gênova e Milão

Para chegar a Nápoles de trem você pode escolher as empresas Trenitalia ou Italo. A Italo só viaja para Nápoles com trens de alta velocidade, a Trenitalia, por sua vez tem três opções: Trens Freccia (AV ou FC) (alta velocidade, sem paradas intermediárias e 1:10h de viagem), trem Intercity (IC) (média velocidade, 4 paradas intermediárias e 2:00 h de viagem) e Regionale (RV) (trem pinga-pinga, com muitas paradas intermediárias e 3:00 de viagem). Obviamente a diferença de preço é gritante.

Leia também: Principais tipos de tren e passagens de trem na Itália

Na ida, viajei bem cedo, no Frecciarossa 1000 (paguei 19,90) e o trem estava vazião.

Informação importante: o trecho ferroviário entre Roma e Nápoles (indo ou vindo) é altamente trafegado, portanto, para conseguir passagens baratas no AV ou IC deve-se reservar com uma certa antecedência. Para encontrar as tarifas mais baratas para o IC, reserve com pelo menos 30-40 dias de antecedência.


Passo a passo detalhado para chegar em Pompeia

Você vai embarcar em Roma, possivelmente na Estação Central Termini, mas a Italo também sai da Estação Tiburtina. Aconselho sair de Termini para evitar mais uma baldeação.

Ao chegar em Nápoles você vai descer na Estação Napoli Centrale, vai sair da plataforma e caminhar para o lado direito procurando as placas da Circumvesuviana. Você tem que passar da estação Napoli Centrale para a Estação Napoli Garibaldi. As duas estações são ligadas uma à outra por enormes túneis e corredores subterrâneos.

Depois que encontrar as placas com o símbolo (um anel ferroviário) e/ou o nome da Circumvesuviana, desça as escadas rolantes. Você vai chegar a um corredor bem comprido. Caminhe até o fim dele.

chegar em pompeia

Lá no final do corredor tem um guichê que vende os bilhetes da Circumvesuviana. Ele custa 2,60 por trecho. Compre logo a ida e volta. Se for descer em Herculano, lembre-se de comprar três bilhetes.

Passe na catraca e desça até a plataforma, que é bem “caidinha”! Na ida peguei um VLT novinho em folha, com um visor e um altofalante, com voz suave, que indicava as estações. Na volta, peguei um trem caidaço, mas limpinho. Eu viajei no domingo, então não peguei trem cheio e fui sentada na ida e na volta.

Não vi nada de perigoso, mas em meios de transporte onde há muito turista, devemos sempre prestar atenção aos nossos pertences e aos batedores de carteira. De qualquer modo, essa ferrovia é muito usada pela população local, não só por turistas. E os napolitanos são pessoas super agradáveis e solícitas.

chegar em pompeia


As estações de trem de Pompeia

Sai um trem para Pompeia a cada meia hora: uma linha ferroviária leva até Sorrento e a outra linha leva até Poggiomarino.

chegar em pompeia
Estação pequena, de cidade do interior

Se você pegar o trem da linha Napoli-Sorrento, vai ficar na estação Pompei Scavi-Villa dei Misteri (tenha em mente Pompei Scavi), que fica do lado de fora da Porta Marina. Da estação até a entrada é ridiculamente perto: 2 minutinhos de caminhada.

Logo na saída da estação tem uma agência de viagens que vende fura-fila, passeios guiados e outros passeios para localidades próximas como, por exemplo, subir o vulcão Vesúvio.

Mas, calma! Não se desespere e deixe para comprar os bilhetes na bilheteria oficial. Até porque você vai ter que passar pela bilheteria mesmo para pegar o áudioguia, que também tem opção em português.

Se você pegou o trem Napoli-Poggiomarino, vai chegar em Pompeia pela estação Pompei Santuario que fica perto do centro da cidade de Pompeia. Essa é a melhor estação para quem quer visitar o Santuário da Nossa Senhora de Pompeia. Para saber os horários dos trens, consulte o site da EAV, o novo nome (que não pegou!) da Circumvesuviana.


Informações e dicas úteis para chegar em Pompeia na Itália:

Site: http://www.pompeiisites.org/

Preço: 11 euros. Áudio-guia: 9 euros. Se você não puder ser acompanhado por um guia de turismo (altamente recomendável), alugue pelo menos um áudio-guia.

