Você está aqui
Home > Arquitetura > Os gigantes fascistas e viris do Foro Italico

Os gigantes fascistas e viris do Foro Italico

O Foro Italico, que outrora se chamava Foro Mussolini, cuja construção iniciou em 1932, em plena época fascista, fazia parte de um enorme complexo esportivo.

Assim como o Bairro EUR, esse legado arquitetônico, acabou sendo concluído bem depois do fim da segunda guerra, no final da década de 60.

foro-italico-roma-4

Assim como a juventude nazista de Hitler, ou as massas de jovens atléticos e viris do regime comunista russo (mas poderia citar tantos outros regimes totalitários que investiram nos exércitos juvenis), na Itália também foram treinadas massas de jovens para, através da beleza e da virilidade, serem exemplos da beleza do povo fascista.

foro-italico-roma-12

Para compreender ainda mais o porquê dessas estátuas gigantes, deveríamos saber que o fascismo e seu líder se inspiravam em modelos clássicos gregos e romanos. Mussolini se sentia um segundo Imperador Augusto, o que inclusive fez com que após a queda do fascismo, a figura desse imperador passasse por uma negação coletiva na memória dos italianos.

foro-italico-roma-9

Portanto, o homem fascista tinha que se inspirar em um modelo de beleza clássica, antiga, viril.

Qual melhor meio do que o esporte para formar corpos masculinos perfeitos e viris? Corpos perfeitos para servir o terceiro império. Mussolini idealizou uma espécie de Império Fascista, com ele, uma espécie de Mussolini-Augusto no poder.

foro-italico-roma-5

As primeiras obras inauguradas em 1932 foram: a Academia Fascista Masculina de Educação Física, o Monolito, o Estádio dos Mármores (Stadio dei Marmi) e o Estádio Olímpico, que à época se chamava Stadio dei Cipressi (Estádio dos Ciprestes). Logo depois também foram inaugurados o Estádio do Tênis e o da Natação.

O Estádio dos Mármores _onde na verdade por mármore se entende as enormes estátuas de mármore de Carrara, quase semideuses fascistas_, é constituído de 64 estátuas. Cada uma delas representa uma modalidade esportiva e uma província italiana.

foro-italico-roma-7

As estátuas estão espalhadas pelo Stadio dei Marmi (hoje campo de atlética), no prédio do CONI (Comitê Olímpico Nacional Italiano) e pelo Estádio do Tênis, local onde hoje em dia é jogado o famoso torneio de tênis de Roma.

Para quem deseja fazer uma visita um pouco inusitada da cidade, e conhecer a sua história e arquitetura no século passado, o passeio ao complexo do Foro Italico é uma boa pedida.

foro-italico-roma-8

Como chegar lá?

Endereço: Lungotevere Maresciallo Cadorna

O Foro Italico fica logo depois do famoso Ponte Milvio, perto da moderníssima Ponte da Música (Ponte dela Musica) e a cerca de 10 minutos de ônibus a norte do Vaticano. Ele está próximo à margem do Tibre.

As linhas de ônibus são: 280, 32, 69, 301, 628.

Para saber os percursos das linhas de ônibus, consulte o site dos transportes da Prefeitura de Roma: http://www.agenziamobilita.roma.it/en.html

foro-italico-roma-10



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

8 thoughts on “Os gigantes fascistas e viris do Foro Italico

  1. Nada como conhecer um pouco de história pra mudar completamente a visão que uma pessoa pode ter de um lugar… São estátuas lindíssimas, mas vem com essa carga de história, que é importantíssima pra entender o contexto!

    Obrigada pela aula 🙂

  2. Não fazia ideia, que bom conhecer mais um pouco de história. Quando estive em Roma não fazia parte do circuito turístico, da próxima vez que visitar a cidade não vou perder a oportunidade de visitar. beijos

  3. Que local curioso! Da próxima vez que visitar Roma vou fazer questão de lá ir! Desconhecia e é muito interessante, principalmente tendo essa análise histórica e até político-social. Boas viagens!

  4. Uau! As estátuas parecem grandes mesmo. Já estive várias vezes em Itálias mas, não sei como, nunca estive em Roma. Acho que vou ter que programar um fim de semana por lá o mais rápido possível. Obrigado pela dica.

  5. Realmente muito bonito e concordo com a Simone que é uma pena que esteja relacionado a um momento imbecil da história humana. Quando visitamos Roma não o conhecemos, fica a dica.

  6. Obras belíssimas! Pena que trazem uma história de imbecilidade humana por trás de sua idealização. Ainda assim, têm seu valor artístico e eu gostaria muito de visitar um dia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top