O Foro Italico, que outrora se chamava Foro Mussolini, cuja construção iniciou em 1932, em plena época fascista, fazia parte de um enorme complexo esportivo.
Assim como o Bairro EUR, esse legado arquitetônico, acabou sendo concluído bem depois do fim da segunda guerra, no final da década de 60.
Assim como a juventude nazista de Hitler, ou as massas de jovens atléticos e viris do regime comunista russo (mas poderia citar tantos outros regimes totalitários que investiram nos exércitos juvenis), na Itália também foram treinadas massas de jovens para, através da beleza e da virilidade, serem exemplos da beleza dos seguazes do fascismo.
Leia também:
- Onde esquiar em Roma e arredores
- Rooftops em Roma: restaurantes e bares com vista panorâmica
- Como ir do Aeroporto Ciampino ao centro de Roma
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Para compreender ainda mais o porquê dessas estátuas gigantes, deveríamos saber que o fascismo e seu líder se inspiravam em modelos clássicos gregos e romanos.
Mussolini se sentia um segundo Imperador Augusto, o que inclusive fez com que após a queda do fascismo, a figura desse imperador passasse por uma negação coletiva na memória dos italianos.
Portanto, o homem fascista tinha que se inspirar em um modelo de beleza clássica, antiga, viril.
Qual melhor meio do que o esporte para formar corpos masculinos perfeitos e viris? Corpos perfeitos para servir o terceiro império. Mussolini idealizou uma espécie de Império Fascista, com ele, uma espécie de Mussolini-Augusto no poder.
As primeiras obras inauguradas em 1932 foram: a Academia Fascista Masculina de Educação Física, o Monolito, o Estádio dos Mármores (Stadio dei Marmi) e o Estádio Olímpico, que à época se chamava Stadio dei Cipressi (Estádio dos Ciprestes). Logo depois também foram inaugurados o Estádio do Tênis e o da Natação.
O Estádio dos Mármores _onde na verdade por mármore se entende as enormes estátuas de mármore de Carrara, quase semideuses fascistas_, é constituído de 64 estátuas. Cada uma delas representa uma modalidade esportiva e uma província italiana.
As estátuas estão espalhadas pelo Stadio dei Marmi (hoje campo de atlética), no prédio do CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano) e pelo Estádio do Tênis, local onde hoje em dia é jogado o famoso torneio de tênis de Roma.
Para quem deseja fazer uma visita um pouco inusitada da cidade, e conhecer a sua história e arquitetura no século passado, o passeio ao complexo do Foro Italico é uma boa pedida.
Como chegar lá?
Endereço: Lungotevere Maresciallo Cadorna
O Foro Italico fica logo depois do famoso Ponte Milvio, perto da moderníssima Ponte da Música (Ponte dela Musica) e a cerca de 10 minutos de ônibus a norte do Vaticano. Ele está próximo à margem do Tibre.
As linhas de ônibus são: 280, 32, 69, 301, 628.
Para saber os percursos das linhas de ônibus, consulte o site dos transportes da Prefeitura de Roma: http://www.agenziamobilita.roma.it/en.html
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Giardino degli Aranci: Jardim romântico com vista panorâmica
- Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma
- Museu Crypta Balbi: a Cidade Eterna revela seus segredos
- Onde encontrar lojas de chocolates em Roma
- Como ir do Aeroporto Ciampino ao centro de Roma
Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem
- Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
- Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Fura-filas para a Basílica de São Pedro e áudioguia
- Fura-filas para a Galleria Borghese
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até a Estação Termini
- Transfer de ônibus do Aeroporto Fiumicino até o Vaticano
- Transfer de ônibus do Aeroporto Ciampino até a Estação Termini
- Passeio de ônibus panorâmico em Roma
Boa tarde, eu e minha esposa estaremos em
Roma de 14 à 20/04/2023, e gostaríamos muito de ir visitar principalmente as quadras de tennis do Foro Italico. Teria como nos orientar? Obrigado
Respondi seu email.
Nada como conhecer um pouco de história pra mudar completamente a visão que uma pessoa pode ter de um lugar… São estátuas lindíssimas, mas vem com essa carga de história, que é importantíssima pra entender o contexto!
Obrigada pela aula 🙂
Não fazia ideia, que bom conhecer mais um pouco de história. Quando estive em Roma não fazia parte do circuito turístico, da próxima vez que visitar a cidade não vou perder a oportunidade de visitar. beijos
Post muito interessante! Não sabia que este local existia e que as estátuas pudessem estar relacionadas com a época do fascismo em Itália. Sempre a aprender. 🙂
Que local curioso! Da próxima vez que visitar Roma vou fazer questão de lá ir! Desconhecia e é muito interessante, principalmente tendo essa análise histórica e até político-social. Boas viagens!
Uau! As estátuas parecem grandes mesmo. Já estive várias vezes em Itálias mas, não sei como, nunca estive em Roma. Acho que vou ter que programar um fim de semana por lá o mais rápido possível. Obrigado pela dica.
Confesso que o bumbum da estátua me encantou hahahaahah não sabia da existência dessas estátuas, são maravilhosas apesar da infeliz lembrança histórica.
Realmente muito bonito e concordo com a Simone que é uma pena que esteja relacionado a um momento imbecil da história humana. Quando visitamos Roma não o conhecemos, fica a dica.
Obras belíssimas! Pena que trazem uma história de imbecilidade humana por trás de sua idealização. Ainda assim, têm seu valor artístico e eu gostaria muito de visitar um dia!