Há um bilhete cumulativo para visitar os cincos sítios arqueológicos destruídos pelo Vesúvio: Pompeia, Herculano, Oplontis, Boscoreale e Stabia. Esse bilhete custa 20 euros e vale por 3 dias. Quem possui os passes para visitar Nápoles e o estado da Campania, tem desconto de 50%.

Cidadãos europeus até 18 anos: grátis

Estudantes europeus de 18 a 24 anos e professores que lecionem na Europa: desconto de 50%

Não há mais desconto para idosos.

Grátis todos os primeiros domingos do mês. Conselho de amiga: chegue cedo!

Dias e horários:

Fechado: 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro

Do verão para o inverno diminuem as horas de abertura. Do inverno para o verão aumentam as horas de abertura.

De Abril a Outubro: Das 8:30 às 19:30, mas o site diz que no verão (quais datas???) abrem às 9h. Encerramento às 18h.

De Novembro a Março: das 8:30 às 17:30h. Encerramento às 16h.

Não é permitido entrar com malas e mochilas, mas há depósito para bagagens nas entradas da Porta Marina, Piazza Anfiteatro e Piazza Esedra.

pompeia italia


O que há para ver ou explorar nos arredores da cidade de Pompeia?

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

74 thoughts on “Como chegar em Pompeia saindo de Roma

  1. Gostei muito das dicas, tudo bem explicadinho. Você acha que dá pra ir para Pompéia, depois subir no monte Vesúvio e finalizar no Museu de Nápoles, tudo no mesmo dia?

  2. Fui sozinha de Roma para Pompéia, segui o seu passo a passo e foi muito tranquilo! Muito obrigada e parabéns pelo site!

  3. Bom dia, gostaria de saber se nos primeiros domingos gratuitos como funciona a entrada ao sitio arqueológico? Precisaria reservar algo ou apenas chegar cedo?

  4. Que belezinha, que delícia de matéria, nos ajudará muitoooo! Obrigada pelas dicas. Logo estaremos por lá, eu e meu marido. Faremos Pompéia (com subida ao Vesúvio), Costa Amalfitana e Roma. 🙂

  5. Olá, tudo bem? Existe a possibilidade de fazer esse trecho Roma-Pompéia de ônibus? Vi que seria mais barato e mais rápido…o que você acha?
    Obrigada

  6. Muito bom texto. Vai me ajudar muito. Pergunta: saindo de Roma, fazendo este percurso de trem, da para incluir ainda a visita ao vulcão Vesúvio e retornar a Roma? Ou seria melhor posar em Nápoles para fazer isso? Obrigado

    1. Eu acho que fica muito apertado e cansativo ainda ir ao Vesúvio. Teoricamente, nos dias em que a luz do dia dura até tarde (primavera e verão), daria para fazer.
      Abs,
      Luciana

  7. Olá, adorei as dicas….estou indo ano que vem com meu pai, que é filho de calabrezes, vou levar ele para conhecer a terra natal dos meus nonos.
    a ideia é chegar em Roma e depois ir descendo em trem.
    Pergunta sobre a visita a Pompeia: considerando malas e blablabla e um senhor de 75 anos (meu pai) voce acha melhor fazer a visita de 1 dia saindo e voltando a Roma? ou já ir de Roma com as malas e de Popeia pegar outro trem e seguir caminho ao sul da Italia?

    1. Oi, Leticia,
      Eu aconselharia dormir em Nápoles, ao inves de voltar para Roma. Assim vcs já eliminam algumas quilômetros de viagem.
      Abs,
      Luciana

  8. Olá!!
    Desde já, grato pelas excelentes indicações. Uma questão: quanto tempo é que demora a viagem entre Nápoles e Pompeia?

  9. Olá, Luciana. Ontem fomos a Pompéia seguindo suas precisas e preciosas orientações.É mesmo muito fácil ir sozinho de trem. Atualizando os valores: trem Nápoles-Sorrento €2,80. Entrada nas escavações: €15,00. Parabéns pelo site.

