Você está aqui
Home > Outros Destinos > Emilia Romagna > Bolonha com e sem crianças: a Biblioteca Salaborsa

Bolonha com e sem crianças: a Biblioteca Salaborsa

Vez por outra encontramos pela internet algumas listas retratando bibliotecas ao redor do mundo: as mais bonitas, as mais modernas, as mais inusitadas…

Gostaria de apresentar a vocês a Biblioteca Salaborsa de Bolonha, que reúne muitos desses adjetivos e, o melhor de tudo, completa e facilmente fruível pelo público. Poderia também dizer que ela é perfeita porque tudo isso é grátis!

biblioteca-salaborsa-bolonha-2

A Salaborsa está super bem localizada: no epicentro de Bolonha, de frente para a Fonte do Netuno e também para o Palazzo Re Enzo. Ademais, a praça na qual se localiza (Piazza del Netuno) é adjacente à praça mais famosa de Bolonha: a Piazza Maggiore que hospeda a Basílica de San Petronio. Se não bastasse, está pertinho das duas torres, de muitos pórticos charmosos e de ruas para compras, como a Via Ugo Bassi.

piazza-netuno-bolonha

Tudo isso para dizer que é fácil chegar lá, mas saindo dali há inúmeras coisas para fazer nos arredores (e a maioria delas, seja um programa gastronômico, que cultural ou compras, vai valer muito a pena!)

A Biblioteca está dentro de um dos palácios mais tradicionais de Bolonha: o Palazzo Accursio, construído em cima de antiquíssimas ruínas pré-romanas (não as visitei por questão de horário, mas aconselho o programa)

biblioteca-salaborsa-bolonha-5

Hoje a Salaborsa é uma biblioteca multimídia dessas de deixar a gente boquiaberta. Se você for um viajante curioso, além de poder observar uma das mais belas estruturas arquitetônicas de Bolonha (o prédio em ferro batido foi inaugurado em 1926, em plena época fascista), poderá dirigir-se até o segundo andar para as salas abertas para leitura de jornais e revistas. Ou também utilizar as poltronas que eu carinhosamente apelidei de faggiolo (feijão) para descansar e, quem sabe, conectar-se à internet.

biblioteca-salaborsa-bolonha-6
Olhem que maravilha esse teto!

Um programa para quem viaja com crianças

Mas como mãe de crianças pequenas, o que conquistou meu coração foram os dois es-tu-pen-dos ambientes infantis: o playground para os pequenos, e a biblioteca e centro multimídia onde ler livros, ver filmes e escutar música. A biblioteca infantil tem vários programas para as crianças, que podem ser consultados no site: http://www.bibliotecasalaborsa.it/ragazzi/

biblioteca-salaborsa-bolonha-8

Havia uma grande quantidade de famílias por lá e muitos carrinhos de bebê estacionados no local. As crianças estavam super contentes e brincavam animadíssimas nos ambientes super coloridos. As crianças maiores lendo seus livrinhos eram uma fofura só de ver! E também tem um cantinho para mamães que amamentam.

Gostei e não vejo a hora de voltar com as minhas filhas!

biblioteca-salaborsa-bolonha-9

 

Pausa Café

Untitled design (1)
No local tem uma cafeteria com frases super simpáticas para os amantes do café!

Memórias de guerra e terrorismo

Na fachada externa da Biblioteca há vários memoriais dedicados aos cidadãos de Bolonha que morreram a causa do regime ditatorial-fascista, mas também aos atentados dos quais a cidade foi vítima.

biblioteca-salaborsa-bolonha-3

 

O mais sentido é aquele do dia 2 de Agosto de 1970. Nessa data, às 10:25h explodiu uma bomba na estação central de Bolonha, matando 85 pessoas e ferindo mais de 200. Com a explosão o teto da estação desabou, aumentando ainda mais o número de vítimas. Esse é um fato histórico muito sentido pela população local.

biblioteca-salaborsa-bolonha-10

 

Biblioteca Salaborsa

Endereço: Piazza Netuno 3, Bolonha

Site: http://www.bibliotecasalaborsa.it/home.php

Horário: Terça à sexta, das 10 às 20h. Sábados das 10 às 19h.

A parte com as escavações arqueológicas abre das 10 às 13:30 e das 15 às 18:30h. Não existe a cobrança de um bilhete, mas o visitante pode deixar uma oferta para a biblioteca.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top