You are here
Home > Comer e Beber > As três Eataly de Roma, ou a boa, a má e a feia!

As três Eataly de Roma, ou a boa, a má e a feia!

No Brasil, o filme Il Bello, Il Brutto e Il Cattivo (O bom, o feio e o mau) de Sergio Leone teve uma pequena modificação na ordem das personagens e o título foi modificado para o bom, o mal e o feio. Vou usar um pouco essa analogia para contar como são as três Eataly de Roma. Obviamente, no meu (nada) modesto parecer!

Recentemente foi aberta a terceira Eataly de Roma, na Piazza della Repubblica, ali pertinho das Termas de Diocleciano, da Estação Termini e da Via Nazionale, que é uma ótima rua para compras e cultura em Roma.

A Boa: Eataly Ostiense

dicas_roma_eataly_ostiense

Eu acho que para realmente saber o que é a Eataly, ver o espírito dessa enorme “Disneylandia para gulosos”, você deve ir até a Eataly Ostiense. São 16.000 metros quadrados exclusivamente dedicados à gastronomia: além dos inúmeros restaurantes e bares temáticos (pizzaria, restaurante vegetariano, confeitaria, padaria, bar de salmão e caviar, bar de frios, cervejaria e tratoria de frutos do mar e peixe, sorveteria e loja de chocolates, só para citar alguns), nos enormes corredores você encontra realmente de tudo, não estou exagerando.

Leia:

Eataly Roma: O templo da luxúria gastronômica

eataly-ostiense-3
As gôndolas de cervejas são tantas, que você fica tonto antes de começar a beber.

Ali há centenas de tipos de massas e arroz, vinhos de todos os cantos da Itália, cervejas artesanais produzidas na Itália e no resto do mundo, chocolates e creme de avelãs artesanais (e que deixam a Nutella no chinelo!), além de uma livraria de livros de culinária e cultura e uma loja de cozinha onde encontrar, por exemplo, utensílios fofinhos até as famosas (e caras!) panelas Le Creuset.

estaly-ostiense-4
Enquanto estávamos na fila da pizzaria, nos foi oferecida uma degustação da pizza do dia e da cerveja que a própria Eataly produz. Acabei escolhendo o gosto do dia, porque a pizza era muito boa. Eu adoro as pizzas da Eataly.

2015-09-11 21.41.51

Ah! E a pizzaria… o que dizer da pizzaria? Uma delícia! Vejam sempre no menu qual é a pizza del giorno (pizza do dia) porque geralmente é alguma criação diferente e mais inusitada.

Todos os meses a trattoria/restaurante também hospedam algum chef italiano que leva o seu restaurante para a Eataly. No mês passado, por exemplo, o convidado era o chef michelin Moreno Cedroni. Obviamente nesse caso os preços não são super baratos, mas geralmente são mais abordáveis do que no restaurante original.

eataly-ostiense

E last but not least: chegar na Eataly Ostiense é fácil: você pega o metrô B (o que passa no Coliseu), desce na parada Piramide e de lá vai ver todas as placas para chegar à Eataly. Há vários corredores compridos dentro da estação, mas ela tem uma saída ao lado da Eataly. Não tem erro!

Endereço: Piazzale XII Ottobre 1492, Roma.

A má: a minha má experiência hamburgueria da Eataly na Via Veneto

Com tantas hamburguerias fantásticas abertas na cidade, quando ouvi falar que a Eataly tinha aberto uma na Via Veneto, fiquei bem animada para ir até lá. Tudo a causa de uma ótima experiência no restaurante de carnes da Eataly Ostiense, quando comi uma tartare di-vi-na!

eataly-via-veneto

Atendimento meia-boca:

Me sentei à mesa, peguei o menu e fiquei vários minutos esperando para ser atendida, até que um dos funcionários veio me dizer que não há serviço na mesa. A gente tem que pedir no balcão, pagar e depois nos dão um dispositivo eletrônico que acende quando o pedido está pronto. Obviamente eu não tinha entendido a parte “moderna” da coisa e o funcionário teve uma baita má vontade em explicar. Quando eu finalmente entendi como funcionava e agradeci (pela péssima explicação), o rapaz achou que eu estava debochando da cara dele… e eu tive que explicar que estava agradecendo. Apesar da cara de c* dele, eu estava simplesmente agradecendo.

eataly-via-veneto-3

Mas, OK, também havia outros funcionários educados e de bom humor. Somente o caixa havia acordado com o pé esquerdo.

O hamburguer é bonzinho, mas poderia ser muito melhor.

eataly-via-veneto-4

Hamburguer pronto, o dispositivo eletrônico que se acende, me levanto da mesa, vou pegar meu hamburguer.

Então… o hamburguer é bom, está a 1000000 anos luz do hamburguer dos fast foods tipo Mc Donald’s ou Burguer King, mas… esperava muito mais de um hamburguer da Eataly. Se usam a melhor carne (os abatedouros estão no Piemonte, onde há uma enorme tradição de criação de gado), se usam queijos de ótima qualidade… não sei explicar o que faltou praquele ser um PUTA HAMBURGUER e não era.

É quando você tira nota 7 na escola. È uma nota boa, mas não é um 9 ou um 10!

Não pretendo colocar mais meus pés lá, até porque abriu um concorrente 10 vezes melhor do ladinho: a Botega Italia.

Endereço: Via Veneto 11.

A feia: a Eataly da Piazza Repubblica

Fiquei animada com essa nova abertura da Eataly, porque aquela área de Roma sempre foi meio “caidinha”, meio abandonada e existia um Mc Donald’s muito feito ali no lugar onde hoje está a nova Eataly.

eataly-piazza-repubblica

Portanto quando soube da abertura, pensei: wowwww, vai dar uma nova cara ao lugar. Na verdade é assim mesmo. Considerando que quase ao lado da Estaly também tem o bar do Hotel 5 estrelas Exedra ao ar livre, o local tá bem movimentado.

Mas essa Eataly não me convenceu muito. Porque, como disse acima, quem vai à Eataly Ostiense, depois fica esperando algo desse nível e a da Piazza Repubblica não é assim. A razão: ela é uma mini Eataly, a causa do espaço reduzido, então você encontra um tiquinho de cada coisa, e não há restaurantes temáticos. Todo o serviço é feito por um único restaurante terceirizado.

eataly-piazza-repubblica-3

Tomei café da manhã lá e achei caro: 3 euros por um cappuccino e cornetto (os preços dos bares de Roma vão de 1,80 a 2,20) e eu acho (pode ser que a minha memória esteja em traindo), que o café da manhã na Eataly é mais caro do que o Caffè Greco, na chiquérrima Via Condotti.

Em uma segunda ocasião comi uma carbonara no local. Tava boa, ou o que em italiano chamamos de “corretto”. Ou seja, boa/bem boa, mas nada demais! E ainda cobram 2,50 euros de couvert. Achei um roubo!

eataly

Conclusão: comida boa, dá para ter uma “provinha” do que vem a ser a Eataly, mas… não achei nada assim uma Brastemp.

Portanto, para uma experiência de verdade, vá até a Eataly Ostiense, que você não se arrependerá!

Endereço: Piazza Repubblica 41


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

One thought on “As três Eataly de Roma, ou a boa, a má e a feia!

  1. Eu simplesmente AMO a Eataly da Ostiense. Tanto pela sua diversidade quanto pelos restaurantes, gelaterias… E também pelo preço, que cabe em todos os bolsos. 😀

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top