    1. Oi, Marília
      Realmente é bem fácil chegar em Pompeia. Obrigada pela atualização e por comentar.
      Fico feli que tenham curtido!
      Beijos,
      Lu

  10. Minha esposa e eu pretendemos ir a Pompéia em junho deste ano. Meu receio é quanto ao passeio pois minha esposa tem algumas restrições para locomoção. Precisa parar e sentar vez ou outra. Existem locais apropriados tais como bares, restaurantes, etc? Obrigado. Abraços.

    1. Oi, Jorge,
      A pavimentação é muito irregular e só tem um ponto de parada (bar/lanchonete) perto da entrada. Portanto, em caso
      de necessidade urgente de repouso, vocês não terão onde se acomodar.
      Abs,
      Luciana

  11. Olá, gostaria de uma dica de uma cidadinha pra ficar no caminho de Roma para Nápoles. Seria só pra pernoitar e chegar em Nápoles no dia seguinte cedo!
    Obrigada desde já.

  12. oi
    Adorei as dicas, muito bem detalhadas. Pretendemos fazer esse passeio esse ano em 7/junho ( 6 pessoas). Em um dia dá para ir e voltar ( Roma / Pompeia) passando por Nápoles e Herculano?
    As estradas são perigosas para ir de carro ou é mesmo melhor ir de trem?
    Parabéns e obrigada

    1. Eu fui tanto de carro quanto de trem.
      Para Nápoles e Pompeia vocês pegam a autoestrada, portanto, as estradas são boas e seguras, mas o pedágio é caro e estacionamento também.
      Agora, quanto a Pompeia, Herculano e Nápoles em um mesmo dia… eu acho impossível.
      Daria para fazer Pompeia de manhã e Herculano à tarde, mas considere que são horas de caminhada embaixo de sol e Junho faz um calor da peste!
      Abs,
      Luciana

  13. Fiz o roteiro com base nas suas informações! Foi rápido, fácil e não tive nenhum problema! Post muito bem feito e muito bem explicado! Parabéns e obrigada! Abraços!

  14. Olá Luciana. Estaremos indo para Roma agora em janeiro e pretendemos visitar Pompéia. Ótimas as suas dicas, mas ficamos com uma dúvida. Se quisermos visitar Herculano e Pompéia, devemos comprar para essas duas cidades e depois um retorno até Nápoles? É viável fazer as duas cidades no mesmo dia? E se tivesse que optar por apenas uma delas, qual indicaria? Muito obrigado pelas dicas, vamos usar muitas. Um abraço.

    1. Oi, José Luiz,
      Herculano fica no caminho entre Nápoles e Pompéia. Portanto, vcs passam por Nápoles na ida e na volta.
      Para fazer as duas cidades, saiba que: com o inverno os sítios asrqueológicos fecham cedo (16:00-16:30). Para fazer as suas, vcs teriam que sair de Roma cedo. Fazer Pompeia, por exemplo, das 10 às 13. E chegando em Herculano às 14, fazê-la em duas horas.
      Te aconselho a dar uma lida nos posts da Cyntia: http://www.fragatasurprise.com/search/label/Herculano
      Qq dúvida, estou por aqui.
      Abs,
      Luciana

  15. Post excelente!! Mas fiquei com uma dúvida: estaremos com mala de 32 kg cada e mais mala de mão. Seria recomendável deixar no porta malas da estação circumsivania ( não sei se tem) ? Depois do passeio iremos para Sorrento ( onde iremos pernoitar) e portanto voltaremos para estação.

    Saindo de Roma no trem de 9:00 dá para fazer com calma o passeio em Pompeia e chegar em Sorrento antes do anoitecer?

    Grata

    1. Existe porta-volumes em Pompeia, mas não na Circumvesuviana.
      Quanto a horários de trens, acredito que sim. Mas o melhor é mesmo dar uma olhada nos sites das ferrovias. Como voltei para Roma, na prática não sei o que efetivamente acontece até Sorrento.
      Boa viagem,
      Luciana

  16. Oi Luciana, obrigada por responder tão rápido, bem… depois de Roma – Pompéia – Roma, pretendemos subir para conhecermos Assis, Montepulciano, San Gimignano, Pisa… Até Milão, passando por Veneza e Verona. Estamos pensando alugar um carro, estou com muita dúvida se seria melhor alugar um carros ou fazer todos esses percussos de trem ou outro tipo de transporte. Pensei em ficar em um lugar base, para ir e voltar. O que acha?

  17. Olá, eu e meu marido estaremos em Roma no dia 28.09, passaremos 3 dias visitando a cidade e depois alugaremos um carro para rodarmos um pouco pela Itália. Quero conhecer Pompéia e após ler suas dicas fiquei na dúvida. É melhor ir de carro ou é mais viàvel ir de carro?
    Grata

    1. Zilma,
      Já fui tanto de carro (em meio a uma viagem pelo suld a Itália) quanto de trem.
      No caso do post, saindo de Roma e voltando para Roma, o trem para mim foi ideal.
      Acho que tudo depende do que vc vai fazer antes e depois.
      Abs,
      Luciana

  18. Muito bom seu site, esta me ajudando muito, obrigada. Estaremos em Roma de 09 à 13/07, pretendo seguir esse seu roteiro para Pompéia, se eu quiser incluir Capri devo pernoitar? Onde (cidade) vc indicaria?

    1. Andrea,
      Eu acho uma pena ir a Capri e voltar no mesmo dia. O lugar é lindo, fantástico e bomba no verão.
      Acredito que em Anacapri (a parte “traseira” da ilha) você encontrará bons preços.
      Boa viagem,
      Luciana

  19. Olá, adorei as dicas…mas ficou um dúvida: posso entrar em qualquer horário a partir de 8:30 ou preciso entrar nesse horário, já que é o que consta no ingresso? Obrigado!

  20. Luciana, tudo bem?
    Acho que vou fazer só Herculano, li alguns posts falando que lá é uma pompeia menor e mais bem conservada.
    Você tem ideia se dá para comprar ingresso só para Herculano ?

  21. Olá Luciana, estou indo dia 04 de maio fazer um intercâmbio por duas semanas em Roma. Adorei teus comentários sobre o passeio a Pompéia.Irei com teu roteiro em mãos. Estou lendo o livro “Vesuvius” e apaixonada pela história da antiga cidade.
    Obrigada, abraço
    Vera.

  22. Olá Luciana,
    Excelente seu texto! Viajaremos em um grupo de 6 pessoas para Itália em maio. Ficaremos em Sorrento no final de maio e pensamos em ir a Pompeia de carro. Gostaria da sua opinião se acha viável ou devemos optar pelo trem. Obrigada

  23. Luciana, tenho uma dúvida: quero sair de Roma e ir para Pompeia, mas como não voltarei para Roma ( irei me hospedar em Sorrento, após o passeio) minha dúvida é se tenho onde guardar minhas malas com segurança? Também pensei em fechar o passeio com alguma agência ( e não teria o problemas com a mala). Recomenda algum? Sairia muito mais caro?

    1. Olá, Luana,
      Existe um depósito para bagagens na entrada Porta Marina.
      Na Estação Central de Nápoles também existe de um depósito para bagagens.
      Quanto à agência não conheço nenhuma para indicar, uma vez que fiz o passeio sozinha.
      Um abraço e curta bastante,
      Luciana

  24. Ola Luciana… seu blog é muito bom! parabéns!
    iremos em Maio fazer um bate volta Roma Pompeia.. e iremos fazer exatamente esta sequencia.. devemos pegar o trem das 8:45 e acredito que ate umas 11 (com baldeacao e tudo ) devo estar em Pompeia…
    mas pergunto.. estaremos em 4 pessoas.. vc acha que para economizar tempo vale um taxi da estacao de Napolis ate Pompeia?
    vc acha que da tempo de fazer pompeia e depois dar uma andada em Napolis (museu arqueologico? pizza Michele) e voltar pra Roma no mesmo dia (umas 19:30) ?
    quando vc diz que é altamente recomendavel guia em Pompeia, vc diz os guias que ficam ali na frente mesmo? posso deixar pra decidir isso na hora? e sabe me dizer onde conseguimos ver o local onde estao os moldes dos corpos petrificados?
    obrigado pela atencao e desculpe tantas perguntas!

