Depois de muitos anos morando na Itália, me sinto segura o suficiente para dizer que conheço bem alguns símbolos únicos do Made in Italy.
Até porque eles fazem parte do nosso dia-a-dia. Não existe família italiana que não tenha tido uma Cafeteira Bialetti, ou “tipo Bialetti”, porque o sucesso foi tanto, que a gente encontra marcas concorrentes e até as genéricas nas barracas dos camelôs e lojinhas tipo torra-torra.
Se por um lado as cafeteiras posh invadiram as cozinhas de casa e as “salinhas do café” de muitas empresas, ainda há muitos italianos que apostam na simples e econômica cafeteira da Bialetti.
Assim como muitos outros produtos de excelência do Made in Italy, a cafeteira inventada em 1933 foi batizada com o sobrenome do seu inventor: Alfonso Bialetti.
Seu símbolo como produto italiano é tão forte, que a cafeteira mereceu um lugar nas coleções permanentes do MoMa de Nova York, e da Trienal do Design de Milão.
Leia também:
- Roteiro Domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
- As Termas de Diocleciano e a Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
- Sites para comprar ingressos de shows, jogos de futebol e muito mais
Funcionamento simples e eficaz
As cafeteiras Bialetti não são elétricas, mas funcionam com o calor do fogo. Coloca-se o pó de café e a água na parte debaixo. Quando a água ferve, a pressão empurra o café para a parte de cima.
O pó não se mistura com a água, não é necessário usar filtro de café e basta afrouxar a máquina, abrir e lavar o pó.
Ela possui algumas versões, mas os principais formatos são: preparação de um, três, seis, nove e doze cafés. Aquela para a preparação de um único café é ideal para quem mora sozinho(a) e não gosta de tomar café requentado e nem de desperdiçar pó de café.
Modernização da marca
A Cafeteira Bialetti alcançou seu auge a partir dos anos 60, e a partir do século passado a empresa resolveu investir um pouco no visual das cafeteiras.
Ademais, ampliaram a linha de produtos para a cozinha e abriram lojas próprias. Também investiram em vários modelos com os símbolos dos maiores times de futebol e da seleção Azzurra.
Se você gosta de café ou quer dar um presente original, essa pode ser uma opção boa e barata, e sem a “escravidão” das cápsulas das cafeteiras elétricas de outras marcas.
Bialetti em Roma
Largo Chigi 4, abre todos os dias das 10h às 20h.
Site: http://www.bialettigroup.it/it/
Foto Destacada: Divulgação
Qual o valor médio ?