Você está aqui
Home > Atrações > Descobrindo a Basílica e a Praça de Santa Maria in Trastevere

Descobrindo a Basílica e a Praça de Santa Maria in Trastevere

A Basílica de Santa Maria in Trastevere é a igreja mais famosa do homônimo bairro, e nasceu graças a um sinal divino.

piazza-santa-maria-in-trastevere

O bairro Trastevere possui algumas igrejas, e pelo menos três delas possuem uma enorme importância do ponto de vista do patrimônio artístico-cultural, mas também são marcadas por um forte sentimento religioso. Já apresentamos duas delas aqui no blog: a Basílica de Santa Cecília, que é padroeira da música e dos músicos e também a Igreja de San Francesco a Ripa, que em algumas ocasiões hospedou o próprio São Francisco de Assis.

santa_maria_trastevere-4

Santa Maria in Trastevere é a igreja mais importante de Trastevere, e também dá nome à bela praça decorada como uma fonte antiga. A fonte é do séc I a.C. (época do imperador Augusto), mas foi trazida para cá somente em 1450. Inicialmente ela não ficava no centro da praça, mas do lado oposto à igreja.

santa-maria-in-trastevere-5

Em 1658 Bernini resolveu mudá-la de lugar, fazendo com que mudasse também o aqueduto romano que a alimenta. Atualmente ela é alimentada pela Fontana Paola (conhecida como Il Fontanone, localizada no Gianicolo), proveniente do aqueduto renascentista Acqua Paola.

A fonte no meio da praça é um ponto de encontro e descanso para turistas e locais. Geralmente na praça sempre há espetáculos de artistas de rua.

santa-maria-in-trastevere-6

A basílica atual começou a ser construída em 340 d.c., onde na verdade já existia um oratório. Considerando que somente em 313, graças ao Edito de Constantino, deu-se liberdade de culto aos cristãos, a basílica foi um dos primeiros lugares oficiais de culto em Roma.

santa-maria-in-trastevere-7
Vejam que no altar encontra-se a inscrição Fons Olei, no lugar onde aconteceu o fato milagroso.

Na verdade ela nasce como comunidade religiosa em 38 d.c., graças a um interessante fenômeno sobrenatural: do terreno onde hoje a igreja foi construída, assim do nada jorrou um jato de óleo. Isso foi considerado um sinal divino, por alguns inclusive interpretado como a volta de Cristo. No altar da igreja existe uma placa com a inscrição em latim fons olei (fonte de óleo), que indica o exato local onde jorrava a fonte de óleo milagrosa.

santa-maria-in-trastevere-8

Sendo uma igreja de origem muito antiga, ela passou por várias mudanças arquitetônicas, e a forma que vemos hoje é predominantemente do séc XII. Quase todo o travertino e mármore foram retirados das Termas de Caracalla. Muito provavelmente as colunas de granito também faziam parte de algum templo romano antigo ao interno das termas.

cappella-altemps-santa-maria-in-trastevere

Todos os anos no mês de julho saem algumas importantes procissões da igreja, em comemoração da Festa de’ Noantri: uma manifestação popular que desde 1535 celebra o orgulho e as tradições populares do bairro Trastevere. Para saber as datas e horário, visite o site da Festa de’ Noantri e sinta-se um verdadeiro trasteverino (nome dado aos moradores históricos do bairro).

Leia mais sobre o bairro Trastevere:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

6 thoughts on “Descobrindo a Basílica e a Praça de Santa Maria in Trastevere

  1. Um passeio pelo bairro foi marcante nos dias que estive em Roma, recomendo atravessar o rio pela ilhasinha Izola Tiberina, lugar muito charmoso e seguir até a Igreja, e voltar pela ponte Susto, que fica próximo a pizza Campo de Fiori. Foi maravilhoso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top