    1. Oi, Marcelo,
      Eu tenho sempre um pé atrás com motoristas de táxi, quando somos turistas e “estamos nas mãos deles”. Meu conselho pessoal: não acredito que um táxi vá acelerar muito o tempo de chegada. Talvez vocês ganhem meia horinha a mais.
      Eu tinha um trem mais ou menos nesse mesmo horário que você, mas renunciei à Da Michele. Tinha fila e ficaria muito apertado. Ademais eu estava cansada no final do dia.
      Talvez um retorno às 20:30 dê para ir também à Da Michele.
      Em Pompeia eu usei o áudio-guia (altamente recomendável), porque senão a gente vaga por horas e horas, e o áudio narra algumas curiosidades paralelas, além dos cartazes explicativos.
      Quanto a um guia, existe uma lista de guias locais que falam português. Acredito que chegando lá na hora dê para contratrar guias em italiano e inglês, mas não em português.
      O site com o elenco dos guias é esse aqui: http://www.sito.regione.campania.it/burc/pdf06/burc36or_06/decdir416_06/decdir416_06all2.pdf, mas não sei porquê não tem numeros de contato 🙁

      Espeor ter ajudado.

      Boa viagem

      1. Obrigado Luciana! claro que ajudou! pensamos numa outra hipotese, pegar um taxi em Pompeia direto ate a pizzaria (so o trecho de volta) mas ano sei se terao taxis ali na saida de Pompeia… chegou a ver algum ali? obrigado mais uma vez!!!

  25. Nossa, que post detalhado! Morreria sem saber que é melhor comprar as passagens separadas. Fiz esse trecho Roma – Pompeia há milhares de anos, mas comprei tudo junto. Como gostei MUITO de Pompeia, pretendo voltar pelo menos mais uma vez. Agora seguirei as suas dicas 😉

  26. Quem dera eu tivesse lido isso antes. hahahahah Em janeiro de 2015 estive ae e por um descuido peguei um trem errado. Foram vááárias estações a mais que eu precisei fazer e uma baldeação numa estação fantasma. hahahaha

  27. Tenho muita vontade de visitar Pompeia, mas tenho degustado a Itália em pequenas e saborosas porções: primeiro visitei o Vêneto: Veneza, Verona, Pádova e incluí Milão. Depois, em outra ocasião, fui à Toscana: Florença, Siena, Pisa e Lucca. Dia desses aporto na Itália novamente e visito Pompeia. Por isso mesmo seu texto já está salvo para que meu caminho de Roma (cidade que passei apenas uma tarde) até lá seja seguro, barato e tranquilo. Obrigada pelas informações precisas! bj

    1. Pode ser bom “degustar Pompeia” junto com a Costa Amalfitana. Muito bom seu estilo de viagem, porque permite aprofundar mais em alguns tipos de realidades regionais.
      Um abração e obrigada por comentar,
      Luciana

  28. Fiz este roteiro e vale muiiito a pena !!! Em Pompeia vale ressaltar leve calçados e roupas confortáveis, esteja preparado para longas caminhadas e bastante calor (se for no verão). A visita é simplesmente inesquecível. Pretendo ir novamente desta vez para conhecer Herculano que fica uma estação antes de Pompei Scavi. Parabéns pelas dicas !!

    1. Oi, Fabiano,
      Eu também deixei Herculano para a próxima vez, porque minha ideia é fazer Herculano e dali pegar uma van para visitar o Vesuvio.
      Sai de casa bem confortável mesmo e aguentei a caminhada sem problemas.
      Um abraço e obrigada por comentar,
      Luciana

  29. Eu adorei as dicas e salvei o post nos meus favoritos pela riqueza de dicas e detalhes (o que é muito importante ao visitar um local que você não conhece sem guia)e porque é um dos destinos que desejo muito conhecer em breve! Parabens pelo post 🙂

  30. Deve ser um passeio e tanto. Realmente um lugar que todo mundo precisaria visitar pelo menos uma vez. E que bom saber como ir a partir de Roma. O trem parece ser bem confortável. Dicas anotadas.

      1. Eu só me concentrei em Pompeia e não fui até Sorrento. Na volta parei em Nápoles para pizza + museu arqueológico.
        Mas acho que um dia dá e sobra para Pompeia.
        Bjs,
        Lu

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top