Início Bairros e Áreas de Roma Biscottificio Innocenti, no Trastevere: beleza e gostosura em uma antiga fábrica de...

Biscottificio Innocenti, no Trastevere: beleza e gostosura em uma antiga fábrica de biscoitos e doces

Publicado em:

Passear pelos caminhos menos batidos do badaladíssimo Trastevere reserva muitas surpresas, uma delas, com certeza, é sentir os aromas e apreciar e beleza retrô do Biscottificio Innocenti.

Gosto muito de brincar com uma realidade pouco conhecida do Trastevere. A apelidei de “o lado B do Trastevere”. Falo daquela parte que está mais próxima à Isola Tiberina, a pequena ilha plantada no Rio Tibre e que separa o bairro do Gueto Judaico.

Foi perambulando pela Via della Luce _em direção à Igreja de San Francesco a Ripa, em busca de uma das obras-primas de Gian Lorenzo Bernini, o Êxtase da Beata Ludovica Albertoni_ que reparei na pequena fábrica de biscoitos retrô, o Biscottificio Innocenti.

A fachada com grandes janelas de vidro, as grandes portas de madeira e o ambiente que parou no tempo, parecem nos conduzir em uma viagem em busca do tempo perdido.

Ali tudo nos faz lembrar a genuinidade de outras épocas. O ambiente é simples, mas atraente. Não há nada de chique, nem de rebuscado ou moderno. Parece mesmo que estamos em um filme anos 60.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Assim que entramos, ao mesmo tempo que admiramos a atmosfera, nossos sentidos são invadidos por uma série de sensações. Nossos olhos são atraídos, como já disse, pela atmosfera um pouco retrô e que nos remete imediatamente àquela Itália da cozinha da nonna e da mamma italiana.

Mas não termina aí. Nosso olfato dança uma valsa com os aromas de pizzas, biscoitos, suspiros, castanhas e nozes torradas para a fabricação dos biscoitos.

Tudo isso também aguça, e muito, o nosso paladar. Se estivermos com muita fome, acredito que começaremos imediatamente a salivar.

Uma paciente e atenciosa senhora me serviu, e do meu lado duas clientes muito idosas, moradoras do bairro, batiam papo enquanto encomendam o lanche para o aniversário dos netinhos, ou os biscoitos para o chá da tarde.

Entre doces e salgados, escolhi um saquinho com uma dúzia de brutti ma buoni. Meus planos são de comê-los na hora do lanche, junto com meu marido, enquanto fazemos um bom e perfumado café.

Mas a tentação falou mais alto: assim que paguei e sai do local, abri o saquinho de biscoitos prometendo comer só 1 ou 2. Daí a promessa passou para 3, e quando me dei conta havia devorado uma dúzia de biscoitos. Um atrás do outro.

Ah! Se você não conhece os biscoitos brutti ma buoni (feios mas gostosos), posso apresentá-los como “primos pobres” do macaron porque os ingredientes são semelhantes: merengue, mel e avelãs ou nozes tostadas e esmigalhadas.

O prazer começa na vitrine, observando os biscoitos, bolos e doces. Tudo feito aqui.

Se estiver à procura de “sabores de outros tempos” no Trastevere, o Biscottificio Innocenti é uma ótima pedida.

Biscottificio Innocenti

Via della Luce 21

Dias e horários:  seg-sáb 8:00-20h, dom 9:30-14h

MAIS DICAS PARA COMER NO TRASTEVERE

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

7 COMENTÁRIOS

  1. Uma boa dica, sábado passado, dia 03/06, sobrou tempo antes de irmos ao Aeroporto e demos uma passeada por lá. O lugar é retrô mesmo, cara de “antigamente”, os aromas deliciosos, acabamos trazendo quase um quilo de biscoitos para São Paulo. Só tinha uns com muito gosto de gengibre que não gostamos, mas outros deliciosos.

    • Oi, Ricardo,
      São biscoitos bem artesanais, sem muitas firulas ou sofisticação, mas é tudo fresquinho e feito no mesmo dia.
      Eu adoro esse lugar.
      Abs,
      Luciana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -