Início Uncategorized AS ROMA: Time de Futebol do Coração dos Romanos

AS ROMA: Time de Futebol do Coração dos Romanos

Publicado em:

O time de futebol mais famoso de Roma, o AS Roma foi criado em meados de 1927, da fusão de três times de futebol: Fortitudo, Alba e Roman.

Enquanto no norte da Itália já existiam grandes times de futebol bem organizados, no centro da Itália, sobretudo em Roma, existiam muitos times de pequeno-médio porte, portanto a organização era mais fragmentada. Por isso, pouco a pouco, aqueles que eram oito times foram fazendo fusões.

Chega-se, então, ao ponto em que em Roma, na primeira divisão, ou série A do campeonato italiano, no panorama romana passaram a existir somente dois times: a AS Roma (Associazione Sportiza Roma) e a SS Lazio (Società Sportiva Lazio). A Lazio sempre permaneceu autônoma e não foi fruto de fusões.

Leia também:

Mesmo que esse não tenho sido seu símbolo desde o início, o governo de Roma concedeu uma autorização para que o time AS ROMA utilizasse a loba capitolina que amamenta os gêmeos Rômulo de Remo como seu símbolo oficial.

Esse, na verdade é também o símbolo oficial da cidade de Roma, e que conta as origens da cidade milenar.

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

O time também adotou as cores oficiais da bandeira da cidade de Roma: o vermelho púrpura e o amarelo ouro. Muitos a identificam como “la squadra giallorossa” ou “la giallorossa”, em alusão as suas cores oficiais, o giallo (amarelo) e rosso (vermelho).

Quanto à data de fundação, apesar de lermos em muitas fontes que a AS Roma foi fundada em 27 de julho de 1927 (data da primeira ata de reunião), muitos jornais locais anunciaram a criação do time no editorial de 8 de junho, fazendo com que, então, saiba-se que pelo menos no dia anterior à publicação dos jornais, ou seja, dia 7 de junho de 1927 o time existisse.

O primeiro campo de treinamento do time ficava para os lados da Via Ápia Nuova, até que em 1929 foi transferido para o bairro operário de Testaccio. Esse foi o primeiro campo de treinamento fixo da Roma, e foi a sua casa mais popular. Quem passa por Testaccio ainda encontra várias alusões e comércios decorados com as cores do time.

O time treinou e jogou em Testaccio até 1940. A partir dos anos 50 o time começou a jogar no Estadio Olimpico e seu centro de treinamento está na periferia sul de Roma, no bairro Trigoria.

O Roma cresce e obtém várias vitórias importantes. Mas a primeira vitória no campeonato italiano só aconteceu em 1942, ou seja, quinze anos após a fundação do time. Graças aos gols de Amedeo Amedei, que tinha crescido nos viveiros do time e era a verdadeira estrela do time.

Era a primeira vez que um time do centro-sul chegava ao lugar mais alto no pódio do futebol italiano.

Se é verdade que o futebol italiano e a estrela da AS Roma estavam brilhando cada vez mais, é necessário lembrar que a Itália entrou na segunda guerra mundial. Ao final da guerra, o time estava sem muitos de seus jogadores e sem financiadores.

Recomeçou-se tudo do zero. No campeonato de 1950-1951 a AS Roma jogou na segunda divisão, mas no ano sucessivo estava novamente na série A do campeonato italiano.

Os anos cinquenta foram um década que viram o time crescer e alcançar resultados importantes.

Em 1964 e 1969 o time conquistou duas Copas da Itália e a década de 60 foi um período em que muitos jogadores importantes fizeram parte do time giallorosso.

Mas time teve que esperar até os anos 80 para vencer um novo campeonato italiano.

Nos anos 80 o jogador brasileiro Paulo Roberto Falcão chegou ao time italiano e o capitaneou na vitória ao segundo Scudetto, o nome não oficial da competição do campeonato italiano.

Falcão até hoje é adoradíssimo pelos torcedores do AS Roma. Ganhou o apelido de “Rei de Roma” ou de “O Oitavo Rei de Roma”.

O engraçado é que na época em que Falcão chegou ao AS Roma, ele não era um jogador conhecido na Europa. E o Roma havia inclusive tentado trazer Zico para o time, mas sem sucesso na negociação.

Mesmo não tendo que esperar tanto, foram necessários quase vinte anos para chegar ao terceiro campeonato. Era outro time, e com um novo rei, ou melhor, “o capitão” como o chavama a torcida: Francesco Totti e o comando do Mister (como os italianos chamam o técnico) Fabio Cappello.

Além de Falcão, outros dois brasileiros que fizeram a história do AS Roma foram Aldair e Cafú.

Entre altos e baixos, nem sempre conseguindo trazer o Scudetto para casa, a verdade é que a AS Roma, carinhosamente chamada de “Magica” será sempre a dona do coração dos romanos.

Hino da Roma: Grazie Roma

O hino do Roma é uma canção pop melódica, cantada por Antonello Venditti. O nome do hino é Grazie Roma. Assistam o vídeo You Tube.

Mais dicas de história, cultura e viagem:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu nem ligo muito para futebol, mas torci demais pra Itália em 2006 pq afinal depois da Copa de 98 qq brasileiro q se preze odeia a França kkkkk Mesmo não curtinho futebol, fui ao Camp Nou ver um jogo do Barça quando estive em Barcelona uns anos atrás e foi uma experiência bem legal. Pra quem gosta do esporte então, super recomendo que visite estádios, tente ver algum jogo em viagem etc em Roma ou qualquer outro lugar!

  2. Amei o post e conhecer mais da história AS Roma, apesar de adorar futebol italiano nunca busquei a fundo a história do time.

  3. Eu amo futebol e adorei saber mais sobre o AS Roma!! Me diz uma coisa… é muito caro assistir uma partida no Estádio Olímpico?

  4. Eu me lembro do Falcão jogando na Itália. Mas não tinha atentado que era o AS Roma. Eu não sou muito de acompanhar times de futebol, mas acho que pra quem gosta, este post está divino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: